Veja qual a importância de prestar atenção às necessidades do cliente

Se perguntássemos qual deve ser a maior preocupação de uma empresa focada no comércio de móveis, o que você responderia? Controle de estoque, entregas no prazo, qualidade dos produtos ou atendimento?

Sabemos que cada um desses itens acima requer atenção constante. Contudo, existe um elemento em particular que está no topo: as necessidades do cliente.  

Se uma loja focada no comércio de móveis não se preocupa em atender as necessidades dos seus clientes, por exemplo, podemos dizer que ter os produtos em estoque, atender os prazos e prestar um bom atendimento não serão suficientes para o consumidor fechar uma compra. 

A princípio, dizer isso pode parecer exagero. Mas, veja bem. Quando um cliente percebe que a empresa não está preocupada em atender suas necessidades, não importa quantos produtos tem no estoque, ela simplesmente não consegue realizar vendas. Da mesma forma, se melhorar o tempo de entregas ou oferecer preços competitivos. 

Ou seja, prestar atenção às necessidades do cliente é o primeiro passo para a loja fidelizar compradores e, claro, melhorar as vendas.  

Sua loja está atenta a isso? Se você ainda tem dúvidas sobre isso, prepare-se! O post de hoje foi escrito para esclarecer qual a importância de prestar atenção às reais demandas do seu público e como a sua empresa focada no comércio de móveis pode descobrir o que o cliente quer e precisa em poucos passos.

Boa leitura! 

Necessidades do cliente: por que a empresa deve se preocupar?

Desde sempre as empresas disputam a atenção do cliente. Quando o comércio  acontecia principalmente nas ruas, os vendedores gritavam sobre preços e diferenciais esperando atrair mais compradores.

Com o passar do tempo, a disputa pela atenção do público se manteve. Porém, nem todas as lojas sabem como atrair pessoas, e principalmente qual a importância de ouvir o cliente. 

Quando falamos em uma empresa focada em comércio de móveis, podemos dizer que ela corre alguns riscos quando não presta atenção às necessidades do cliente. São eles:  

  • Perda de vendas: a loja pode deixar de vender produtos, uma vez que não oferece o tipo de mercadoria que o consumidor precisa. 
  • Competitividade: a marca pode perder competitividade já que o cliente dará prioridade para uma concorrente que atenda melhor suas demandas.
  • Reputação: quanto menos produtos se vende, menos feedbacks e indicações a loja recebe. Isso significa que a sua reputação e visibilidade não se expandem no mercado.  

Mercado competitivo: o que dita o sucesso é a satisfação do cliente 

Com a pandemia, o comércio em lojas físicas diminuiu e muitas pessoas passaram a procurar produtos na internet. Segundo um relatório publicado pela App Annie, fornecedora líder global de dados e análises móveis, o uso de smartphones aumentou 35% nos quatro primeiros meses de 2021, quando comparado a 2019. 

Diante dessa transição do físico para o digital, muitas empresas focadas no comércio de móveis ficaram sem saber agir e, com isso, perderam oportunidades. Entretanto, marcas como Amazon e Magazine Luiza, consideradas gigantes do varejo, viram nisso uma chance para aumentar as vendas e expandir os negócios. 

Ambas as empresas começaram a investir mais em marketing e logística para oferecer mais produtos, bem como melhorar o atendimento e realizar serviços de entrega em tempo recorde. E tudo para quê? Para proporcionar uma melhor experiência e garantir a vaga número um quando o assunto é comprar pela internet.

Certamente, existem muitos fatores que contribuem para o sucesso de um negócio, sabemos disso. Mas podemos dizer que a satisfação do cliente é a principal responsável por aumentar o faturamento e reputação da loja. Afinal, garante que as pessoas retornem sempre que pensarem em adquirir um produto novo. 

Como descobrir as necessidades do cliente 

Agora que você já sabe porque se preocupar com as necessidades do cliente é importante, vamos explicar como descobrir o que o público realmente quer e precisa. Para tornar a explicação simples, separamos as dicas em 5 tópicos. Confira!

Dica 1: identifique o perfil do cliente

Identificar o perfil do cliente é uma das ações mais assertivas para a sua empresa descobrir necessidades. Isso porque, ao acessar informações sobre o público que quer atrair, você consegue identificar quais são os desejos, dores e, principalmente, preferências do cliente.

Você pode fazer o levantamento dessas informações da seguinte forma: analisando os clientes atuais, identificando seus comportamentos de compra e selecionando suas principais características. 

Dica 2: faça pesquisas de satisfação

Outra forma de descobrir quais são as necessidades do cliente é por meio de pesquisas de satisfação. Ao fazer perguntas sobre o atendimento, qualidade dos produtos e entregas, você consegue verificar se eles estão realmente satisfeitos com o que a sua loja está ofertando.  

Você pode aplicar essas pesquisas por SMS, fisicamente (durante ou após o atendimento) ou disponibilizando questionários online.    

Dica 3: coloque chatbots no seu site para esclarecer dúvidas

A inteligência artificial também pode ser uma aliada na descoberta das necessidades. Para ter ideia, colocar chatbots no site podem ajudar a sua empresa a otimizar o atendimento e aumentar a satisfação. Não só isso, descobrir o que o seu cliente está procurando e quais são as suas dores.  

Dica 4: aumente a interação em redes sociais

Desde que as redes sociais surgiram, o relacionamento entre as pessoas mudou drasticamente. Hoje, basta enviar um convite em uma plataforma que você já consegue mandar mensagens no privado, acompanhar o dia a dia do indivíduo e começar uma interação.

Não faz muito tempo as lojas viram nas redes sociais uma oportunidade para conhecer o seu público. Hashtags, fotos, comentários, vídeos, enfim. Agora podem usar essas ferramentas para descobrir as necessidades e as preferências das pessoas.

Dica 5: ofereça vários canais digitais para expandir a visibilidade da marca

Essa última dica não ajuda exatamente a descobrir as necessidades do cliente, mas serve para sua loja melhorar a visibilidade da marca e ficar mais conhecida. A internet é considerada um mar de oportunidades e justamente por ser tão ampla é preciso utilizar todas as ferramentas que oferece.

Você pode ter apenas um site para vender os seus produtos? Sim! Mas, por que deveria ficar preso a isso quando também é possível criar perfis em redes sociais para apresentar produtos, atrair a atenção de potenciais clientes e fechar mais negócios? 

Gostou do tema? Então leia o nosso post “Entenda o perfil de compra do cliente da sua loja de móveis” e veja, em detalhes, como aumentar as suas vendas. 

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