Você sabe os motivos de tanta rotatividade em uma loja de móveis? Processos interrompidos, vendedores que levam sua carteira de clientes ao concorrente, dificuldade em novas contratações por falta de profissionais experientes? Entenda porque isso acontece e como evitar com alguns passos simples.
A importância do capital humano para as empresas e, consequentemente, para o sucesso dos negócios, fez com que as práticas relacionadas à gestão de pessoas tenham sido adotadas definitivamente pelo mundo corporativo. Hoje, é fácil reconhecer que atrair e reter talentos, promover o desenvolvimento dos profissionais, construir um ambiente de trabalho produtivo e formar equipes de alta performance são medidas necessárias para assegurar bons resultados.
Neste contexto, a alta rotatividade em uma loja de móveis está na contramão de uma gestão efetiva, pois causa uma série de prejuízos a empresa e, por isso, precisa ser tratada com atenção. A rotatividade — ou turnover — traz despesas legais, com a rescisão dos contratos, gastos com novos processos seletivos, perda de mão de obra qualificada, além de um desgaste da própria imagem da empresa perante o mercado.
É importante lembrar, que um dos fatores que costuma atrair profissionais talentosos é a reputação de boa empregadora. Entretanto, se a taxa de rotatividade em uma loja de móveis é alta, certamente essa reputação é colocada em dúvida.
Conheça algumas dicas de como lidar com a alta rotatividade de funcionários e reduzir as perdas e os impactos negativos. Continue lendo!
Processo de recrutamento e seleção
Quando existe uma alta taxa de rotatividade em uma loja de móveis, é preciso avaliar se o processo de recrutamento e seleção está sendo realizado corretamente. Ou seja, identifique se os profissionais selecionados são, de fato, adequados para a vaga.
Para tanto, é necessário reforçar que o primeiro passo para um processo assertivo é a definição detalhada do perfil ideal, considerando conhecimentos técnicos, experiência e competências comportamentais, além de aspectos relacionados à cultura e aos valores da empresa. Somente com esse perfil elaborado, o recrutador terá condições de identificar candidatos apropriados.
Plano de carreira
É fundamental que a empresa possua um plano de carreira, incluindo todos os cargos, competências, responsabilidades e qualificações exigidas. Por meio deste plano, os colaboradores reconhecem quais as possibilidades internas de crescimento profissional e, principalmente, como devem se preparar para novas oportunidades.
Políticas de remuneração e benefícios
As políticas de remuneração e benefícios também são importantes para a retenção de profissionais, e sempre devem estar alinhadas com as praticadas pelo mercado.
É preciso ter um plano de cargos e salários, adotar a meritocracia para remunerar ou bonificar os colaboradores ao atingirem as metas. Além disso, é essencial oferecer benefícios verdadeiramente interessantes aos profissionais, para evitar a rotatividade em uma loja de móveis.
Treinamento e desenvolvimento dos profissionais
Treinamento e desenvolvimento são fundamentais para reduzir as taxas de rotatividade em uma loja de móveis, pois garantem a formação de equipes de alto rendimento.
É necessário considerar os conhecimentos técnicos e também as competências comportamentais, a fim de preparar colaboradores mais completos e identificar novos potenciais de liderança.
Atualmente, é possível encontrar treinamentos e conteúdos online, no formato e-learning, que podem ser uma ferramenta extremamente útil para a capacitação das equipes, de maneira rápida, eficiente e com custos reduzidos.
Oportunidades de crescimento
Oportunidades de crescimento também são muito importantes, pois indicam a possibilidade de ascensão para todos os colaboradores. Por isso, é preciso investir em processos de recrutamento interno para vagas de maior complexidade, que exigem mais experiência.
Reconhecimento e valorização
Reconhecimento e valorização são práticas que devem ser adotas por todas as empresas que tenham foco em resultados e pessoas. Para tanto, é necessário reconhecer o empenho e a dedicação, bem como valorizar a participação, o pensamento criativo, as boas ideias, o trabalho em equipe e as competências individuais e coletivas.
Comunicação eficiente
Uma comunicação eficiente é essencial para qualquer gestão de sucesso. Por isso, os profissionais devem receber constantemente informações e orientações.
Desta forma, é possível estabelecer uma relação de transparência e confiança entre empresa e colaboradores. Algumas rotinas e canais podem ser adotados para assegurar uma comunicação eficiente, como reuniões, e-mails, newsletters e até o mural de avisos.
Clima organizacional
Investir em uma pesquisa de clima organizacional é bastante interessante para identificar as causas das altas taxas de rotatividade em uma loja de móveis. Com essa ferramenta, é possível saber o que os colaboradores pensam, como se sentem em relação ao trabalho e quais são as expectativas para o futuro.
Assim, é fácil perceber se políticas adotadas estão sendo efetivas ou não e, então, corrigir ou aprimorar os pontos críticos.
Capacitação da liderança
O comportamento e a atuação dos líderes impactam diretamente nas taxas de rotatividade em uma loja de móveis. Desta forma, é preciso priorizar a formação destes profissionais, identificando e capacitando talentos, para que assumam equipes e as conduzam corretamente.
Aspectos técnicos e, principalmente, comportamentais, precisam ser avaliados e desenvolvidos. Isso porque um líder deve demonstrar equilíbrio emocional, não se abalar com os conflitos e pressões do dia a dia, adotar uma atitude positiva, dedicar tempo e atenção aos colaboradores, ser otimista, dedicado, imparcial. Além disso, deve compartilhar conhecimentos e informações.
E então, você sabe lidar com a alta rotatividade em uma loja de móveis? Compartilhe conosco suas dicas e experiências! Aproveite para ler nosso artigo sobre os motivos para adotar a gestão em tempo real na sua empresa.