A competitividade do mercado faz com que a inovação seja o ponto crucial para se sobressair. Por isso, diferente da venda tradicional, a venda consultiva é aquela na qual o vendedor tem mais conhecimento sobre o seu cliente. Ele atua como um consultor para oferecer a melhor solução para quem o procura.
Na venda consultiva, o profissional vai se aproximar do cliente para conhecê-lo melhor, ao fazer perguntas e manter diálogos com ele. Isso vai gerar uma relação de confiança, pois o vendedor se torna um aliado do cliente. Dessa forma, a questão não é apenas vender, mas sim procurar atender às necessidades do consumidor.
Acompanhe o artigo para conferir as dicas para atuar de modo consultivo!
Como ser um vendedor consultivo?
Para ser um bom consultor de vendas, é necessário ter o conhecimento sobre o serviço ou produto que está sendo oferecido, conhecer o mercado e apresentar soluções precisas ao cliente.
Pensando nisso, separamos algumas habilidades que o profissional deve desenvolver para agir de maneira consultiva durante uma venda.
Entender as necessidades e objeções do cliente
Nesse ponto é preciso entender e identificar o perfil da pessoa com quem está dialogando, e o FoccoLOJAS apresenta meios concretos a serem aplicados para aumentar a fidelização de clientes, além de outras técnicas de gestão. Compreender a realidade da pessoa e se colocar no lugar dela é fundamental para ampliar o vínculo e garantir que o cliente aumente sua confiança para falar sobre suas dificuldades. Só assim será possível conhecê-lo melhor e oferecer os melhores recursos para que ele fique satisfeito.
Elaborar projetos personalizados para venda consultiva
Um projeto produzido para um cliente não se encaixa para todos os outros. É fundamental, nesse caso, criar um projeto personalizado para cada consumidor que você, como consultor, vai atender. Isso vai ser feito por meio de conversas entre ambos, nas quais o cliente vai apresentar suas especificações e desejos, e a partir disso desenvolver um trabalho específico.
Usar softwares especializados
O relacionamento entre as pessoas com a tecnologia foi transformado. Por isso, fazer o uso de uma ferramenta de atendimento ao cliente, como softwares especializados, torna melhor a experiência do consumidor. Além disso, auxilia o vendedor, ao facilitar alguns processos que demandam um tempo a mais para serem realizados.
Não focar apenas na venda
Entender o cliente faz com que você saiba qual é a melhor solução para ele. E nesse caso, é preciso ter consciência para admitir para o seu cliente que os produtos e serviços oferecidos pela empresa não se encaixam às necessidades dele naquele momento. Isso vai fazer você perder uma venda, mas, por outro lado, vai conquistar o cliente, já que ele passará a ter maior confiança em seu trabalho.
Por fim, fica claro como o processo de venda consultiva pode ser benéfico para o vendedor, pois conquistar novos clientes é o seu principal objetivo, e a venda acaba sendo uma consequência. Outro ponto importante que deve ser reforçado é a questão da tecnologia, imprescindível para complementar o trabalho do vendedor consultivo, já que oferece dados relevantes dos clientes, facilitando a obtenção de novos negócios.
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