5 métricas de mercado para loja de móveis

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Se as métricas de mercado são importantes para qualquer tipo de negócio, podemos dizer que elas são ainda mais essenciais quando estamos tratando de lojas de móveis. No entanto, para que seu uso gere resultados efetivos, é necessário conhecer aquilo que será avaliado e o que se espera a partir disso. 

Na Era da Informação, onde as interações humanas são intermediadas por soluções tecnológicas e geram uma abundância de dados, mensurar a performance se faz fundamental.  É exatamente esse tipo de atividade que auxilia na gestão do setor moveleiro e nas tomadas de decisões, pois é capaz de disponibilizar um grande número de informações. 

Métricas são medidas de desempenho usadas para mensurar a performance, ou seja, servem para avaliar todo o desenvolvimento de um processo e seu resultado. Apesar de suas diversas possibilidades de uso, hoje trataremos exclusivamente daquelas que acompanham o sucesso das empresas em suas ações de diferenciação frente à concorrência.

Quer saber como as métricas de mercado podem ajudar você a identificar o diferencial competitivo da sua loja de móveis? Continue a leitura e descubra!

Como identificar o diferencial competitivo de sua loja de móveis?

Todas as empresas possuem características de negócio que as diferenciam do restante do mercado. Esses atributos podem estar relacionados aos produtos em si, às estratégias, à distribuição ou, ainda, ao tipo de atendimento ao cliente como diferencial competitivo.

Podemos definir diferencial competitivo como o motivo principal que faz com que os consumidores adquiram seu produto ou utilizem seu serviço. Ou seja, para destacar-se no mercado, você precisa evidenciar os seus diferenciais na mente de seus consumidores.  

Até aqui, já conseguimos entender sobre a importância do diferencial competitivo para um negócio. Sabendo disso, o que a sua loja de móveis pode fazer para acompanhar se os seus objetivos relacionados a esse tema estão sendo alcançados?

A forma mais eficaz de fazer esse acompanhamento é por meio da utilização de métricas de mercado. Ficou interessado e quer saber qual a importância desse recurso para sua empresa? Continue aqui com a gente: explicaremos com detalhes!

Qual a importância de métricas de mercado para loja de móveis?

Qualquer estratégia de mercado precisa partir das métricas. Por meio delas, é possível medir os resultados relacionados a investimentos, melhorias e implementação de novos processos.

Mensurar a sua performance possibilita a melhora na produtividade do negócio com base no comportamento de consumo dos clientes. Depois, podemos falar também sobre a identificação de pontos positivos e negativos de campanhas implementadas.

Quais são as métricas de mercado para loja de móveis mais utilizadas?

Para conhecer as métricas de mercado para loja de móveis mais utilizadas, continue a leitura. A seguir, abordaremos algumas delas e como podem ajudar no desenvolvimento do seu negócio. 

Métrica de vendas: ticket médio

Ticket médio é uma métrica de vendas utilizada para identificar o valor médio das compras de cada cliente. Fazer seu cálculo é fácil e você só precisa dividir o faturamento total pelo número de vendas realizadas no período.

Conhecer essa métrica é fundamental para avaliar como os seus clientes consomem os produtos e os serviços de sua loja de móveis. A partir dessas constatações, é possível aprimorar as atividades e ainda descobrir outras oportunidades.

Métrica de vendas: ROI

O ROI ou Retorno Sobre Investimento é outra métrica de vendas bastante utilizada pelos gestores de lojas de móveis. Geralmente, ela é implementada quando se tem o objetivo de conhecer o retorno financeiro trazido por uma estratégia ou pelo trabalho do time de vendas.

Seu cálculo é simples: basta considerar o ganho obtido e subtrair o valor do investimento realizado. Depois, o resultado deve ser dividido pelo valor do investimento. Sabendo o ROI, você já está preparado para tomar as melhores decisões!

Métrica de retenção: taxa de retenção de clientes

A retenção de clientes está muito mais relacionada ao investimento em relacionamento do que à prática massiva de ofertas. Mais do que receber descontos, o cliente merece ser lembrado continuamente sobre o quanto é valorizado pelo seu negócio.

A taxa de retenção de clientes pode ser medida de uma forma também bastante simples. Primeiro, considere o número de clientes do final do período e subtraia o número de novos clientes adquiridos durante o período. Agora, divida o resultado pelo número de clientes no início do período e multiplique o novo resultado por 100. 

Métrica de satisfação: NPS

O NPS (Net Promoter Score) é a métrica mais importante para descobrir a satisfação dos seus clientes em relação ao seu negócio. Trata-se de um índice responsável por medir a porcentagem dos atuais clientes que indicariam seus produtos e serviços a outras pessoas.

Essa métrica não possui um cálculo específico, mas consiste em uma pesquisa onde o cliente deve avaliar se indicaria a loja utilizando uma escala de 0 a 10, considerando o nível da sua satisfação. 

Exemplo: “De 0 a 10, quanto você indicaria nossos serviços aos seus amigos e familiares?”

Métrica de satisfação: CSAT

CSAT (Customer Satisfaction Score) também é uma métrica importante para medir a satisfação do cliente. No entanto, ela está mais relacionada a novos clientes e a um período de tempo mais curto e limitado.

Sua mecânica é similar à da métrica NPS, mas sua escala vai de 1 a 5.

Exemplo: “De 1 a 5, quanto você está satisfeito com o nosso atendimento?”

Como o  FoccoLOJAS ajuda sua loja a vender mais e melhor?

Com o relatório de análise de métricas do FoccoLOJAS, você consegue visualizar as principais informações sobre a sua loja de móveis. Também é possível filtrar informações considerando loja/unidade, período, fornecedor e responsável.

Após criar a visão que é mais compatível com o seu negócio, o FoccoLOJAS traz visibilidade para métricas que podem ajudar a aumentar suas vendas, como taxa de conversão, ticket médio, quantidade de clientes.

Venda mais e melhor com o FoccoLOJAS. Aproveite agora mesmo para solicitar uma demonstração do sistema.

E-book - Perfil do Consumidor de Móveis 2020 - Baixe o relatório grátis

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts