Muitos empresários e gestores fazem o seu planejamento estratégico considerando que a venda é o seu último contato com o cliente. A questão é que o atendimento realizado após o fechamento do negócio pode render muitos frutos futuramente. Você sabe como organizar o pós-vendas de loja de móveis planejados?
Este tipo de negócio exige um pós-vendas ainda mais qualificado, pois móveis feitos sob medida precisam de um acompanhamento forte por parte da loja. E isso vale tanto para resolver problemas quanto para cativar o cliente e ainda gerar novos negócios futuros — por meio de compras ou indicações de potenciais compradores.
Registre todas as informações coletadas durante a venda
Como você sabe, fazer móveis planejados exige um atendimento personalizado, que deve se estender para o pós-vendas. Para que isso ocorra de forma eficiente, é importante que todas as informações colhidas durante o processo de negociação sejam armazenadas e, assim, serem utilizadas mais tarde.
O ideal é que você invista em um sistema de CRM (Customer Relationship Management). Trata-se de um programa que armazena todas as informações e preferências de seu cliente, tornando o relacionamento com ele mais saudável e assertivo.
Cuide do projeto executivo para o pós-vendas de loja de móveis planejados
O processo de pós-vendas é uma continuidade da venda. Portanto, toda a cadeia deve ser bem construída, a começar pelo projeto executivo do móvel desejado pelo cliente. É muito importante que o trabalho seja bem conduzido nesta fase, pois isso acarretará menos problemas no futuro, o que pode prejudicar o restante do relacionamento.
Invista em treinamento
A montagem de móveis vem passando por evoluções constantes, justamente devido ao crescimento da demanda por este tipo de serviço. Para que o processo de pós-venda possa ser bem conduzido, é fundamental que seus montadores estejam antenados às melhores práticas de construção e montagem de móveis. Para isso, invista em treinamento e capacitação constantes.
Tenha disponibilidade para ouvir as críticas
Quando você vende móveis planejados, deve estar pronto para ouvir críticas ao trabalho realizado. Assim, uma postura positiva e disposta a escutar o que o cliente tem a dizer faz bem não só ao relacionamento entre as duas partes como ainda pode ajudar a aprimorar o seu trabalho no futuro.
A melhor forma de fazer com que seus móveis planejados sejam cada vez mais aceitos no mercado é aprimorá-los por meio dos feedbacks dos seus clientes. Atendida de forma personalizada. Assim eles acabam tendo mais liberdade para elogiar ou criticar o trabalho dos profissionais da sua loja. O que deverá fazer com que processos sejam revistos em busca do aperfeiçoamento constante.
Proponha soluções viáveis
O atendimento pós-vendas de loja de móveis planejados é, muitas vezes, composto pela necessidade de complemento ao trabalho realizado na fabricação dos móveis planejados. Isso pode acontecer por algum problema na montagem, na construção do item ou mesmo na adaptação ao ambiente.
Em qualquer desses casos, o mais importante é que você receba as solicitações do cliente e tenha soluções viáveis para resolver eventuais problemas. Geralmente, quem compra um móvel planejado precisa se programar financeiramente para pagar pelo produto.
Dessa forma, soluções de problemas que envolvam mais tempo e dinheiro só fazem com que a sua loja perca credibilidade junto ao público.
Seja pró-ativo
Lembre-se de que o pós-vendas não precisa e nem pode ser apenas reativo. Ou seja, você não precisa esperar o contato do cliente para atendê-lo bem.
Depois de algum tempo em que a venda foi realizada, entre em contato novamente com o cliente. Pergunte sobre o móvel planejado que você vendeu e se coloque à disposição para solucionar qualquer questão. Certamente essa atitude gerará muitos negócios futuros para a sua loja.
Viu só como o tema pós-vendas de loja de móveis planejados é fundamental para o seu negócio? Que tal aproveitar e expandir a leitura, baixando o e-book sobre técnicas para persuadir clientes? Boa leitura e bons negócios!