A loja de móveis que quer melhorar o desempenho dos seus vendedores precisa investir em ferramentas de vendas.
Em épocas de grande oscilação de mercado, a loja de móveis precisa buscar formas de alavancar os negócios e garantir um diferencial competitivo.
Uma das estratégias mais usadas e que é bastante assertiva nesses casos é investir em ferramentas de vendas, tecnologias que podem ajudar no atendimento ao cliente e melhoria contínua dos processos comerciais.
Quer saber tudo sobre o assunto? Então confira neste artigo 11 ferramentas de vendas que a sua loja de móveis precisa investir urgente!
O que são ferramentas de vendas?
Ferramentas de vendas nada mais são do que tecnologias que ajudam a empresa a otimizar todo o processo comercial. Essas soluções podem ser softwares, apps ou até mesmo plataformas on-line de serviços.
As ferramentas de vendas, quando usadas corretamente, melhoram a organização de todos os processos de vendas. Inclusive, podem disponibilizar dados que contribuem para a atuação mais estratégica da equipe comercial.
Como as ferramentas de vendas podem ajudar a loja de móveis?
As ferramentas de vendas podem ajudar a loja de móveis a otimizar o atendimento ao cliente, automatizar tarefas burocráticas, agilizar processos internos e aumentar a venda de produtos. Mas não é só isso.
Por meio dessas soluções, o gestor e toda a equipe comercial podem alcançar insights interessantes para compreender melhor o cliente e tomar decisões mais inteligentes para atração e fidelização.
A importância de investir em ferramentas de vendas
Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, o consumo de móveis e colchões no mercado brasileiro foi cerca de 25,5 milhões de peças em fevereiro deste ano. Um número bastante significativo e que mostra uma demanda alta por produtos dessa categoria.
E quando a demanda é alta, é natural que mais empresas cheguem para suprir essas necessidades e, como consequência, a competitividade do mercado cresce.
Nos últimos anos, assistimos ao avanço do e-commerce e como o comércio eletrônico ganhou espaço no coração dos consumidores.
Empresas que querem competir nesse mercado precisam modernizar seus processos e melhorar a forma de se relacionar com os clientes urgentemente. O que só é possível com o apoio de boas tecnologias.
Investir em ferramentas de vendas não significa que o time comercial da loja de móveis se tornou incapaz de trazer bons resultados. Pelo contrário: esses investimentos servem para potencializar as ações do time para que possam dobrar ou até mesmo triplicar as metas.
Leia também – Inteligência comercial: o que é e como a loja de móveis pode desenvolver!
10 ferramentas de vendas que a loja de móveis precisar ter
Existem muitas ferramentas de vendas que podem ser aplicadas na loja de móveis, mas aqui apresentaremos apenas as principais. Confira!
1. Gerador de link para WhatsApp
O gerador de link para WhatsApp é uma ferramenta que permite a criação de um código para compartilhamento em redes sociais, e-mail, entre outros canais de vendas.
A grande vantagem dessa tecnologia é que o cliente não precisa mais se preocupar em anotar ou salvar o contato dos vendedores. Pode, simplesmente, clicar no link gerado ou mirar a câmera do celular para um QR Code com o link, por exemplo.
Por abrir a janela de conversa quase que instantaneamente, a ferramenta contribui para simplificar o atendimento ao cliente, além de potencializar as chances dele fechar negócio.
2. Trello
O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos que pode ajudar a loja de móveis a otimizar ainda mais a sua rotina.
A solução garante uma visualização simples sobre todas as tarefas e ações que precisam ser executadas pelos vendedores, mantém a lógica no fluxo das atividades e, claro, permite o compartilhamento do painel de tarefas com cada um dos integrantes do time.
3. Slack
O WhatsApp veio para otimizar o atendimento ao cliente, mas não é a única ferramenta de vendas que pode ajudar o time comercial.
O Slack, por exemplo, é um programa de mensagens instantâneas que pode facilitar o contato diário entre os vendedores, uma vez que centraliza toda a comunicação. Além disso, é uma ferramenta simples e intuitiva que possibilita a criação de canais de conversa mútua e a interação por meio de gifs, áudios e menções.
4. Aplicativos para smartphones
Atualmente, existe uma grande lista de aplicativos disponíveis e que têm potencial de auxiliar os vendedores da loja de móveis em diversas etapas de trabalho.
Apps para anotações, comunicação instantânea e controle de informações de venda são facilmente encontrados para os aparelhos, tanto para os que operam com o sistema Android quanto com iOS ou Windows Mobile.
Praticamente todos os profissionais do mercado fazem dos celulares e tablets grandes parceiros de trabalho. E com os membros do time de vendas da sua loja de móveis a situação não deve ser diferente, não é?
Alguns apps interessantes que podem contribuir diretamente com o time de vendas são o Scan Biz Cards, que funciona como uma biblioteca digital dos cartões de visitas, e o PixSell, que permite a criação de um catálogo de produtos para iPad.
5. E-mail Marketing
A comunicação é fundamental para a loja de móveis que pretende vender bem. E uma das maneiras mais confiáveis para entrar em contato com os clientes é por meio do e-mail. Um bom e-mail marketing e uma newsletter interessante podem ajudar muito na hora de vender produtos e abrir novas frentes de negócio.
