Os 4 problemas gerados quando o ponto de vendas não é qualificado

Um bom gestor sabe que problemas no ponto de vendas (PDV) podem ocasionar perdas de informação, tarefas sem êxito e a tão temida queda no faturamento. No entanto, identificar os erros e as melhores soluções para qualificar a unidade de venda é uma tarefa que exige bastante trabalho, mas que ao final do processo pode trazer resultados incríveis para um negócio. 

Para perceber o tamanho da importância do ponto de venda, veja só esse estudo realizado pela Fabitos, empresa do ramo de alimentação. No relatório foi destacado que mais de 85% dos consumidores decidem quais e quantos itens vão comprar somente no PDV.

Ou seja, se o ponto de vendas for elaborado de forma estratégica, a loja pode atrair mais clientes e até aumentar o ticket médio. 

A sua loja de móveis faz a gestão do ponto de venda corretamente? 

Neste artigo, abordaremos os principais problemas decorrentes de um ponto de vendas com falhas, e como a sua loja de móveis pode superar todos esses obstáculos de maneira simples e eficiente. Curioso? Então siga com a leitura!

Quais os principais problemas que erros no ponto de vendas podem gerar? 

Um ponto de vendas não qualificado é o pesadelo de todo gestor. Por isso, conhecer as principais falhas é importante para se prevenir e saber como solucioná-las. Veja abaixo os 4 problemas mais comuns ocasionados por falhas em PDVs:

1. Falhas na integração dos processos internos

Um ponto de vendas que não trabalha com processos integrados, fatalmente, terá que conviver com muitos erros no momento da transmissão dos dados. Além disso, a segurança e a agilidade são outros aspectos prejudicados pela falta de integração nas operações do varejo.

Quando existe demora na troca de informações do início (orçamento) ao fim (possível concretização da venda), muitas falhas podem surgir. Logo, os processos perdem em eficiência e, consequentemente, a decisão de compra do consumidor é negativamente afetada.

2. Queda no faturamento

Como vimos no tópico anterior, as falhas na integração dos processos podem comprometer as vendas com um todo. E o resultado disso, inevitavelmente, será uma queda no faturamento do ponto de vendas.

Tenha em mente que a redução no volume de vendas do PDV impacta negativamente as operações da empresa como um todo, uma vez que ela passa a ter limitações com a redução nos recursos disponíveis.

3. Dificuldade na tomada de decisões

De fato, muitas decisões são tomadas diariamente em uma organização. Contudo, quando o gestor se depara com um problema que apresenta mais de uma alternativa para ser solucionado, ele precisará de informações consistentes para subsidiar a escolha.

Caso esses dados não estejam disponíveis, ele não terá certeza em relação ao melhor caminho a seguir. E o cenário apresentado expõe a empresa a riscos e falhas que podem comprometer o desempenho de todo o negócio — inclusive do PDV.

4. Perda de novas oportunidades de negócios

Além de falhas na integração com demais processos, queda no faturamento e maior dificuldade na tomada de decisão, outro problema relacionado ao mau direcionamento do ponto de vendas é a perda de novas oportunidades

Quando a loja de móveis não possui um ponto de venda qualificado, os clientes tendem a ignorar os produtos em exposição. E o que ocorre? A empresa não só perde a chance de vender mais, como deixa de fechar novas parcerias

problemas no ponto de vendas

Como evitar os problemas no ponto de vendas?

Se o objetivo é aproveitar melhor as oportunidades de negócios e elevar a receita, é essencial que a loja busque soluções estratégicas para solucionar os problemas e garantir uma gestão dos pontos de vendas eficiente.   

Não têm ideia por onde começar? Sem pânico! Abaixo separamos 3 dicas que podem ajudar a sua loja a superar todos os obstáculos. Confira: 

1- Aposte na personalização do PDV 

Como muitos pontos de vendas podem ter um visual semelhante, o ideal é que a sua loja de móveis aposte na personalização do seu PDV. Só assim conseguirá chamar a atenção do cliente e sobressair à concorrência.

Para acertar na personalização existem alguns elementos que precisam ser considerados. Abaixo conheça os mais importantes: 

Fachada

A fachada é o primeiro elemento que o cliente vai reparar em um PDV. Por isso, é fundamental que ele apresente a marca de forma clara, criativa e interessante. Uma boa fachada pode atrair a atenção de mais clientes, bem como elevar as vendas da loja

Layout 

O layout está relacionado à estrutura do ponto de vendas. Assim sendo, é importante que o layout seja planejado pela equipe responsável para assegurar que o cliente caminhe pelo estabelecimento com facilidade

Já pensou um cliente visitar a loja pela primeira vez, bater em um móvel mal posicionado e se machucar? Isso pode gerar uma série de problemas desnecessários, inclusive afetar a reputação da empresa.  

