Redução de custos é um termo que vive martelando na cabeça de gestores e empresários, não é mesmo? São inúmeras despesas, pagamento de funcionários e fornecedores, sem falar nos encargos tributários brasileiros, que estão entre os mais complexos.
Sendo assim, é preciso ficar de olho em novos processos, gargalos de produção e em estratégias eficientes para conseguir reduzir os custos. Mas sem perder a qualidade do trabalho. Se você não sabe por onde começar, separamos algumas dicas para ajudar a eliminar custos desnecessários na sua loja de móveis. Confira.
1. Reavalie contratos e relações com fornecedores
A nossa primeira dica para redução de custos é fazer uma gestão de fornecedores. Esse processo não merece atenção somente durante a contratação e busca por parceiros e, após firmar acordar, deixar por isso mesmo.
Os contratos e parcerias devem ser avaliados constantemente, afinal, é preciso analisar se a prestação de serviços, preços praticados e qualidade dos produtos tem tido a mesma excelência de quando a relação foi consolidada. Portanto, reavalie o comportamento de cada fornecedor.
Dessa maneira, poderá encerrar a parceria com aqueles que tem deixado a desejar ou que estão praticando valores mais pesados do que você pode aguentar.
2. Engaje os funcionários
Sem uma equipe bem alinhada às metas, objetivos e processos da sua loja, é difícil ter bons resultados. Isso se dá em razão de que a sua equipe é responsável por inúmeras atividades do negócio.
Sendo assim, faça reuniões periódicas e treinamentos para engajar os seus funcionários sobre uma cultura de redução de custos. Por meio de pequenas atitudes, como evitar desperdiçar matéria-prima na produção e a troca de copos descartáveis por copos de vidro ou garrafinhas reutilizáveis, por exemplo, é possível eliminar gastos supérfluos, mas é imprescindível ter o comprometimento da sua equipe.
3. Mapeie os processos
Para entender de onde vem cada custo, é preciso conhecer a fundo a sua empresa. Para isso, o mais adequado a ser feito é um mapeamento de processos. Faça relatórios e registre todo o processo de produção, orçamentos, fluxo de caixa e questões burocráticas do negócio.
Com isso, você identificará gargalos para redução de custos, falhas em processos ou erros que merecem atenção. Com um bom mapeamento há tempo de tomar decisões sem prejudicar o funcionamento do seu negócio.
4. Melhore a logística
Bons serviços de logística são fundamentais em lojas de móveis e marcenarias, afinal um dos diferenciais de um atendimento é entregar os pedidos no prazo e em perfeito estado de conservação.
No entanto, é possível adotar estratégias para redução de custos neste departamento, como o controle de combustível, otimização do seu quadro de funcionários por meio de treinamento (para se evitar acidentes e atrasos), dentre outros.
A redução de custos é um processo contínuo e que deve ser constantemente reavaliado. O primeiro passo é conhecer o seu negócio a fundo, de modo a identificar buracos e falhas que estejam captando mais recursos financeiros que o necessário.
Agora que você aprendeu sobre redução de custos, que tal conhecer estratégias para aumentar os seus lucros? Confira o nosso outro artigo para entender como obter lucro e identificar porque pode estar com dificuldades nesse processo.