Clientes inadimplentes: quais os principais riscos para o seu negócio?

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Para poder manter as engrenagens da sua empresa girando, é necessário cobrar de seus clientes cada parcela de suas compras. Ate porque, se você não fizer isso, logo a sua loja parará de funcionar. Porém, mesmo com uma cobrança justa, todo negócio precisa se preocupar com os possíveis clientes inadimplentes, aqueles que atrasam ou não realizam os pagamentos.

Ainda que sejam adotadas todas as precauções possíveis, é necessário se preparar para essa ocorrência, já que eles apresentam um risco sério para a saúde financeira do seu negócio. Até porque permitir que clientes inadimplentes passem despercebidos logo começa a atrapalhar outros aspectos do seu trabalho.

Quer entender melhor como lidar com essas situações? Então, continue a leitura!

Riscos dos clientes inadimplentes

Como você já deve imaginar, perdoar clientes que não pagam não é bom para os negócios. Alguns dos principais riscos que eles oferecem estão elencados a seguir.

Fluxo de caixa inconsistente

Quando um pagamento atrasa ou não é efetuado, isso prejudica boa parte do seu planejamento financeiro. Todavia, isso não é problema quando esses casos são exceção. Porém, quando essas cenas se tornam muito frequentes, é possível que você não consiga dar conta de algumas de suas principais despesas fixas.

Travamento de novos negócios

Enquanto você não recebe por um serviço ou produto, pode ficar impossibilitado de fechar novos negócios, seja por falta de material, seja pela necessidade de compensação para a sua equipe. O resultado é que, além de causarem um prejuízo direto, clientes inadimplentes também reduzem sua rentabilidade.

Desgaste da sua equipe

Quando alguém deixa de pagar, alguns membros da sua equipe precisam entrar em contato com o indivíduo e fazer a cobrança, o que pode resultar em mais discussão e estresse. Além disso, a cobrança consome o tempo produtivo dos colaboradores, e isso também prejudica os resultados do time.

Dicas para lidar com clientes inadimplentes

Depois de entender o problema, o próximo passo é saber como lidar com ele. Para isso, trouxemos aqui algumas dicas para evitar o impacto negativo desses clientes. Confira!

Faça uma análise de crédito

Isso é especialmente útil em vendas de alto valor a prazo. Se um potencial cliente tem alguma dívida ativa, tem o nome sujo ou outro problema do tipo, há chances bem maiores de que ele se torne um inadimplente. Não tenha medo de recusar esses casos, pois eles não devem gerar nenhum lucro.

Dê preferência às vendas pelo cartão de crédito

Quando um cliente compra no cartão de crédito, o dinheiro vai imediatamente para a empresa, independentemente do prazo, protegendo seu negócio. Além disso, oferecer juros menores para essa modalidade de pagamento também é uma boa maneira de evitar prejuízo.

Tenha uma política de fidelidade

Se você quer restringir algumas compras até que o cliente demonstre ser de confiança, pode criar uma política de fidelidade. Dessa forma, clientes que já são bons credores podem fazer compras de maior valor.

Agora que você tem essas informações, pode lidar melhor com os clientes inadimplentes. Lembre-se, no entanto, de sempre continuar se prevenindo, ou sua empresa poderá ter várias dificuldades.

Quer mais ajuda para melhorar o seu negócio? Então, veja nosso artigo sobre planejamento financeiro da loja de móveis e tire as suas dúvidas agora mesmo.

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