Todo negócio, independentemente do tamanho, precisa de divulgação para conseguir mais clientes. Por isso, o marketing é tão importante na sua loja de móveis. Porém, pode ser bem difícil para algumas pessoas calcular o benefício real que esse investimento traz e, por essa razão, ensinaremos como descobrir o ROI do marketing em seu negócio.
“ROI”, antes de mais nada, é uma abreviação de “Return On Investment”, que pode ser traduzido como “Retorno Sobre o Investimento”. Como o nome já diz, esse é o valor que você recebe de volta proporcionalmente ao quanto gastou no começo e é um dos indicadores mais importantes em qualquer investimento, pois revela se e o quanto seu dinheiro foi compensado.
Para ajudá-lo a entender o ROI do marketing em sua loja de móveis, vamos falar um pouco sobre como calculá-lo e qual é sua aplicação. Acompanhe!
Fórmula para calcular o ROI
Apesar de ter um nome um pouco estranho, o conceito, em si, é bem simples. Primeiro, você precisa calcular dois indicadores: os seus custos da campanha e a receita.
O custo, como você já deve saber, é quanto dinheiro precisou injetar para completar a campanha. Isso envolve material, canais de divulgação, entre outros. A receita, por outro lado, é todo o dinheiro arrecadado em um determinado período. Para calcular o ROI, você deve ter esses dois números relativos ao mesmo período e colocá-los na seguinte fórmula:
(Receita – Custo)/Custo = ROI
Explicando melhor, você calcula a diferença entre a receita e o custo e, depois, divide o resultado pelo custo. Se quiser o valor percentual, então, basta multiplicá-lo por 100.
Aplicação do ROI no marketing
Para esclarecer melhor o cálculo, vamos usar um exemplo: digamos que, em um determinado mês, sua loja está lançando um novo modelo de mesa e faz uma campanha.
Entre materiais, canais de divulgação e outros investimentos, houve um custo total de R$ 1.000. Esse é o seu custo. Durante o mês da campanha, você realizou vendas dessa mesa específica e gerou um total de R$ 1.500. Essa é a sua receita.
Então, vamos fazer as contas:
- 1.500 menos 1.000 é igual a 500;
- 500 dividido por 1.000 é igual a 0,5;
- para cada R$ 1 investido inicialmente, você teve um Retorno Sobre o Investimento de R$ 0,50;
- convertendo isso para percentual, seu retorno foi de 50%.
Conclusão: o ROI do marketing, aqui, foi igual a 50% do valor inicial. Porém, digamos que você teve um total de vendas igual a R$ 1.000. Nesse caso, a conta fica assim:
(1.000-1.000)/1.000 = ROI
0/1.000 = ROI
0 = ROI
Nesse caso, como sua receita foi igual ao custo, seu retorno ficou em zero. Se você tiver uma receita menor que o custo inicial da campanha, então, o resultado dessa fórmula será negativo — uma forma bem fácil de notar quando suas campanhas estão ou não gerando lucro.
Agora que você entende como calcular o ROI do marketing, pode começar a usá-lo em sua loja de móveis. Se quiser mais ajuda para aumentá-lo, então, veja nosso artigo sobre como elevar a satisfação do cliente.