Descubra 7 erros de gestão de projetos que devem ser evitados

Há diversos erros que podem desencadear o fracasso nos projetos de uma loja de móveis. Parte deles se devem a falhas na gestão de projetos.

O gerenciamento de projetos deve focar em itens relevantes para promover um bom desenvolvimento da empresa. Entre eles está o bom planejamento das ações, estabelecer uma comunicação eficiente entre o gerente do projeto e a equipe, organização adequada e outros diversos pontos.

Neste post destacaremos quais são os principais erros na gestão de projetos que devem ser evitados. Continue a leitura para saber como ter sucesso no gerenciamento de projetos!

O que é gestão de projetos?

O gerenciamento de projetos configura a aplicação de ações adequadas, como conhecimentos e práticas que poderão alavancar o seu negócio, além de ferramentas aptas para atender aos seus requisitos.

Sua aplicação varia de acordo com a meta ou projeto a ser alcançado. Portanto, a sua utilização, quando bem executada, traz diversos benefícios que são excelentes meios de potencializar os resultados do negócio.

gestao-de-projetos

Quais os principais erros da gestão de projetos que devem ser evitados?

Um bom gestor deve estar preparado para evitar erros de projeto que podem comprometer todo o andamento dos processos. Confira as principais situações em que você deve ficar de olho!

1. Falta de planejamento

O planejamento é a base para um bom desenvolvimento da gestão. Assim, é de suma importância que o gerenciador analise todas as ações desenvolvidas na empresa e quais que deseja realizar — além de compreender todas as informações e dados relevantes para a realização do projeto.

É nesse quesito que a responsabilidade e a atribuição de cada setor da empresa devem ser conhecidas. Por isso, se vê a importância de planejar seus projetos.

É justamente nessa etapa que as ações são encaminhadas e direcionadas — tanto a curto quanto a médio prazo. Isso impacta diretamente o desenvolvimento dos projetos, já que evita erros e traz resultados mais satisfatórios.

2. Falta de comunicação

Esse erro acomete diversos empreendimentos. Tal ocorrência está vinculada, principalmente, ao fato de o gerente não deixar clara a importância do diálogo e não manter toda a equipe informada diante dos acontecimentos da empresa.

A falta de comunicação pode desencadear muitos malefícios e danos ao projeto elaborado. Por isso, o gestor deve saber ouvir os feedbacks da sua equipe. Através deles, é possível analisar a situação do ponto de vista dos colaboradores, possibilitando identificar falhas que podem prejudicar os projetos.

Além disso, a comunicação é essencial para manter todos os envolvidos alinhados com os objetivos da empresa. O ganho de desempenho é notável em uma equipe mais envolvida, possibilitando alcançar resultados melhores.

3. Atribuição errada de recursos e tarefas

Essa etapa, geralmente, é uma consequência de um mau planejamento. Para reverter esse quadro, é necessário elaborar um cronograma, deixando explícitas todas as atividades a serem desenvolvidas por cada pessoa da equipe.

Também é preciso atribuir as datas de entregas e prever os riscos que podem acontecer, além de deixar bem claras as consequências que podem ser desencadeadas.

Ademais, é importante que haja um fiscal averiguando o cumprimento de todas as atividades, para que efetivamente se diminuam as falhas.

Dessa forma, é possível cumprir adequadamente aquilo que foi atribuído, visto que o papel do gestor é fundamental para o progresso e para o desenvolvimento concreto de seu estabelecimento.

4. Prazos apertados

Saber lidar com o tempo é essencial em uma gestão de sucesso. Preparar-se para possíveis imprevistos é uma forma eficiente de evitar contratempos e ter que correr contra o relógio.

Um dos erros de projetos mais comuns é justamente em relação ao prazo. Muitos gestores acabam lidando com as coisas em cima da hora, prejudicando a qualidade final do processo.

O ideal é definir bem os prazos ainda no estágio de planejamento. Lidar com as coisas com pressa é extremamente negativo para os resultados. Portanto, estipule apenas o que a sua equipe consegue entregar dentro do combinado.

gestão de projeto - equipe reunida alinhando pontos para evitar erros no projeto

5. Negligenciar detalhes e ignorar problemas

Qualquer tipo de negócio está suscetível a problemas. Negligenciar os erros de projetos é uma ação que pode causar sérios danos a longo prazo, prejudicando totalmente o andamento do processo.

Para ter uma gestão de sucesso, você deve ficar sempre atento aos detalhes, além de estar preparado para possíveis erros. A comunicação é um ponto muito importante nesse momento.

Procure também entender o andamento do seu projeto já que quanto mais cedo um problema for detectado, menor é o dano que ele causará.

Grande parte dos erros de projetos são ocorridos devido à má gestão. Eles podem ser recorrentes desde a etapa de planejamento até o final do processo. Portanto, é essencial que os responsáveis sejam capacitados de forma que consigam lidar com problemas e não comprometam o sucesso da operação.

6. Alterações no escopo

Ainda que sejam uma prática um tanto quanto comum, as alterações de escopo devem ser bem administradas para evitar grandes complicações no projeto. O gestor é responsável pelo controle dessas mudanças, analisando e estudando a viabilidade das novas solicitações e o impacto que elas vão ter no plano original.

Quando o cliente solicita algum tipo de alteração, ele não pensa nas consequências que podem surgir, como atraso dos prazos e aumento de custos. Portanto, é essencial estar preparado para lidar com esse tipo de situação e administrar os recursos de forma eficiente.

Acatar constantemente as solicitações pode trazer problemas para o gestor, então, nesse momento, é indispensável ter pulso firme e verificar a possibilidade das modificações.

7. Não utilizar um sistema de gestão

Com a falta de tempo para lidar com todas as atribuições de diferentes projetos, é preciso contar com soluções que agilizem os processos e trazer mais praticidade para o dia a dia na empresa. Os sistemas de gestão possibilitam maior controle sobre as operações e projetos, melhorando os resultados da gestão.

Nesse tipo de ferramenta, você conta com benefícios como: organizar as atribuições por meio de cronogramas, acompanhar os principais indicadores de desempenho e acompanhar o andamento das tarefas, entre outros.

Pronto! Agora você viu como é possível evitar erros de projetos e alavancar o seu negócio! O uso da tecnologia é essencial para quem quer uma gestão mais ágil e precisa, além de reduzir a ocorrência de falhas.

O que achou das nossas dicas? Aproveite para comentar a sua opinião sobre o assunto!

como diferenciar sua loja

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts