Benchmarking: como a técnica pode ajudar no crescimento da loja de móveis

O mercado varejista se reinventa diariamente. Por isso, as lojas precisam pensar em estratégias inovadoras caso queiram atrair clientes e sobressair no seu nicho de atuação

A técnica do Benchmarking é uma das estratégias que podem ajudar nesses objetivos, pois permite que a loja de móveis compreenda o que está dando certo para suas concorrentes.

Quer saber como é possível melhorar os resultados da sua loja de móveis usando uma marca referência no seu nicho de atuação? 

Então acompanhe o artigo para descobrir do que trata o Benchmarking e como essa técnica pode ajudar a sua loja a melhorar os resultados de vendas!

O que é Benchmarking? 

O termo Benchmarking vem da palavra Benchmark, que em português significa referência. Trata-se de uma técnica de análise de mercado, em que a loja de móveis estuda as estratégias e os pontos fortes de suas concorrentes. 

A análise dessas empresas permite que a loja de móveis identifique as ações estratégicas que já tiveram sucesso em sua aplicação. Também, que obtenha insights interessantes para melhorar os seus próprios processos. 

Manter as operações em dia, motivar as equipes e acompanhar o relatório de vendas são ações importantes para a loja de móveis adquirir bons resultados? Sim! Porém, apenas isso não é suficiente.

Se a loja de móveis quer se destacar no seu nicho, precisa primeiramente entender o mercado e identificar as estratégias que já foram aplicadas por outras empresas e que se mostraram realmente efetivas.   

Como o Benchmarking funciona? 

A técnica do Benchmarking possui alguns princípios éticos que precisam ser seguidos à risca para a loja de móveis garantir um resultado interessante. Acompanhe quais são: 

  1. Reciprocidade: como o Benchmarking envolve o estudo de dados, a loja de móveis também precisa estar dispostas a compartilhar suas informações com as concorrentes;
  2. Legalidade: é imprescindível que os dados obtidos pela loja sejam de forma legal e franca, ou de forma pública, ou por uma troca segura de dados entre empresas; 
  3. Confidencialidade: a troca precisa ser confidencial para resguardar as informações e garantir o uso ético dos dados dos concorrentes; 
  4. Medição: a loja de móveis precisa comparar seus próximos resultados com os de uma empresa modelo do seu nicho para identificar possíveis falhas e necessidades de melhorias;
  5. Validade: é importante certificar que os dados obtidos estejam corretos, uma vez que informações falsas podem prejudicar o planejamento estratégico e acarretar uma série de prejuízos para a loja;
  6. Preparação: identificar quais dados são necessários, bem como analisá-los e interpretá-los é essencial para que loja de móveis não perca tempo com informações desnecessárias;
  7. Contato: o Benchmarking envolve uma rede de contatos, então o ideal é que a loja selecione apenas algumas empresas específicas para realizar a troca de informações e a análise dos dados.

Qual sua importância para a loja de móveis? 

O Benchmarking é utilizado nos mais diferentes ramos. Contudo, a sua aplicabilidade tem se mostrado cada vez mais importante na área moveleira devido ao aumento da competitividade no setor. 

Atualmente, não é apenas o e-commerce que exige melhoria contínua em atendimento e processos internos. Com a retomada da economia, as pessoas estão voltando para as lojas físicas, então é preciso também inovar offline.

A técnica pode ajudar a loja de móveis a compreender melhor o mercado e as estratégias adotadas por outras empresas. Mas, traz outros benefícios bem interessantes, como:

  • Permite atualizar as técnicas de marketing na hora de demonstrar o produto moveleiro;
  • Utiliza a observação e avaliação com a experiência alheia, principalmente de empresas referências no ramo; 
  • Antecipa resultados a partir da análise de informações, o que coloca a loja à frente das demais; 
  • Identifica novas tendências e o que está funcionando no mercado;
  • Proporciona a elaboração de estratégias mais efetivas para o mercado moveleiro; 
  • Facilita o direcionamento de recursos para investimentos de maior retorno; 
  • Melhora a autoavaliação da empresa e de seus funcionários;
  • Motiva a equipe a conquistar resultados paralelos às demais organizações; 
  • Garante maior conhecimento da loja diante do mercado moveleiro; 
  • Permite a redução de custos, uma vez que a análise foca no que importa e faz o descarte de estratégias ineficientes.

Como aplicar Benchmarking, na prática? 

Já vimos que o Benchmarking é uma técnica que pode ajudar a loja de móveis de inúmeras formas. Agora, chegou o momento de descobrir como aplicar essa estratégia na prática.

Para ajudar, veja o passo a passo que preparamos: 

Passo 1: faça uma pesquisa de campo 

Nossa primeira dica é fazer uma pesquisa para identificar os principais problemas que afetam a sua loja de móveis e, em cima disso, levantar alternativas para solucioná-los.

Passo 2: selecione os concorrentes certos

Quais são as empresas que se destacam no seu nicho? Quais apresentaram bons resultados nos últimos meses, e que são lembradas pelos clientes? 

A segunda etapa envolve selecionar os melhores concorrentes para que a sua análise seja baseada em negócios que tiveram bons resultados por meio de ações estratégicas. 