Por meio dessa ferramenta de vendas, sua empresa tem a possibilidade de enviar notícias contendo novidades, promoções e até conteúdo útil para os clientes. Diferentemente de um e-mail comum, esse sistema permite personalizar os envios para que tragam melhores resultados.
Alguns dos programas mais conhecidos para isso são o Mailchimp, Campaign Monitor, Mailer Lite e o Madmimi.
6. Mapa de oportunidades
O mapa de oportunidades traz foco e organização para os negócios da empresa. Por meio de um software de controle visual, essa ferramenta de vendas permite que a equipe comercial visualize as melhores oportunidades. Basta cruzar as referências de clientes com os produtos por eles comprados ou que ainda possam ser vendidos.
O mapa de oportunidades também amplia a visão do empresário em relação ao mercado. A partir disso, é possível enxergar novas possibilidades de crescimento com base no que tem a oferecer para determinado público ou perfil de consumidor.
A ferramenta ainda disponibiliza dados que servem de base para a elaboração de estratégias para a atração e fidelização de clientes. Com as informações obtidas, a equipe consegue avaliar erros, acertos e fazer mudanças para melhorar.
7. Agenda
Por ter uma gestão recheada de ações, todo vendedor precisa ser capaz de administrar seu tempo. Para atingir esse objetivo, é necessário eliminar distrações comuns da rotina de trabalho, como conversas improdutivas, banalidades e leitura de e-mails.
A elaboração de uma agenda produtiva pode ser a saída para evitar o tempo de dispersão e aumentar vendas. É interessante que ela fique centralizada em um único local (software) para facilitar a visualização das atividades e o cumprimento dos prazos.
A agenda produtiva também pode ser montada na medida em que você faz o próprio mapa de oportunidades. Dessa forma, sua empresa poderá criar mais compromissos relativos ao alcance de metas e fechamento do negócio.
8. Assinatura eletrônica
Eliminar ou reduzir a burocracia ao fechar acordos é desejo comum das pessoas envolvidas em uma negociação. E uma das ferramentas de vendas que cada vez mais contribui para esse objetivo é a assinatura eletrônica.
O recurso permite assinar documentos rapidamente sem abrir mão da segurança e da validade jurídica. Para vendedores e seus clientes, a assinatura eletrônica traz o benefício da agilidade e praticidade para fazer transações a qualquer momento e em qualquer lugar.
Outra vantagem da ferramenta é a possibilidade de reduzir custos. Isso porque uma assinatura digital elimina a necessidade de usar papel e tinta, fax e fotocópias no processo de elaboração de documentos.
Nesse tipo de assinatura, o monitoramento das atividades engloba a data e horário dos acessos, os locais onde foram feitos e até o modelo de dispositivo usado. Assim, é possível registrar e conferir informações importantes sempre que for necessário.
O Doc Seguro é um exemplo de ferramenta de assinatura eletrônica. Totalmente integrado ao FoccoLOJAS, ele permite que a loja de móveis envie aos clientes diversos tipos de documentos e contratos para assinatura. Tudo isso diretamente pelo software de gestão!
9. Pipeline
O pipeline é um funil que simula o processo de vendas e que pode ser aplicado a partir de um sistema ou planilha. O principal objetivo dessa ferramenta é auxiliar o vendedor no gerenciamento das oportunidades de venda durante cada estágio do funil.
Esse recurso permite que a empresa acompanhe cada etapa que um cliente deve cumprir até a conversão, o que exige coleta de informações e elaboração de estratégias que ajudem a manter o bom atendimento.
Entre as informações que podem ser registradas no pipeline, destacamos:
- Nível de interesse do cliente sobre o produto;
- Valor da proposta;
- Probabilidade de sucesso;
- Previsão da data de fechamento.
10. CRM
O CRM é um sistema que permite que os colaboradores monitorem o relacionamento com os clientes, registrando todas as interações, vendas, reuniões e informações desse contato. O software ainda conta com interfaces dedicadas, ou seja, personalizáveis para cada equipe.
No caso do time de vendas, a interface é capaz de concentrar todas as informações relacionadas às transações comerciais.
A ferramenta também permite que os vendedores consultem e gerem dados que podem ser compilados em relatórios. Esses documentos facilitam a visualização de informações sobre o pipeline de vendas e as metas alcançadas.
11. ERP
O ERP é um software de gestão que possui a capacidade de integrar e reunir informações sobre os mais diversos setores da empresa em um só lugar. Com ele, é possível realizar um planejamento estratégico muito mais amplo de cada área.
A conexão entre os departamentos permite que a loja de móveis funcione de maneira coordenada, sem desencontro de informações. O que auxilia na geração de relatórios mais precisos e na análise em profundidade sobre as operações e processos internos.
O FoccoLOJAS, por exemplo, é um sistema de gestão integrado que foi desenvolvido especialmente para atender o setor moveleiro. A solução é 100% web, possui criptografia avançada e entrega funcionalidades que ajudam a simplificar todas as operações da empresa, inclusive as que envolvem a equipe comercial.
Com o FoccoLOJAS o time de vendas pode:
- Acompanhar o projeto de cada cliente;
- Realizar a comunicação instantânea via chat;
- Fazer a confirmação de agendas;
- Avaliar todas as etapas do atendimento;
- Solicitar assistência técnica;
- Enviar anexos;
- Acessar dados e indicadores;
E muito mais!
Entre em contato com a nossa equipe para saber mais detalhes sobre o FoccoLOJAS!