Confira 4 erros de gestão financeira que prejudicam a sua loja

Uma eficiente gestão financeira é essencial para o desenvolvimento das instituições, tanto que o modo de conduzi-la determina o fracasso ou o sucesso de uma empresa. Então, administrar uma organização não é uma tarefa muito simples porque erros de gestão financeira, podem afetar drasticamente o estabelecimento.

Nesse sentido, é necessário destacar que, na correria do dia a dia, diversos empreendedores cometem falhas que deveriam ser evitadas com ferramentas adequadas e com um eficiente planejamento das ações.

Continue a leitura e confira 4 erros de gestão financeira que prejudicam a sua loja!

1. Não fazer fluxo de caixa

Diversas empresas de médio e grande porte não apresentam um excelente fluxo de caixa projetado. Por essa razão, é provável que não consigam compreender o saldo que terão para trabalhar durante diferentes momentos.

É primordial que todo negócio tenha uma projeção do fluxo de caixa, já que será possível saber o saldo capital e compreender o saldo acumulado pela empresa em períodos específicos.

2. Não elaborar um planejamento

Esse tipo de erro afeta os objetivos e as maiores metas da organização por estar associado à criação de um planejamento financeiro, ou melhor, à ausência dele. Isto é, trabalhar somente com as finanças de curto prazo, pagando e recebendo contas na rotina diária do setor.

As finanças de pequeno prazo são necessárias, mas o problema ocorre quando são efetuadas sem uma finalidade maior, de médio e longo prazo. Em outras palavras, sem saber o que o gestor quer alcançar ou sem um objetivo financeiro que priorize bons resultados.

3. Não controlar o estoque

Ter uma eficiente gestão de estoque é primordial para que o negócio atue de maneira correta. Lembre-se de que o excesso de itens sem saída consiste em dinheiro parado — algo muito prejudicial para o progresso das atividades na empresa.

Caso você tenha muito estoque, significa que apresenta uma boa quantia de dinheiro parado e, assim, sua empresa acaba perdendo. Se tiver pouco estoque, corre o perigo de perder vendas por falta de mercadorias. Isso não é legal para a instituição, nem para a gestão financeira.

O recomendado é achar um ponto de equilíbrio que não deixe uma venda passar, nem represente muito dinheiro sem movimentar. Cometer esse erro de gestão financeira é muito prejudicial para a empresa.

4. Não investir em um sistema de gestão financeira

Várias instituições utilizam as conhecidas planilhas do Excel e documentos em papel. Quanto mais manual for o controle, mais sujeito a falhas ele estará. Por essa razão, investir em um eficaz sistema de gestão financeira é importante. Com ele o gestor consegue acompanhar todas as transações da empresa.

Evitar os erros de gestão financeira dentro da empresa é imprescindível. Cuidados básicos evitam o mau funcionamento dos processos organizacionais, garantem tranquilidade e permitem ao gestor tomar decisões mais acertadas, sempre de acordo com a necessidade do empreendimento.

Gostou do nosso post sobre erros de gestão financeira que prejudicam a sua loja? Então, aproveite para ler o nosso artigo com as vantagens e desvantagens da análise de resultados!

 

como diferenciar sua loja

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar