4 razões para aplicar benchmarking na loja de móveis planejados

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Todo escritório de móveis planejados quer colocar em prática os melhores processos para alcançar eficiência e satisfazer clientes. O problema é que esses processos nem sempre surgem dentro da empresa. Foi para resolver esse problema que surgiu o benchmarking.

Em poucas palavras, benchmarking consiste em observar outras empresas do mesmo segmento para entender como elas executam seus processos (sejam eles administrativos, criativos e outros) e, assim, absorver boas práticas. Vamos entender como aplicar o benchmarking no seu escritório de móveis planejados  pode torná-lo mais competitivo. Acompanhe!

1. Estabelece parâmetros de comparação

Os escritório de móveis planejados que realizam benchmarking conseguem estabelecer parâmetros para comparar seus processos e resultados com outros escritórios do mercado. Isso leva a duas vantagens imediatas: a primeira é que, sabendo quais sãos os gaps entre seu negócio e as empresas concorrentes, fica mais fácil definir estratégias de melhoria em áreas que você considera que o seu escritório é mais frágil.

A segunda vantagem é que as informações da sua empresa, tanto processos quanto resultados, ficam mais claras e fáceis de analisar quando comparadas com as dos concorrentes. Os gestores conseguem tomar decisões melhores quando há mais clareza na análise dessas informações.

2. Ajuda a estabelecer metas e estratégias realistas

Consequência direta do benefício anterior, ao estabelecer uma sintonia com o mercado seu escritório de móveis planejados será capaz de definir metas viáveis, fugindo do grande perigo de mirar alvos inatingíveis e, assim, gerar frustração e impacto negativo nas contas.

O benchmarking permite ainda que a empresa treine melhor os funcionários e defina estratégias mais alinhadas com o mercado moveleiro, ampliando resultados ao atrair e fidelizar clientes.

benchmarking na loja de móveis

3. Cria uma cultura de melhoria contínua

Todo escritório de móveis planejados deve buscar, constantemente, melhorar suas práticas para continuar crescendo, e o benckmarking é uma ferramenta que ajuda a criar essa cultura internamente. A comparação contínua com outras organizações gera a necessidade de mudanças e aprimoramentos, e faz disso um hábito.

Por que não buscar no concorrente o método mais eficiente para vender mais? Ou grandes ideias para atender às expectativas do cliente? Pergunte-se: quais são os escritórios que posso observar? Quais os mais fortes? Os mais inovadores? O que posso aprender ao acompanhar o desenvolvimento dessa empresa, não importante se ela é de pequeno, médio ou grande porte?

Nesse caminho, o benchmarking deixa claro para todos que o seu escritório de móveis planejados não atua sozinho no mercado e que, por isso, precisa aperfeiçoar-se para continuar competitivo, ainda que seus resultados atuais sejam satisfatórios.

4. Dá à empresa vantagem competitiva

Todos esses benefícios se traduzem em uma vantagem competitiva para o seu escritório diante dos outros, especialmente daqueles que não adotam a prática de benchmarking. Essa vantagem é valiosa para o segmento do setor moveleiro, que avançou muito nos últimos anos e, hoje, vê um grande salto em sua produtividade.  

A vantagem competitiva é resultado de diversas melhorias: você passa a conhecer melhor seus processos internos, tem uma visão mais ampla do mercado de atuação, desenvolve com mais facilidade novas práticas e toma melhores decisões.

O benchmarking não é só uma moda

A origem do benchmarking empresarial remete aos anos 1970 nos Estados Unidos, quando a Rank Xerox Corporation passou a adotá-lo de forma pioneira. Desde então, diversos estudos sobre o tema surgiram e cada vez mais empresas aderiram à prática, com resultados comprovados.

Não caia no erro de acreditar que trata-se, apenas, de um jargão do mundo empresarial, pois isso seria desprezar uma estratégia valiosa e que pode trazer grandes benefícios para o seu escritório de móveis planejados. Use o benchmarking a seu favor!

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts