QR Code: veja como vender mais em sua loja de móveis com o apoio da tecnologia

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

A transformação digital vem mudando muito a forma como as pessoas se relacionam com as empresas, principalmente na hora da compra de produtos. Porém, estas mudanças vêm impactando não só as lojas digitais, mas também as lojas físicas. Tecnologias como o QR Code podem ser utilizadas de diversas formas, desde uma forma de agilizar as vendas, prospecção de clientes e até mesmo pagamentos.

Este recurso pode ser amplamente utilizado por diversos segmentos, pois além de prático é gratuito. Quer saber como você pode utilizar o QR Code em loja de móveis? Então continue a leitura deste artigo e saiba como criá-los e dicas de onde podem ser utilizados no seu negócio.

O que é o QR Code, afinal?

QR Code é uma sigla para Quick Response Code, ou em portugês, Código de Resposta Rápida. Ele foi desenvolvido para ser lido por meio das câmeras de celulares, portanto, ao apontar o dispositivo para o código, o usuário é direcionado para um endereço online.

Por ser um código visual que permite a fácil leitura por meio de um telefone celular, o QR Code pode estar em formato digital, físico, em um dispositivo ou ainda impresso.

Assim, quando seu cliente tem contato com algum QR Code em qualquer canal da sua loja, sejam materiais físicos ou digitais, ele pode fazer a leitura de conteúdos mais aprofundados sobre os produtos e serviços oferecidos, por exemplo.

O QR Code já é bastante popular no exterior, graças à facilidade em acessar os dados. Afinal, quase todo mundo tem um celular. Porém, no Brasil, ele é bem menos utilizado.

No passado, era necessário o uso de aplicativos específicos para a leitura dos códigos, o que não é mais o caso. Por isso, poucas pessoas sabem que o aplicativo nativo de câmera é, na maioria das vezes, capaz de ler um QR Code, bastando apenas apontar o celular.

Benefícios do QR Code em lojas de móveis

Com certeza você já viu um QR Code em embalagens, sites ou até mesmo lojas, certo? Eles são muito utilizados por diversas marcas, pois permitem uma maior aproximação com o consumidor. Confira alguns benefícios dessa tecnologia em lojas de móveis:

1- Disponibilização de conteúdos adicionais

Você pode disponibilizar informações adicionais sobre os produtos, tornando o momento da venda mais simples e informativo. Ainda, este códigos podem ser utilizados em materiais impressos, como folders e flyers, para a prospecção de novos clientes. Esse tipo de aplicação fortalece a sua marca e agrega valor à loja física.

2- Prospecção de clientes

Ao acessar um QR Code, um cliente em potencial da sua loja pode ser direcionado a uma landing page, na qual ele pode informar quais produtos interessam e, é claro, seus dados para contato.

Depois que você consegue obter informações sobre o seu público, pode criar ações de marketing mais assertivas para estimular o engajamento e vender mais.

3- Ações promocionais

Ações promocionais e descontos também podem ser criados por meio desta tecnologia. Por exemplo, ao digitalizar o QR Code, o consumidor já recebe o cupom de desconto ou ação promocional, aumentando as chances de conversão de venda.

4- Incentivo para conhecer outros canais de vendas

Os QR Codes funcionam como links, que podem levar seus clientes para outros canais de vendas, como por exemplo, a sua loja virtual. Essa é uma ótima estratégia para engajar seus clientes, incentivando-os a conhecerem seu e-commerce, aumentando o seu engajamento online.

Como usar o QR Code em lojas de móveis

Até aqui você pode perceber que o uso do QR Code em loja de móveis pode ser muito benéfico para o setor de vendas. Agora vamos te mostrar um passo a passo para criar seu próprio código e começar a utilizá-lo agora mesmo.

1- Criando seu QR Code

Existem diversos sites que auxiliam na geração do código, porém o QR Code Generator é um dos mais utilizados por ser confiável e gratuito.

Com ele, você pode mudar a cor do código, criar etiquetas personalizadas e até incluir o logotipo da sua loja, se desejar. Ainda, poderá escolher o tipo de informação que o código irá conter, podendo ser um link de site, vídeo, arquivo PDF, áudio, entre outros.

2- Onde inserir meu QR Code

Assim que gerar o código, é preciso definir em quais locais ele será inserido. Veja então alguns materiais que podem ser utilizados:

  • Cartões de visita: o código pode ser utilizado, por exemplo, para direcionar os clientes em potencial para o site ou outro endereço que os ajude a conhecer melhor sua marca;
  • Folders e flyers: podem ser utilizados com o mesmo intuito do cartão de visitas, ou seja, direcionar o cliente em potencial para um site em que possa obter mais informações sobre o produto ou a loja;
  • Espaços da sua loja física: além de fornecer mais dados sobre o produto, podem levar seu cliente para sua loja virtual, caso tenha;
  • Apresentações comerciais: é possível incluir na sua apresentação um QR code que complemente a compreensão dos usuários sobre o que estão lendo, seja um conteúdo mais focado nos produtos ou então algo relacionado à trajetória da empresa.

Como mostramos neste artigo, o QR Code é uma tecnologia que veio para ficar e que pode auxiliar muito tanto nas vendas como na prospecção de clientes para sua loja de móveis. Aqui no blog do FoccoLOJAS você fica por dentro de todas as novas tecnologias que podem auxiliar nas suas vendas e na gestão da sua loja de móveis. Confira!

Guia prático: as melhores soluções digitais para superar a crise do coronavírus

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts