5 características essenciais de um grande vendedor de móveis

Quem trabalha no varejo, em especial em loja de móveis planejados, sabe que não é tarefa fácil encontrar um vendedor que seja realmente eficaz e que atenda às expectativas dos clientes e do setor comercial da empresa. Então, como identificar as características ideais e essenciais de um vendedor de móveis que entrega resultado?

Para ajudá-lo a encontrar verdadeiros campeões de vendas, levantamos os 5 principais atributos que não podem faltar em um vendedor de sucesso!

5 características que um vendedor de móveis deve ter

1. Transparecer confiança para os clientes

É bem provável que o cliente entre na loja buscando por uma solução para algum problema. Neste caso, pode ser porque ele precisa de um novo móvel, como uma mesa de centro, ou até mobiliar toda a sua casa. Então, antes de mais nada, é preciso entender as necessidades do cliente e construir uma relação baseada na empatia e confiança.

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Se o vendedor é capaz de transmitir essa sensação para o consumidor, então ele é um campeão. Uma venda não é apenas uma venda: trata-se, também, de proporcionar uma experiência de compra memorável e construir relacionamentos duradouros que façam o cliente voltar à loja e recomendar os serviços para os amigos.

2. Entender do negócio e dos produtos que vende

Ninguém está interessado em receber informações vagas e desconexas, então é melhor que o vendedor saiba o que está fazendo. Se o cliente for questionador, há grandes chances dele desistir da compra se não sentir confiança nas respostas que recebe.

Portanto, é essencial que o vendedor de móveis tenha um conhecimento aprofundado sobre o negócio e produto ou serviço que são vendidos, sobre as vantagens e benefícios que ele traz ao consumidor, e o porquê ele foi eleito como a melhor opção para o cliente. É por meio desse tipo de atitude que o vendedor transmite confiabilidade e incentiva a compra.

3. Saber identificar a necessidade do consumidor

Os melhores vendedores sabem como identificar a necessidade do cliente. Para despertar o interesse de compra de quem visita a loja de móveis, o vendedor precisa conduzir o diálogo com perguntas e respostas que representam o que o comprador busca.

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Se conhecem bem os produtos e têm essas informações em mãos, então eles podem oferecer as melhores opções e uma experiência de compra inesquecível. Essas atitudes facilitam o processo de decisão de quem está comprando.

4. Sabem dar espaço ao cliente

Os clientes precisam de espaço para fazer suas compras. No caso de compra de móveis, na maioria das vezes os casais, por exemplo, vão às compras juntos. É natural que eles queiram alguma privacidade para conversar sobre os produtos sem a presença o vendedor. De modo geral, os clientes precisam de liberdade para olhar e analisar os produtos sem se sentirem pressionados.

5. Eles devem ser amigáveis

Para atrair a atenção do consumidor, os vendedores da sua loja de móveis precisam ser amigáveis e gentis, afinal, quem é que não gosta de uma boa primeira impressão e tratamento? Essa atitude provoca uma conexão entre o consumidor e o vendedor, e isso repercute positivamente no fechamento da venda. Além disso, é uma ótima maneira de construir uma relação de confiança com o cliente.

Como você pode conferir, atitudes simples, como uma recepção amigável, e diálogos em busca de conexão e entendimento sobre as necessidades do consumidor que acabam proporcionando ao cliente uma excelente experiência de compra.

Portanto, quando estiver em busca dos melhores vendedores de móveis, não deixe de considerar essas características.

Infográfico - Foco no Cliente e o Novo Marketing para Lojas de Móveis

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