Aproveitamento de carteira de clientes: como tornar o processo mais eficiente

Como fazer o aproveitamento da carteira de clientes de forma eficiente? Se você possui uma loja de móveis, provavelmente já se deparou com esse questionamento extremamente relevante para o desenvolvimento da sua empresa. 

A verdade é que ir em busca de novos clientes faz parte de qualquer processo comercial. No entanto, tão importante quanto conquistar um público mais abrangente, é saber trabalhar com aquele que já existe. Por isso, saber fazer uma gestão eficaz de toda base de dados formada por seus clientes é uma forma inteligente de determinar o sucesso das suas vendas.

Quer saber como fazer o aproveitamento da sua carteira de clientes? Então continue conosco neste artigo e resolva todas suas dúvidas sobre o assunto!

O que é e como funciona a carteira de clientes?

Carteira de clientes é um termo muito utilizado no dia a dia das áreas de compras e vendas. Ele se refere a toda base de clientes com o qual a empresa possui relação comercial, ou seja, aqueles que realizam compras com recorrência. 

Isso significa que para ganhar tal denominação, é necessário que exista vínculo entre a empresa e os seus compradores.

Podemos dizer também que carteira de clientes é uma ferramenta que tem o objetivo de colocar em ordem a comunicação dos negócios e seus públicos, de modo a desenvolvê-la. Para fazer esse controle acontecer, é possível usar avançadas soluções tecnológicas, como sistemas de gestão ou de relacionamento.

A verdade é que, para funcionar efetivamente, é necessário que essa carteira seja estruturada para garantir a previsão das demandas dos clientes. Esse processo é necessário porque torna possível a identificação de clientes que estão em atividade e aqueles que não estão.

Como fazer o aproveitamento de carteira de clientes?

Apesar de existirem diversos tipos de clientes, é preciso saber como manter o engajamento com aquele sendo importante para o seu negócio. O aproveitamento da carteira está bastante relacionado à capacidade que a gestão tem de administrar esse portfólio de clientes e garantir a recorrência de compra.

Transformar um cliente que está fora de atividade em um cliente ativo demanda uma interação mais direta e comprometida. Portanto, para todo tipo de negócio,  tão relevante quanto possuir uma carteira de clientes, é saber como fazer sua gestão ou aproveitamento, tornando aqueles que estão inativos em ativos novamente.

Continue conosco para descobrir algumas dicas de como fazer esse aproveitamento de  forma prática e eficiente.

Determine suas metas

Para alcançar os seus objetivos de gestão, é preciso definir metas que sejam realmente alcançáveis e que correspondam às demandas de seus clientes e consumidores. Assim, se faz necessária a análise do seu histórico, com o intuito de obter alguns aprendizados essenciais para a definição de tais metas.

Categorize sua carteira

Para desenvolver a compreensão acerca do negócio, é possível segmentar seu público por faixa etária, gênero, localização geográfica ou ainda produtos adquiridos. Essa atividade tem a finalidade de aprofundar os conhecimentos e atingir com ainda mais eficácia a própria base.

Promova qualidade no atendimento

Uma das maneiras de otimizar sua rotina é promovendo a qualidade do serviço prestado. Isso acontece porque a partir do momento que um cliente recebe um atendimento memorável, ele pode ajudar gratuitamente na promoção do seu negócio, indicando a amigos e conhecidos.

Aprofunde-se no comportamento do seu público

Utilize todas as informações que você tem sobre seu consumidor para saber mais a respeito de seus hábitos de consumo. O ponto positivo de traçar uma análise a partir desses dados é a facilidade que esse processo garantirá a suas tomadas de decisão futuramente.  

Calcule a positivação da sua carteira

A positivação de clientes é um processo que determina o nível de atividade de cada cliente. Trata-se de um importante indicador de desempenho das vendas que deve ser acompanhado pela equipe comercial. Um dos benefícios desse acompanhamento resulta em um melhor aproveitamento da carteira e, consequentemente, no aumento das vendas.

Utilize um sistema de gestão

Um sistema de gestão para loja de móveis pode ajudar bastante na otimização da sua rotina. Primeiro porque ele pode integrar diversos processos que usualmente tomariam maior tempo do seu dia a dia, como administrar planilhas e arquivos em geral. Segundo porque ele proporciona uma melhor visibilidade e acesso à carteira de clientes. 

Por que automatizar a gestão da carteira de clientes é importante?

A automatização da gestão da carteira de clientes pode ser feita a partir da implantação de um sistema de gestão e possui motivos relevantes que justificam sua implementação. 

O primeiro deles é a possibilidade de centralizar dados e disponibilizá-los às áreas competentes quando necessário. O segundo é a possibilidade de proteger de forma controlada os dados de seus clientes, evitando que dados importantes sejam perdidos e garantindo maior segurança.

Existem ainda outros benefícios que podem demonstrar a relevância de se ter uma carteira automatizada. Como poder acessá-la de qualquer lugar ou ainda contar com relatórios personalizados a respeito dos clientes. Porém, tão importante quanto conhecê-los é saber como escolher um sistema de gestão para sua loja de móveis.

Para dar o primeiro passo nesse sentido, você deve considerar fatores como escalabilidade, análise das necessidades do seu negócio e ainda um aprofundamento na empresa fornecedora da tecnologia.

Como realizar o aproveitamento de carteira de clientes com o FoccoLOJAS?

 O FoccoLOJAS é o sistema de gestão completo para sua loja de móveis. Com ele, você tem total controle sobre sua carteira de clientes e, consequentemente, mais sucesso nas vendas. 

Uma das formas de realizar o aproveitamento com esse sistema de gestão, é por meio da criação de visões na carteira de clientes. É possível, inclusive, alterar essas visões para que elas se adequem melhor à realidade da empresa e facilitem o acompanhamento de projetos, metas e informações dos clientes.

Dê o primeiro passo para fazer o aproveitamento da sua carteira de clientes com agilidade, facilidade e organização. Entre em contato com nossos consultores e peça uma demonstração do sistema ainda hoje!

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