Descubra agora como transformar orçamento em vendas concretas

A taxa de conversão (TC) consiste em uma métrica usada para avaliar os resultados obtidos com as campanhas publicitárias e as estratégias de marketing digital. Ela é primordial para saber as melhores maneiras para aumentar as vendas da empresa e como transformar orçamento em vendas.

Nesse sentido, é necessário destacar que, por meio dessa taxa, o gestor consegue monitorar o desenvolvimento da organização e os reais resultados alcançados por ela, inclusive mostrando quais estratégias têm sido mais satisfatórias para a geração de vendas.

Logo, isso ajuda de maneira significativa as empresas a transformarem orçamentos em vendas reais e, além do mais, deixa claro a necessidade de adotar as estratégias e as técnicas certas para alcançar esse objetivo.

Então, continue a leitura e descubra agora como transformar orçamento em vendas concretas!

6 ações práticas para transformar orçamento em vendas

Quando uma pessoa pede um orçamento, isso não significa que ela vai fechar negócio. Porém, algumas práticas podem mudar esse cenário, aumentando a chance de efetivar a venda e elevando a satisfação do cliente. Veja abaixo que ações são essas: 

1. Entenda as dores do cliente

Saiba que a dor é o motivo principal pela qual seus clientes procuram a sua empresa e, após passar pelo seu funil de vendas, ele compra o serviço ou o produto que você oferece. Dessa maneira, conhecer melhor a dor de seus consumidores, facilita em como os seus serviços podem solucionar os problemas deles.

Para realizar esse processo de maneira bem feita, seus vendedores podem realizar perguntas aos clientes a fim de descobrir a sua dor e, assim, conseguir fazer com que o consumidor compre o item capaz de resolver o seu problema.

2. Mostre o que sua empresa tem de diferente

O vendedor, antes de saber como converter orçamentos em vendas, precisa pensar no consumidor.

Ou seja, antes de sair falando a respeito das vantagens e dos diferenciais dos seus produtos e serviços, é necessário deixar o cliente entrar na loja e conhecer mais sobre os seus produtos.

A partir desse momento, observe e seja um bom ouvinte e, além disso, busque descobrir quais os problemas que o seu produto ou serviço podem solucionar.

3. Melhore o posicionamento da marca

Melhorar o posicionamento de marca significa investir em divulgação. Porém, é importante incluir sempre o propósito de seu serviço ou produto, como ele é capaz de resolver os problemas dos clientes e deixar clara qual a mensagem que a sua empresa transmite.

Caso você esteja com pouco dinheiro para investir em agências de publicidade, você pode trabalhar com sua marca nas redes sociais, como Instagram e Facebook. Atualmente, com o acesso às redes sociais e à internet em si, todo empreendedor é capaz de investir no posicionamento de sua marca.

4. Motive os vendedores

Não basta pensar em bons resultados de vendas se seus vendedores não compartilham dos mesmos objetivos da sua marca e não acreditam na qualidade daquilo que estão vendendo.

Dessa forma, para solucionar esse problema, é preciso programar eventos e treinamentos sobre como seu produto ou serviço atende as necessidades do seu consumidor.

Para fazer com que seus produtos sejam desejados pelos clientes, o vendedor precisa ser motivado a ter bons resultados. Delimitar metas, bonificar os melhores vendedores e proporcionar atividades associadas ao bem estar e qualidade de vida podem ajudar a empresa a transformar mais orçamentos em vendas. Além disso, é importante que a empresa se mostre, de fato, preocupada com o colaborador.

5. Faça a análise de indicadores

Análise de indicadores é um procedimento utilizado para avaliar o desempenho e a saúde financeira de uma empresa

Os indicadores, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator), nada mais são que métricas. E esses números conseguem mostrar se a loja teve ganhos ou prejuízos, ou se um setor específico alcançou o retorno esperado após uma estratégia. 

