Erros ao abrir uma loja de móveis planejados: veja os 9 que você deve evitar

Nenhum empreendedor quer cometer erros ao abrir uma loja de móveis planejados. Mas, para isso, é preciso conhecer o mercado e saber em quais pontos ter atenção na hora de começar um negócio.

Primeiro, é preciso destacar que o segmento apresentou bons resultados nos últimos anos. De acordo com dados divulgados pelo IEMI, os móveis planejados se tornaram cada vez mais atrativos para as indústrias de móveis do país. Isso porque, em 2019, quase 10% das unidades produtivas das indústrias moveleiras já eram destinadas à produção de móveis planejados.

Ainda de acordo com a pesquisa, o número de pontos de venda de móveis planejados somou 7,2 mil estabelecimentos em 2019, entre redes exclusivas e lojas independentes. Esses números animam quem deseja investir, mas assim como em qualquer segmento econômico, é necessário tomar alguns cuidados.

Deseja saber quais são os erros que devem ser evitados ao abrir uma loja de móveis planejados? Então veja a lista que disponibilizamos abaixo!

1. Não saber escolher os sócios é um dos erros ao abrir uma loja de móveis planejados

Um sócio tem papel estratégico em uma empresa. Em alguns casos, ele traz a sabedoria que falta a um jovem empreendedor. Em outras situações, ele contribui com aporte financeiro.

Evite convidar pessoas apenas por questões emocionais, ou seja, por querer trabalhar com elas ou compartilhar essa experiência. Escolher o sócio certo para o seu negócio é de extrema importância para o sucesso do empreendimento!

2. Não conhecer seu público-alvo

Esse merece destaque na lista de erros que você deve evitar ao abrir uma loja de móveis planejados. Realize pesquisas para identificar o público-alvo, assim, você entenderá o poder aquisitivo de seu cliente e o que ele procura com relação a móveis planejados — ele pode ter um perfil mais conservador, por exemplo. Saber disso o ajudará a escolher peças para comercializar.

Abrir uma loja de móveis planejados sem ter definido o perfil do cliente pode colocar o negócio em risco.

erros ao abrir uma loja de móveis planejados

3. Não contar com profissionais treinados

É importante que o empresário dedique um tempo para treinar os colaboradores, de modo que eles entendam a rotina de trabalho de uma loja de móveis planejados. Além disso, é ideal que os funcionários estejam aptos a responder às perguntas dos clientes, transmitindo que realmente conhecem os produtos.

Por exemplo: o cliente pode ter um questionamento sobre o projeto no caixa, antes de fazer o pagamento. Se o funcionário que o atender souber como reverter a situação, a venda certamente será feita.

4. Não ter um planejamento financeiro

Ter um fluxo de caixa é muito importante. Por isso, saiba de quanto dinheiro sua empresa precisa para funcionar, calculando despesas fixas e variáveis.

Além disso, em hipótese alguma, retire dinheiro da empresa para despesas pessoais — e nem use recursos pessoais para socorrer a empresa. Ou seja, mantenha a vida financeira da empresa distante da sua.

Ter um empreendimento equivale a fazer um investimento, e investimentos levam algum tempo para trazer retorno. Respeite isso e planeje sua empresa para que ela consiga enfrentar situações adversas e passar a ter rendimento em longo prazo.

5. Não fazer uso da tecnologia

A tecnologia vem sendo muito utilizada em empresas de todos os ramos e, diante dessa realidade, contar com um software para a loja de móveis é primordial para o sucesso de seu empreendimento. Veja, abaixo, quais são os benefícios de utilizar um bom software de gestão:

  • redução de custos;
  • melhora da produtividade;
  • melhor conhecimento do que acontece na empresa;
  • acesso rápido a informações importantes.

Antes de fazer a implantação de um software para loja de móveis, avalie quais são as necessidades do seu empreendimento, pense nas funcionalidades e então procure por uma opção que ofereça maior segurança das informações da sua loja.

Peça uma demonstração

6. Não calcular corretamente o lucro e os preços dos produtos

Fazer o cálculo do preço dos móveis planejados não é uma tarefa fácil de ser realizada. Você vai precisar aplicar uma técnica que defina as margens de lucro e o valor a ser cobrado pelos produtos que vão ser colocados à venda no mercado.

Para isso, o ideal é contar com o auxílio de um contador experiente. Dessa maneira, os preços serão definidos baseando-se em todas as variáveis do negócio e, no final do mês, a sua empresa não terá prejuízos.

7. Não analisar a concorrência

Outro erro que é muito comum e que pode ser cometido é não analisar os concorrentes.

Fazer uma análise da concorrência não é apenas saber quantos são os seus concorrentes e os nomes das lojas de móveis planejados que oferecem produtos similares aos seus, mas, sim, estudar muito bem cada um deles. Veja abaixo o que você precisa saber sobre seus concorrentes:

  • os pontos fortes e fracos;
  • o tempo de entrega dos produtos;
  • as estratégias de divulgação;
  • o que eles preparam em termos de inovação.

Tendo acesso a todas essas informações, fica mais fácil saber quais as atitudes a serem tomadas para ter sucesso com a sua loja.

erros ao abrir uma loja de móveis planejados - móveis de cozinha com design moderno em uma loja

8. Deixar marketing e divulgação em segundo plano

A divulgação dos produtos é muito relevante para a venda dos móveis planejados. Por isso, abrir uma loja de móveis e não investir em publicidade é um grande erro. Para fazer uma campanha de marketing adequada, é preciso analisar pontos específicos, além de verificar quais são os hábitos do público-alvo.

O ideal é averiguar se os seus possíveis clientes assistem mais à TV, preferem ler jornais e revistas ou estão constantemente acessando as redes sociais com conteúdos digitais. Após saber a respeito disso, vai ser mais fácil criar as suas campanhas de divulgação para alcançar a clientela.

9. Não estabelecer metas é outro erro ao abrir uma loja de móveis

Metas são essenciais para que a empresa evolua. No entanto, elas precisam ser calculadas com cuidado e realismo.

Entenda o tamanho de seu negócio e o tempo que ele levará para conseguir resultados maiores. Uma loja de móveis planejados recém-criada não deve ter como meta de curto prazo o mesmo faturamento da líder de mercado. Por outro lado, uma meta mais palpável, como conversão de visitas em vendas, pode ser bem planejada para ser alcançada.

E então, se você deseja abrir uma loja de móveis planejados de sucesso, fique atento e não cometa nenhum dos erros citados neste artigo. Caso precise de um suporte para a tomada de decisões, não hesite em procurar uma equipe especializada na gestão de empresas, e conte com o auxílio de consultores especialistas na área. Dessa maneira, com certeza o seu empreendimento vai gerar bons resultados em curto e longo prazo.

Agora que você já sabe quais são os erros que não deve cometer ao fazer a gestão de sua loja de móveis planejados, leia também o nosso outro post: “Como administrar uma loja de móveis?” e obtenha mais informações sobre esse assunto!

E-book - Ótimas maneiras para atrair clientes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

contratar-um-vendedorincentivos-para-o-vendedor-de-moveis