Uma empresa só consegue melhorar seus resultados quando possui acesso às informações que permitem o conhecimento sobre aquilo que precisa ser aprimorado.
Sem conhecimento, fica praticamente impossível para ela aumentar, por exemplo, as vendas, a produtividade dos seus vendedores e até mesmo a credibilidade da marca no mercado.
Inteligência comercial é uma ferramenta que trata da coleta, armazenamento, análise e monitoramento de informações comerciais. Seu objetivo? Ajudar a identificar gargalos, oportunidades e necessidades de melhorias dentro das estratégias de vendas.
Quer saber como aplicar a inteligência comercial na sua loja de móveis? Então continue lendo o post e descubra!
O que é inteligência comercial?
Inteligência comercial, conhecida também por inteligência de mercado, nada mais é que uma prática que visa coletar, organizar, analisar e monitorar as informações relacionadas a clientes, produtos, serviços, mercado, entre outros elementos.
Quando a empresa possui inteligência comercial, ela pode garantir uma série de benefícios que vão desde estreitar as relações com os clientes da base, atrair mais potenciais compradores, até aumentar o desempenho dos vendedores e vender mais produtos.
Como a inteligência comercial pode ajudar a loja de móveis a vender mais?
Já que a inteligência comercial utiliza informações sobre clientes, produtos, serviços e mercados, a loja de móveis pode identificar com mais facilidade o que realmente é relevante para a estratégia comercial.
Isso significa que não precisa gastar energia ou elaborar ações baseadas no que se acha ser certo. Pelo contrário, a loja de móveis passa a saber exatamente o que precisa ser feito, como fazer e por que fazer.
Dados que contribuem para adquirir inteligência comercial
Existem muitas informações que a loja de móveis pode coletar ao longo da sua existência, mas nem todos esses dados são relevantes para adquirir inteligência comercial.
Abaixo, veja quais são as informações que realmente geram impacto nas estratégias comerciais e que podem contribuir para o melhor desempenho das vendas:
1- Informações sobre o mercado
- Quais são as expectativas para o setor moveleiro até 2025?
- Como foi o desempenho em 2022, e o que se deve esperar para o próprio ano?
- O total de vendas registrado no setor foi satisfatório?
- Quais são as tendências para esse mercado?
Ao levantar essas informações, a loja de móveis precisa fazê-lo de modo a adquirir uma visão ampla sobre o seu nicho. Só assim vai ter tranquilidade para investir e direcionar as ações estratégicas.
2- Informações sobre vendas
- Quanto a sua loja de móveis vendeu nos últimos seis meses?
- A equipe comercial conseguiu atingir todas as metas?
- A loja enfrentou alguma dificuldade na hora de vender?
Coletar e analisar as informações sobre as vendas também é importante para a loja de móveis adquirir inteligência comercial. Isso porque é por meio desses dados que vai identificar gargalos e necessidades de melhorias.
3- Informações sobre produtos e serviços
- Quais foram os produtos mais vendidos na loja?
- Quais itens tiveram menor saída ou foram devolvidos?
- Quais produtos ou serviços geraram mais custos para a empresa?
É com base nas informações de produtos e serviços que a loja de móveis vai descobrir os itens preferidos dos clientes, quais itens não valem o investimento ou até os serviços que precisam ser aprimorados.
4- Informações sobre clientes
- Quantos clientes novos entraram na base?
- Qual foi a taxa de churn no último ano?
- Qual o perfil de cliente que mais comprou na loja?
As informações sobre os clientes servirão de base para a loja identificar o que o seu público está buscando, o que os fez desistir de uma compra e qual é o perfil de cliente ideal para direcionar as estratégias comerciais.
5- Análise de concorrentes
- O que seus concorrentes estão fazendo para atrair os clientes?
- Quais produtos estão vendendo?
- Os preços da concorrência são mais baixos que os da sua loja?
Fazer a análise dos concorrentes também é muito importante para a loja de móveis adquirir insights, oferecer produtos e serviços mais competitivos e elaborar promoções que ajudem a atrair mais clientes.
6- Análise de conjuntura
- Como o cliente da sua cidade está se comportando ultimamente?
- Qual é a tendência para as taxas de juros até final do ano?
- A queda ou o aumento podem afetar as vendas da sua loja?
A análise de conjuntura consiste em prever o desempenho da economia de um determinado país, estado ou região. Ao fazer esse levantamento, a empresa pode se antecipar e impedir que problemas externos impactem negativamente seus resultados.
Como a loja de móveis pode adquirir inteligência comercial?
Agora que já vimos quais informações precisam ser levadas em consideração, veja o passo a passo para sua loja de móveis adquirir inteligência comercial.
1- Coleta de dados
O primeiro passo para adquirir inteligência comercial está em coletar dados. Como vimos, são as informações levantadas pela loja de móveis que vão proporcionar à ela uma visão ampla sobre clientes, mercado, produtos e serviços.
2- Análise de indicadores
Depois de fazer a coleta de todas as informações, é hora de fazer a análise de indicadores que ajudem a identificar o progresso ou baixo desempenho comercial da loja. Aqui, os indicadores mais interessantes são:
- Ticket médio;
- Lifetime value (ciclo de vida do cliente);
- Taxa de churn (cancelamento);
- Nível de satisfação de clientes;
- Taxa de conversão em vendas.
3- Planejamento
Após fazer a análise de indicadores, sua loja de móveis deve montar um plano para melhorá-los e otimizar o desempenho dos vendedores. Por exemplo:
- Para aumentar o ticket médio será preciso aumentar o preço dos produtos e a quantidade de itens vendidos por cliente;
- Para assegurar que o cliente fique mais tempo na base, a equipe comercial precisa investir em um bom pós-vendas.
4- Automação de processos
O último passo consiste em automatizar processos para garantir que a sua loja fará a coleta e a análise dos dados corretamente.
Afinal, de nada adianta ter um monte de informações na base, se o acesso aos dados for difícil, as informações estiverem incompletas e a empresa não tiver uma ferramenta para facilitar o cálculo de indicadores.
Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como adquirir inteligência comercial, então leia nosso artigo sobre os benefícios de um sistema de gestão e veja como essa ferramenta pode ajudar sua loja a coletar, monitorar e usar as informações a favor dos negócios!