Passo 3: estabeleça indicadores

A melhor forma de analisar um concorrente é por meio de indicadores. Os números não mentem, e eles mostram resultados efetivos sobre os negócios.

Por isso, defina os melhores indicadores para, quando tiver as informações, fazer um paralelo das métricas da concorrente as da sua loja.

Passo 4: colete o máximo de dados

Coletar o máximo de informações possível é outra dica interessante para a sua loja de móveis conhecer absolutamente tudo sobre a empresa concorrente. Quanto mais conhecimento tiver, mais fácil será para identificar problemas internos e pontos de melhoria. 

Passo 5: analise os dados com cuidado

Com indicadores e dados em mãos, a sua loja de móveis será capaz de analisar as informações e garantir insights precisos sobre o que pode ou precisa ser melhorado. No entanto, essa análise precisa ser feita com bastante atenção para evitar qualquer equívoco.  

Passo 6: identifique os pontos fortes e fracos

Nessa etapa, a sua loja de móveis deve identificar, por meio da comparação com os concorrentes, quais são seus pontos fracos e fortes. 

Passo 7: elabore um plano de ação

Por fim, elabore um planejamento para determinar as ações estratégias que precisam ser aplicadas para a sua loja de móveis conquistar os resultados pretendidos. 

benchmarking na loja de móveis

Motivos para aplicar o Benchmarking na sua loja de móveis

Ainda não está convencido de que deve utilizar essa técnica em seu negócio? Então veja a seguir os motivos para investir em Benchmarking!

1. Estabelece parâmetros de comparação

Empresas que realizam benchmarking conseguem estabelecer parâmetros para comparar seus processos e resultados com outros negócios do mercado.

Isso leva a duas vantagens imediatas: a primeira é que, sabendo quais são os gaps entre seu negócio e as empresas concorrentes, fica mais fácil definir estratégias de melhoria em áreas que você considera que o seu escritório é mais frágil.

Já a segunda vantagem é que as informações da sua empresa, tanto sobre processos quanto resultados, ficam mais claras e fáceis de analisar quando comparadas com as dos concorrentes. Os gestores conseguem tomar decisões melhores quando há mais clareza na análise dessas informações.

2. Ajuda a estabelecer metas e estratégias realistas

Consequência direta do benefício anterior, ao estabelecer uma sintonia com o mercado sua loja de móveis será capaz de definir metas viáveis. Assim, foge do grande perigo de mirar alvos inatingíveis e gerar frustração e impacto negativo nas contas.

O benchmarking permite ainda que a empresa treine melhor os funcionários e defina estratégias mais alinhadas com o mercado moveleiro, ampliando resultados ao atrair e fidelizar clientes.

3. Cria uma cultura de melhoria contínua

Toda loja de móveis deve buscar, constantemente, melhorar suas práticas para continuar crescendo, e o Benchmarking é uma ferramenta que ajuda a criar essa cultura internamente. A comparação contínua com outras organizações gera a necessidade de mudanças e aprimoramentos, e faz disso um hábito.

Por que não buscar no concorrente o método mais eficiente para vender mais? Ou grandes ideias para atender às expectativas do cliente?

Pergunte-se: quais são os negócios que posso observar? Quais os mais fortes? Os mais inovadores? O que posso aprender ao acompanhar o desenvolvimento dessa empresa, independente de ela ser de pequeno, médio ou grande porte?

Nesse caminho, o benchmarking deixa claro para todos que a sua loja não atua sozinha no mercado e que, por isso, precisa aperfeiçoar-se para continuar competitiva, ainda que seus resultados atuais já sejam satisfatórios.

4. Dá à empresa vantagem competitiva

Todos esses benefícios se traduzem em uma vantagem competitiva para o seu escritório diante dos outros, especialmente daqueles que não adotam a prática de benchmarking. Essa vantagem é valiosa para o segmento moveleiro, que avançou muito nos últimos anos e, hoje, vê um grande salto em sua produtividade.

Dessa forma, a vantagem competitiva é resultado de diversas melhorias: você passa a conhecer melhor seus processos internos, tem uma visão mais ampla do mercado de atuação, desenvolve com mais facilidade novas práticas e toma melhores decisões.

O benchmarking não é só uma moda

A origem do benchmarking empresarial remete aos anos 1970, nos Estados Unidos, quando a Rank Xerox Corporation passou a adotá-lo de forma pioneira. Desde então, diversos estudos sobre o tema surgiram e cada vez mais empresas aderiram à prática, com resultados comprovados.

Não caia no erro de acreditar que trata-se, apenas, de um jargão do mundo empresarial, pois isso seria desprezar uma estratégia valiosa e que pode trazer grandes benefícios para o seu negócio. Use o benchmarking a seu favor!

Agora que você sabe o que é Benchmarking e como a técnica pode ajudar a sua loja de móveis a melhorar a aplicação de estratégias, leia nosso post “Como fazer uma boa análise de concorrência na sua loja de móveis!”

Infográfico - Foco no Cliente e o Novo Marketing para Lojas de Móveis

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