Conheça 5 indicadores gerenciais que impactam o dia a dia do varejo

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O varejo é um dos primeiros ramos de negócio a sofrerem queda nas vendas com as incertezas da economia. Tanto os pequenos varejistas quanto os grandes sentem rapidamente os impactos das crises. Por esse motivo, é fundamental para esses empreendedores acompanhar os indicadores gerenciais.

Esses indicadores tratam-se de dados que informam os resultados das suas vendas, além das tendências e preferências dos seus consumidores. Quando um empreendedor acompanha esses indicativos, ele consegue preparar-se para melhorar o desempenho do negócio no dia a dia.

Pensando na importância desse assunto, elaboramos este artigo com os cinco principais indicadores gerenciais. Acompanhe o texto a seguir e mantenha-se informado. Boa leitura!

1. Ticket médio de vendas

Esse indicativo equivale ao valor total de vendas de um período dividido pelo número de compradores.

O resultado do ticket médio de vendas demonstra o desempenho do empreendimento, já que permite avaliar a diferença entre o que é orçado e o que é vendido de fato, por exemplo.

Além disso, com esses dados em mãos, o empreendedor consegue fazer a comparação da sua performance de venda com outros períodos, pode contratar novos vendedores, e aumentar ou diminuir o preço dos produtos. 

2. Margem de lucro

O objetivo de uma empresa é realizar o máximo de vendas possível. No entanto, se a precificação dos seus produtos ou serviços não está sendo feita de uma maneira estratégica, mais cedo ou mais tarde, a sua empresa apresentará prejuízos.

Os indicadores de margem de lucro são essenciais para que o seu negócio pratique preços justos e compatíveis com o mercado. Se os seus percentuais forem altos, a sua empresa não atrairá clientes, mas se forem baixos, podem não cobrir os custos do empreendimento.

3. Satisfação dos clientes

Conhecer o nível de satisfação dos clientes é a maneira de saber qual é o impacto dos seus produtos em seus consumidores. Afinal, você pode acreditar que está oferecendo uma boa mercadoria ou serviço, e ser pego de surpresa com as respostas obtidas nas pesquisas.

Isso acontece porque nem sempre a expectativa do empresário é a mesma do seu público-alvo. Por isso, as empresas de sucesso investem em pesquisas para descobrir o estilo de vida e o nível de satisfação dos clientes.

Os resultados positivos assinalam que o seu empreendimento está no bom caminho, enquanto os negativos indicam a necessidade de implantar melhorias na sua empresa. Portanto, mantenha contato com os seus clientes após realizar as suas vendas para saber se estão satisfeitos com o que sua loja entregou.

4. Custo de aquisição de clientes (CAC)

O custo de aquisição de cliente, também conhecido como CAC, é um indicativo que informa quais são os valores investidos para transformar um potencial comprador em um consumidor.

Para isso, é necessário fazer o levantamento dos custos em campanhas de marketing e de benefícios, investimento em equipamentos e em softwares, reformas e gastos da loja e do escritório, entre outros.

5. Taxa de inadimplência

A taxa de inadimplência serve para informar o percentual dos clientes que não efetuaram os pagamentos dos produtos ou serviços adquiridos na sua empresa. Os valores obtidos nesse indicador são importantes para o empresário conhecer os riscos nas vendas a prazo.

Normalmente, o cliente que não honra o seu compromisso de pagamento entre 90 e 180 dias é considerado como inadimplente.

Até 5%, a taxa de inadimplência é considerada aceitável. Passando disso, o empreendedor precisa reavaliar a sua maneira de concessão de crédito.

Como você pode ver, os indicadores gerenciais apresentam informações importantes sobre o comportamento das vendas e o faturamento.

A maneira mais prática de obter esses dados, atualmente, é usar a tecnologia disponibilizada em softwares de gestão a seu favor. Com esse tipo de sistema, você tem esses dados gerenciais sempre em mãos, de maneira confiável, sem precisar ter formação na área de finanças.

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