Inteligência de Negócios: como usar o BI para gerenciar sua loja de móveis

Inteligência de Negócios ou BI (Business Intelligence) é uma das formas mais atualizadas de gerar vantagem competitiva para uma empresa. Para isso, é preciso utilizar as informações obtidas dos processos de forma estruturada e a favor das operações.

O BI favorece o dinamismo de negócios varejistas, principalmente quando eles operam de forma online. Com o aumento de 94,4% do número de e-commerces de lojas de móveis devido à situação vivida atualmente, a inteligência de negócios ganhou ainda mais destaque.

Hoje, vamos nos aprofundar em sua definição e como ela pode influenciar sua organização de forma positiva. 

O que é inteligência de negócios?

Inteligência de negócios é uma visão extensiva dos recursos de uma empresa com a finalidade de gerar dados para que a gestão tome as melhores decisões. Na realidade, ela pode ser uma combinação entre análise, mineração e visualização de dados, Big Data, Inteligência Artificial e muito mais. 

Esse conceito de BI surgiu nos anos 80 e foi criado pelo Gartner Group, uma consultoria da área de tecnologia. Segundo o glossário desenvolvido pela própria empresa, Inteligência de Negócios é um termo abrangente. Ele inclui ferramentas, infraestrutura e as melhores práticas que permitem acessar e analisar informações para melhorar as decisões. 

Em resumo, a Inteligência de Negócios cobre processos e métodos que visam otimizar o desempenho a partir da análise de dados.

Qual o objetivo do Business Intelligence (BI)?

O objetivo principal da inteligência de negócios é dar suporte para as melhores decisões. Isso pode ser feito a partir da análise de informações dos mais variados departamentos de uma empresa. 

Por exemplo, a área de marketing pode fornecer informações relevantes sobre o sucesso de determinada campanha. A partir disso, o gestor cruza outros dados com o time de vendas, a fim de verificar se o seu ROI (Retorno sobre Investimento) é satisfatório.

Todo esse processo viabiliza medidas inteligentes a partir do momento que confere o poder da informação nas mãos de quem precisa tomar determinada decisão. 

Em poucas palavras, tiramos o peso que os “achismos” podem ter sobre o negócio e o colocamos sobre informações realmente relevantes. Assim, os riscos diminuem com a implementação de uma solução confiável.

Como funciona uma ferramenta de BI?

Em uma ferramenta de BI, as informações ficam disponíveis em painéis e relatórios, o que facilita a utilização e a aplicação pela gestão em suas análises. 

Assim, essas informações compiladas proporcionam uma tomada de decisão focada em dados e não em intuição e suposições.

Podem ser consideradas como ferramentas de inteligência de negócio todos os softwares e sistemas responsáveis por reunir, aferir e disponibilizar dados pertinentes ao negócio. Seu funcionamento confere aos gestores e equipe a possibilidade de se decidirem estrategicamente, sempre com foco nos melhores resultados.

Como a inteligência de negócios pode ajudar na gestão da sua loja de móveis?

É possível efetivar a inteligência de negócios na sua loja de móveis com um sistema de gestão. A partir dessa implementação, a empresa consegue obter inúmeros benefícios, como reduzir custos, aumentar as vendas e tomar decisões fundamentadas.

Redução de custos

A possibilidade de reunir diversas informações e agir de acordo com análises fundamentadas é uma grande vantagem na redução de custos. Nesse sentido, a inteligência de negócios possibilita uma visão integrada essencial ao sucesso quando o assunto é poupar para garantir maior margem de lucro.

Um dos benefícios desse entendimento possibilitado a partir da análise de dados é o controle de estoque. Essa previsibilidade evita a perda de itens que não possuem um giro rápido e podem gerar prejuízos ao negócio. 

Outro ganho é a otimização das operações de compra, já que é possível pesquisar e optar pelos fornecedores que apresentam o melhor custo benefício.

Aumento das vendas

A inteligência de negócios propicia o aumento das vendas por meio de uma precisa antecipação de cenários.

A partir da análise de dados é possível alcançar, por exemplo, a previsão de promoções e se serão satisfatórias. Também é possível obter conhecimentos sobre as mudanças ocasionadas com a sazonalidade nas vendas.  

Essas são ações que geram vantagens competitivas em relação aos concorrentes e fazem com que decisões sejam tomadas de maneira mais estratégica. 

A possibilidade de decidir a partir de informações relevantes, sempre priorizando a rentabilidade, é um dos grandes segredos do BI.

Decisões fundamentadas

O Business Intelligence auxilia os gestores a se decidirem da melhor forma. A ideia principal é oferecer ao gestor uma gama de alternativas na análise do desempenho de seus próprios processos. Isso se dá a partir de dados precisos que são gerados, por exemplo, em relatórios. 

Uma outra característica da inteligência de negócios é a sua capacidade de oferecer informações em tempo real. Tal atributo é essencial para tomar a melhor decisão no menor espaço de tempo possível.

Por que utilizar o FoccoLOJAS para implementar o BI?

Antes de entrarmos diretamente nessa questão, é importante entender a relação entre um sistema de gestão e a inteligência de negócios. 

O primeiro integra informações de diversas frentes de uma organização em um único lugar e, de forma online, facilita o acesso a esses dados. 

O segundo, por sua vez, processa os dados gerados por esse sistema e oferece análises mais aprofundadas a partir do cruzamento de informações.

Tão importante quanto implementar um sistema de gestão no seu negócio, é avaliar se ele possui alguns pontos essenciais que justificam sua efetivação. Agora, vamos a alguns deles.

Uso intuitivo

Um sistema de gestão precisa ser intuitivo o suficiente para trabalhar melhor a inteligência de negócios. Isso significa que ele precisa ser bastante acessível e deve facilitar o trabalho, não gerando maiores complicações.

Facilidade de integração

Na escolha de um sistema de gestão, é determinante verificar sua integração com outros softwares, evitando assim o desperdício de recursos.

Clareza na implementação

É necessário que todos os envolvidos tenham pleno conhecimento do que ocorre durante a implementação desse tipo de sistema. Verificar a transparência do serviço é fundamental.

O FoccoLOJAS atende a todos esses pontos e é a sua melhor opção. Ele é o sistema de gestão ideal para lojas de móveis e será a solução adequada para seu negócio.

Gostou do post de hoje? Então, agende uma demonstração gratuita e entenda como nosso software pode te auxiliar na implementação do BI. Assim, os processos de tomada de decisões em sua loja serão mais fáceis.

E-book - A importância de um sistema de gestão integrada para sua loja de móveis

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Gestão da equipecliente indeciso - vendedor apresentando projeto a clientes indecidos