Como medir a saúde financeira da empresa?

Para garantir a longevidade de qualquer empreendimento, é importante desenvolver várias outras habilidades, principalmente no que diz respeito a lidar com dinheiro. Assegurar a saúde financeira da empresa, portanto, é um dos primeiros passos para alcançar melhores resultados.

Porém, sem o conhecimento e as ferramentas certos, pode ser bem difícil saber se o seu negócio está ou não saudável.

Quando um gestor tem dificuldades para avaliar a saúde financeira do negócio, também terá mais dificuldades para lidar com possíveis crises e tomar decisões bem informadas. Com o tempo, isso pode causar prejuízos e te impedir de aproveitar algumas oportunidades.

Para te ajudar a não cometer este erro, vamos falar um pouco mais sobre a saúde financeira, sua importância para a empresa e quais indicadores você deve acompanhar para medi-la. Confira!

Qual a importância de medir a saúde financeira da empresa?

Como mencionamos, não ter um parâmetro bem claro da saúde financeira do seu negócio prejudica várias partes do trabalho de gestão.

Primeiramente, ter uma forma clara de comprovar quando sua empresa está passando por problemas financeiros é a melhor maneira de estar preparado e responder rapidamente.

Além disso, mesmo que o prejuízo não seja imediato, melhorar as finanças do seu negócio é um trabalho de longo prazo. Dessa forma, você precisa começar a promover mudanças o quanto antes. E uma análise da sua saúde financeira é a melhor maneira de não cometer erros ao longo do caminho.

Quais os principais indicadores da saúde financeira?

Há muitas coisas que podem indicar o quão bem ou mal vão as finanças do seu negócio. Quanto mais métricas você tiver a sua disposição, mais fácil será fazer uma análise precisa quando chegar a hora. E a tecnologia pode ajudar bastante a conseguir os dados para tomar as melhores decisões.

Para ajudar com isso, listamos aqui alguns dos principais indicadores que você deve ter em mente. Confira.

Faturamento

O faturamento de uma empresa é o total de dinheiro que ela recebe ao longo de um determinado período de tempo, geralmente medido a cada mês ou a cada semana. Um faturamento mais alto geralmente indica que há mais vendas fechadas no mesmo período de tempo.

No que diz respeito à saúde financeira da empresa, o faturamento é uma das bases usadas para fazer várias outras análises. A maioria das suas conclusões são tiradas com base em comparações com outros indicadores, na verdade. Porém, como regra geral, um faturamento mais elevado é um sinal positivo para o negócio.

Ticket médio

De forma simples, o ticket médio é um indicador de eficiência, o qual mede o valor médio de cada compra realizada em uma única venda. Em outras palavras, é o quanto você costuma receber por cada venda feita.

Quando a maioria dos clientes faz compras de alto valor ou em maior volume, esse ticket também aumenta proporcionalmente.

Um ticket elevado significa que você precisa de menos tempo e investimento para conseguir alcançar um nível razoável de rentabilidade.

Além disso, o aumento do ticket médio é um bom indicador para negócios que vendem produtos em quantidade, pois demonstra que mais unidades estão sendo vendidas a cada compra.

Índice de endividamento da empresa

Em muitas empresas, especialmente nos primeiros meses de atividades, boa parte de seus recursos financeiros serão provenientes de um empréstimo ou financiamento. Esse é um dinheiro necessário para complementar seu capital de giro e viabilizar suas atividades, mas ainda deve ser mantido sob controle para evitar o descontrole financeiro.

O ideal é que o índice de endividamento da empresa diminua a cada mês, indicando que seus débitos estão sendo reduzidos. Se, por outro lado, ele está aumentando, então você precisa revisar suas despesas.

Custos fixos

Falando nisso, uma das bases para quase todos os seus cálculos de saúde financeira da empresa são as suas despesas fixas. Luz, água, salários, tributos, materiais, entre outras coisas que você precisa adquirir para manter seu negócio funcionando, os quais possuem valores bem consistentes de um mês para o outro.

Além de ser um valor útil para tomar outras decisões, é importante avaliar se seus custos fixos não estão elevados demais. Se for este o caso, então é provável que você precise revê-los.

E, caso os gastos fixos estejam sob controle, mas você continue perdendo dinheiro, é sinal de que seus custos variáveis precisam ser reavaliados.

Ponto de equilíbrio

Esse é o ponto em que a sua empresa fica no “zero a zero”, ou seja, quando o total de ganhos da sua empresa é igual ao total de gastos. Não há lucro, mas também não há prejuízo.

Esse valor é importante para suas decisões por um motivo: ele te dá um bom parâmetro do quanto sua empresa precisa ganhar para se manter funcionando adequadamente. Se as suas projeções envolvem um valor menor que esse ideal, então você vai precisar fazer alguns ajustes no seu planejamento financeiro.

Margem de lucro

Por fim, mas não menos importante, a margem de lucro de um negócio deve sempre ser medida. Como você já deve saber, o lucro é a diferença entre o que foi investido e o retorno financeiro obtido. Sendo assim, um negócio mais lucrativo é aquele que extrai maior benefício em relação às suas despesas.

Mesmo que você possua um faturamento alto, ele não quer dizer nada caso não gere lucro. E, com algumas boas práticas, você também pode aumentar a lucratividade da sua empresa ao longo do tempo.

Como um software de gestão ajuda nessa tarefa?

Para mensurar melhor a saúde financeira da sua empresa, é importante investir em boas ferramentas de gestão para obter melhores resultados. Com um software adequado, você terá mais facilidade para obter relatórios de compras e contas a pagar, fazer comparativos entre cada mês de trabalho, fazer a projeção do fluxo de caixa, entre outras coisas.

Independente de qual seja a sua demanda, ter uma ferramenta certamente será de grande ajuda. E se você está em busca destas funcionalidades, o FoccoLOJAS tem exatamente o que você precisa para coletar dados, organizar informação e medir a saúde financeira da sua empresa.

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