Para planejar bem o layout do seu PDV, aqui vai uma dica: defina e organize os espaços de forma estratégica, sempre respeitando os caminhos pelo qual o cliente pode passar. 

Iluminação

A iluminação é outro ponto importante que precisa ser levado em consideração na hora de personalizar uma unidade de vendas.

A luz deve favorecer as qualidades do produto, assim como os valores da marca. Não só isso, deve facilitar a compreensão do cliente sobre as cores e características do produto. 

2- Invista em visual merchandising

Além da personalização, a loja de móveis precisa, também, apostar em visual merchandising

O visual merchandising é uma estratégia de marketing que pode valorizar os produtos, a marca e o próprio PDV. Também estimular o cliente a fechar compras.

Uma pesquisa desenvolvida pela BrainRules apontou que as pessoas retêm 65% das informações quando elas são exibidas através de recursos visuais. Ou seja, o visual merchandising pode influenciar na decisão de compra do consumidor. 

Para que a sua loja planeje um bom visual merchandising, procure:  

  • Combinar as cores na vitrine para garantir um PDV atrativo; 
  • Planejar cuidadosamente a vitrine, deixando os produtos bem organizados e com boa visibilidade;  
  • Precificar corretamente as peças para entregar um valor justo e não ter prejuízos; 
  • Usar a iluminação para ressaltar as qualidades do produto. 

3- Implemente novas tecnologias

Um levantamento feito pelo Olhar Digital, plataforma de informações online com foco em tecnologia, apontou que a maioria das empresas brasileiras se organizaram para investir entre 10% a 30% do faturamento em ferramentas ligadas à transformação digital. Algumas delas são: computação em nuvem, inteligência artificial e sistema integrado de gestão empresarial, também conhecidos como ERP. 

Ao investir nessas tecnologias, empresas de diversos segmentos, inclusive as lojas de móveis, podem ser beneficiadas das seguintes formas: 

  • Redução de custos; 
  • Aumento das vendas e receitas; 
  • Economia de tempo na realização das operações; 
  • Melhora na tomada de decisão; 
  • Maior satisfação de clientes e colaboradores.
problemas no ponto de vendas - pessoa analisando dados de vendas

Por que um sistema ERP é a solução ideal para o gerenciamento eficiente dos pontos de vendas?

Sem dúvidas, um sistema ERP é capaz de solucionar de maneira eficaz as necessidades de informação do seu ponto de venda. Para tanto, ele integra todos os departamentos da empresa e promove a centralização dos dados.

Além disso, o sistema de gestão permite o gerenciamento de diversos pontos de venda como se fossem um só. Isso possibilita ao gestor ter uma visão mais ampla e estratégica da situação atual da loja ou fábrica de móveis. 

Ter os processos integrados por uma solução completa e inteligente traz maior agilidade e segurança nas informações. E o resultado disso é que o ponto de vendas será mais qualificado e terá uma significativa redução nas falhas que afetam os resultados. 

FoccoLOJAS: como a tecnologia pode ajudar?

O FoccoLOJAS é uma solução tecnológica que pode tornar a gestão dos pontos de vendas mais simples e fácil. Isso porque apresenta recursos capazes de otimizar processos e melhorar o planejamento do PDV, sendo alguns: 

1- Módulo comercial

Amplia a visão do gestor, fazendo com que seja capaz de tomar decisões cada vez mais eficientes e alinhadas aos planejamento estratégico de vendas.

O profissional pode, por exemplo, descobrir quantos clientes foram atendidos em um determinado período, quantos voltaram a fazer negócio e quais ações precisam ser adotadas para melhorar a experiência de compra. 

2- Módulo de compras

O FoccoLOJAS também conta com um módulo específico que pode agilizar e facilitar a compra de produtos. Isso ajuda a loja de móveis a gerar orçamentos mais rápido, bem como impedir a falta de produtos para a venda. 

3- Módulo de estoque 

Cuidar do estoque também é importante para assegurar a entrega de produtos, caso o cliente queira adquirir os itens em exposição. O FoccoLOJAS possui um módulo voltado ao controle desse setor, para assegurar que a loja sempre tenha o produto certo disponível ao cliente, e também para evitar o acúmulo de produtos com pouco giro e demanda. 

Viu só como os problemas no ponto de vendas podem ser solucionados de forma prática? Se você gostou do conteúdo, aproveite o momento para conhecer mais sobre o FoccoLOJAS, e veja como a tecnologia pode acelerar o crescimento da sua loja de móveis.

FoccoLOJAS: sistema de gestão para lojas de móveis - Peça um contato e conheça a solução

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts