Aprenda de uma vez por todas a estruturar seus processos financeiros

Uma empresa possui diversos setores para o seu completo funcionamento: financeiro, RH, vendas, tributário, operacional, entre outros. Ter muita atenção com cada um deles é o que garante que haja sucesso na estratégia empresarial. Porém, os processos financeiros ganham uma relevância ainda maior, pois lida diretamente com um fator vital para a saúde do negócio: o dinheiro.

Muitos empreendedores têm dificuldade na hora de estruturar seus processos financeiros. Por isso, vamos simplificar esse assunto e você vai poder ter mais sucesso nessa área. Veja o post abaixo para melhorar os resultados do seu negócio!

O que é realizar a estruturação de processos financeiros?

A estruturação de processos financeiros é uma estratégia que vem sendo adotada por algumas empresas para alcançar a excelência nas suas operações. Estabelecer uma visão única das tarefas, organizar as atividades de forma produtiva e gerar mais eficiência na gestão do tempo são alguns dos principais pontos.

Pois bem: a estruturação financeira consiste na organização de áreas e suas subáreas para ter maior controle em todo o processo. Basicamente, existem 3 principais departamentos:

  • Controladoria: esse setor é responsável pela execução do controle financeiro, ou seja, realiza o planejamento, contabilidade e controle de custos do negócio;
  • Fiscal: já essa área é focada na adequação da legislação contábil do empreendimento e emissão de notas fiscais;
  • Tesouraria: por fim, temos a tesouraria, que é responsável por administrar todo o caixa da empresa.

A partir dessa base, pode ser realizada a criação de novas áreas e fluxos internos para um maior controle gerencial dos processos financeiros. É preciso ter em mente que o ganho de produtividade e organização nesse modelo promove melhorias gerais para todo o negócio.

visão geral do FoccoLOJAS - Clique para solicitar

Como estruturar processos financeiros?

Agora que você já tem um pouco mais de conhecimento sobre esse assunto, vamos dar dicas práticas de como realizar essa estruturação. Veja logo abaixo!

Mapeie os processos financeiros

Não tem como iniciar a estruturação sem antes conhecer todos os processos financeiros. É preciso que exista uma clareza na definição de todos esses pontos. Um mapeamento deve ser realizado de forma a não negligenciar nenhuma área ligada ou que influencie aspectos financeiros da sua empresa.

Faça um diagnóstico atual

Na mesma linha de raciocínio, é preciso ter um diagnóstico de todo o campo financeiro do negócio. Analisar receitas, margens de lucro, dívidas atuais e futuras são processos prioritários na definição do diagnóstico fidedigno da empresa.

Monitore resultados

A monitoração dos resultados já é um terceiro passo a ser adotado. É preciso analisar comparativamente as modificações organizacionais adotadas a fim de promover novas reformulações ou expandir os pontos de crescimento gerencial.

A tecnologia pode ser uma ferramenta de grande ajuda na hora de tabular dados e ter acesso a informações em tempo real. Um software ERP, por exemplo, é um programa amplamente utilizado por empresas dos mais variados portes e nichos de mercado.

Nesse post você pode conhecer o que são os processos financeiros e como é possível maximizar suas oportunidades comerciais. Para ampliar ainda mais seus conhecimentos, preparamos um material completo sobre planejamento financeiro. Não perca essa oportunidade!

App Meu Projeto

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts