O que é e como encontrar o ponto de equilíbrio da sua loja de móveis?

Muitos empreendedores realizam suas atividades diárias sem entender como anda a saúde financeira do negócio. O objetivo é aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Contudo, poucos se perguntam se o empreendimento está sendo sustentável, se consegue pagar as contas e ainda gerar lucros.

Entre o prejuízo e a lucratividade, existe uma importante métrica, chamada ponto de equilíbrio. Quer saber mais sobre o assunto e entender como andam as finanças do seu negócio? Então continue a leitura!

O que é ponto de equilíbrio?

Ponto de equilíbrio é o valor exato do faturamento que uma empresa precisa alcançar para que as contas sejam pagas, a saúde financeira do negócio seja mantida e a empresa não tenha prejuízos.

Ou seja, é o montante da receita a ser obtida para cobrir todos os custos, fixos e variáveis.

Logo, mesmo que o negócio não esteja rendendo lucro, também não está tendo um balanço negativo. É o ponto específico de rentabilidade mínima que um empreendimento precisa ter. Se ele for inferior a esse ponto, as contas ficam negativas, se superior, a empresa está dando lucro.

Qual é a importância desse indicador?

Esse indicador financeiro mostra como estão as finanças do negócio e se o empreendimento está se sustentando, dando prejuízo ou lucro. Isso porque ele indica onde as receitas e as despesas se equilibram, o que é de extrema importância para realizar projeções futuras.

Sua loja de móveis, por exemplo, pode estabelecer metas de vendas baseadas no ponto de equilíbrio. Pois, ao conhecer esse indicador, é possível saber quantas vendas devem ser realizadas para pagar os custos fixos e os variáveis.

Com essa informação, fica muito mais seguro tomar decisões estratégicas de crescimento ou, até mesmo, definir cortes e retrações.

Como calcular o ponto de equilíbrio?

Antes de aprendermos a fazer o cálculo dessa métrica, é preciso entender o que faz parte da equação. Isso porque, quando falamos de ponto de equilíbrio financeiro, é fundamental acrescentar as depreciações de equipamentos e maquinários. Confira:

  • custos variáveis — são todos os gastos que envolvem a produção de determinado produto ou serviço;
  • custos fixos — são os gastos permanentes, que independem da produção ou do volume de vendas;
  • receita — a soma de todas as vendas realizadas;
  • margem de contribuição — é o ganho bruto que a loja tem com a venda dos produtos, calculado subtraindo da receita os custos variáveis.

Para realizar o cálculo do ponto de equilíbrio, o empreendedor deverá dispor desses dados. A fórmula ficará da seguinte maneira:

Ponto de Equilíbrio = Custos Fixos / Margem de Contribuição.

O resultado desse cálculo indicará se o negócio está indo bem, se tem potencial de crescimento, ou ainda se a receita total não é suficiente para gerar lucro ao proprietário. Nesse caso, será necessário reduzir custos fixos e melhorar a margem de contribuição dos produtos.

O ponto de equilíbrio é um importante indicador financeiro para qualquer negócio e deve ser visto com muita atenção. Junte as informações necessárias e realize o cálculo para entender como anda sua loja e o que deve ser otimizado.

Gostou do nosso artigo? Então curta nosso perfil nas redes sociais para acessar mais conteúdos como este. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube!

Glossário do Mercado Moveleiro - Clique para baixar grátis

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

escolher sistema de gestão para lojas de móveissaúde financeira da empresa - pessoa fazendo cálculos financeiros em uma calculadora