5 opções de sistemas para loja de móveis

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Atualmente, é possível encontrar diversos sistemas para loja de móveis. Porém, tão importante quanto conhecer essas opções é saber escolher qual a melhor delas para o seu negócio. 

Um bom sistema para loja de móveis precisa ser capaz de agilizar todos os processos de uma organização. Ele também precisa estar atualizado com o mercado, como por exemplo, com o crescimento das reformas rápidas e com a mudança na comunicação com o cliente que vem acontecendo nos últimos meses.

Levando todas essas transformações em consideração, hoje iremos nos aprofundar em 5 opções principais: Efinance, Tech Sight, Lift, Pontta e FoccoLOJAS. Continue com a gente e se prepare para tomar a sua melhor decisão!

O que é um sistema para loja de móveis?

Um sistema para loja de móveis ou ERP (Enterprise Resourcing Planning) é uma ferramenta que visa automatizar a gestão. Seu objetivo principal é centralizar os processos do negócio e garantir que todas essas informações estejam disponíveis de forma fácil e acessível para melhores tomadas de decisão.

Mesmo que precise ser implementada a nível de gestão, trata-se de uma ferramenta que vai garantir fluidez à operação em geral.Se antes um negócio necessitava de diversas ferramentas para manter o controle, agora ele encontra tudo em apenas um software.

Por outro lado, esse tipo de implementação pode também substituir processos manuais, bastante comuns no setor moveleiro. Aqui, o ponto principal é que uma empresa que escolhe implementar um ERP em sua operação também deixa para trás a possibilidade de erros e falhas. Isso porque o propósito do sistema é manter a operação sob controle, consequentemente reduzindo os danos ao negócio.

Por ser bastante abrangente, um sistema para loja de móveis pode abarcar em si diversas funcionalidades, desde aquelas relacionadas às vendas, até as pertinentes à montagem de móveis. É importante ressaltar que não são apenas os processos em si que ganham com a otimização, mas a equipe como um todo também, pois a ferramenta beneficia todos, em diversas etapas.

Por que contratar um sistema para loja de móveis?

Contratar um sistema para loja de móveis é uma alternativa importante para uma gestão que preza pela qualidade dos processos do negócio. Ele é a melhor alternativa no que diz respeito à centralização e otimização de operações.

Por ser capaz de integrar as mais diversas etapas e ações de um negócio, funciona também como um grande acervo tecnológico, repleto de dados pertinentes à tomada de decisão.

Por meio de um ERP especializado no setor moveleiro é possível ter uma visão bem mais ampla e abrangente do negócio. O que facilita a operação como um todo é essa possibilidade de enxergar de forma modular cada área do negócio e, ao mesmo tempo, ter uma visualização integrada de todos esses componentes.

Dentre os principais motivos que podem auxiliar um gestão a contratar um sistema de lojas, estão: 

  1. aumento da produtividade empresarial;
  2. segurança de dados;
  3. redução de fraudes;
  4. controle financeiro;
  5. melhoria na experiência do cliente;
  6. segurança de estoque e fiscal;
  7. possibilidade de emitir relatório.

Como escolher um sistema para loja de móveis?

Você pode considerar vários critérios no momento de escolher um sistema para loja de móveis. O que todos eles precisam ter em comum é o objetivo de gerar rentabilidade por meio da otimização. 

Para alcançar esse fator, comece avaliando as principais necessidades que o seu negócio tem hoje: quais são as áreas que mais necessitam de integração? Ou ainda, quais são os processos indispensáveis na minha gestão?

A análise de custo-benefício precisa ser aprofundada, pois tão importante quanto os valores que serão empregados nesse investimento, são os retornos que ele é capaz de oferecer. Gerando maior rentabilidade, é provável que o seu negócio cresça.

Por isso, devemos nos fazer outras perguntas: esse sistema para loja de móveis é capaz de acompanhar o meu crescimento? Eu consigo ajustar as funcionalidades de acordo com as minhas demandas atuais?

Por fim, o mais importante é a possibilidade que esse sistema precisa ter para oferecer visibilidade dos resultados. Afinal, você só saberá se ele funciona de verdade se tiver como enxergar e extrair análises desse tipo de dado.

5 opções de sistemas para loja de móveis

Agora que já levantamos alguns pontos imprescindíveis para a escolha de um ERP, vamos a 5 alternativas disponíveis no mercado hoje para o setor moveleiro.

Efinance

O Efinance Planejados é uma solução para loja de móveis da Efinance, uma consultoria de desenvolvimento de sistemas. A ferramenta teve muito destaque e foi crucial no início da profissionalização do setor moveleiro. Além disso, ela é totalmente web e oferece vários recursos para tornar a negociação com o cliente mais rápida e prática.

Tech Sight

A Tech Sight é uma empresa de desenvolvimento de softwares que também possui uma solução especializada em lojas de móveis. Sua ferramenta web está no mercado desde 2004 e oferece integração dos processos de comercial, pós-venda, estoque e financeiro.

Lift

O Lift é um sistema desenvolvido com o foco em lojas de móveis de alto padrão. Assim como todo ERP, ele permite a integração de diversas áreas por meio de um sistema central. Dessa forma, é possível automatizar a gestão de áreas como vendas, administrativo e financeiro e ainda providenciar relatórios gerenciais.

Pontta

A Pontta Tecnologia é uma empresa que também está no mercado desde 2004 e desenvolve softwares para todo segmento moveleiro, desde móveis planejados, seriados, estofados, colchões e decoração. Sua solução especializada em lojas é a Pontta Store, que possui três versões on demand e funcionalidades que são acrescentadas na assinatura conforme o valor escolhido pelo cliente.

FoccoLOJAS

O FoccoLOJAS é o sistema de gestão ideal para todas as lojas de móveis. Desenvolvido pela Focco Soluções de Gestão, que está há mais de 31 anos no mercado, hoje conta com mais de 1400 clientes em sua carteira. 

Dentre seus principais diferenciais, vale ressaltar que ele é desenvolvido a partir da Metodologia Ágil e conta com atualizações em seu sistema a cada 15 dias, sem custo adicional para os clientes.

Dinâmico, mobile e totalmente web, ele facilita a gestão por meio do smartphone e permite um maior controle de todo o negócio por meio de soluções inovadoras, como app para geolocalização da equipe de montagem de móveis e agenda integrada.

Gostou de todas essas informações que trouxemos hoje para te auxiliar na escolha entre os sistemas para loja de móveis? Então, compartilhe este artigo com a sua equipe!

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