Quando falamos em setor comercial, as métricas podem ajudar o gestor a descobrir se os investimentos para captar clientes estão gerando resultados. Assim, a partir dessas informações, é possível definir mudanças para melhorar o desempenho dos vendedores e aumentar as vendas. 

Principais indicadores para análise

Existem muitos indicadores que podem ser utilizados para analisar o desempenho de uma empresa. No entanto, neste tópico falaremos exclusivamente das KPIs de vendas mais importantes para a estratégia comercial. 

CAC (Custo de Aquisição por Cliente)

O CAC é um indicador que mostra quanto a loja precisa desembolsar para captar um cliente novo. Essa métrica pode ser usada para identificar se o investimento está realmente trazendo retorno e se é necessário mudar as estratégias de marketing e captação.

Para descobrir o CAC da sua loja, basta que você aplique a seguinte fórmula:

CAC = Total investido para a captação de clientes novos / número total de novas aquisições 

Lifetime Value (LTV)

Lifetime Value é um KPI que mostra quanto a empresa faturou com um cliente enquanto ele esteve na carteira. Se o LTV for baixo, isso significa que a sua loja não conseguiu recuperar o retorno financeiro que teve com a aquisição desse cliente. Logo, mantê-lo pode não ser uma vantagem.

O cálculo para descobrir o Lifetime Value é bastante simples e se dá por meio da fórmula: 

LTV = valor médio das suas vendas x média das vendas anuais x média de anos que o cliente ficou em carteira  

Conversão em venda

Conversão em venda é um indicador que corresponde ao percentual de vendas que a equipe comercial conseguiu realizar. Ter essa métrica bem definida é importante para mensurar o desempenho dos seus vendedores, bem como para elaborar metas comerciais mais assertivas.

Para descobrir a taxa de conversão em venda você precisa fazer o seguinte cálculo:

Conversão em venda = número de vendas realizadas / número de contatos

Tempo de venda  

Tempo de venda é um KPI que mostra o tempo médio que o vendedor leva para fechar um negócio desde o primeiro contato com o cliente. 

Essa métrica é interessante para analisar se as estratégias e os investimentos geram lucros, ou ainda se é preciso aplicar novas ações para encurtar esse período e transformar orçamento em vendas em menos tempo. 

Abaixo, veja a fórmula para calcular o tempo de venda:

Tempo de venda = dia em que foi realizada a venda – primeiro dia de contato com o cliente

6. Busque por um diagnóstico especializado

Quando falamos em indicadores e métricas, é comum surgir a seguinte dúvida: “Como o gestor pode transformar os números em informações de qualidade?”

Se não possui conhecimento sobre o assunto, o profissional simplesmente não consegue fazer essa conversão corretamente, e muito menos assegurar que as métricas e indicadores são confiáveis e que serão usadas com eficiência. 

Se realmente quiser tomar boas decisões e garantir o crescimento do setor de vendas, o gestor precisa saber como fazer um diagnóstico especializado. Ou contratar alguém que ofereça esse tipo de serviço, como uma consultoria.

Na consultoria, um profissional ou empresa especializada faz o levantamento das necessidades do cliente. Depois que faz a análise de relatórios e números, explica qual a real situação dos negócios e quais ações são necessárias para corrigir erros e melhorar os processos. 

Essas informações, dadas pelo profissional terceirizado, contribuem para o gestor elaborar o planejamento estratégico e operacional com mais assertividade. O que, consequentemente, contribui para melhorar o atendimento dos vendedores e aumentar as chances de transformar orçamentos em vendas. 

Já sabe como transformar orçamento em vendas? 

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto, ou precisa de ajuda para transformar números em informações de qualidade e melhorar a sua tomada de decisão, converse com a nossa equipe e veja, na prática, como nossos serviços de Consultoria de Negócio podem ajudar. Tudo que você precisa fazer é preencher o formulário, que entraremos em contato!

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