Descubra 3 erros de gestão de projetos que devem ser evitados

Há diversos erros que podem desencadear o fracasso nos projetos de uma loja de móveis. Parte deles se devem a falhas na gestão de projetos.

O gerenciamento de projetos deve focar em itens relevantes para promover um bom desenvolvimento da empresa. Entre eles está o bom planejamento das ações, estabelecer uma comunicação eficiente entre o gerente do projeto e a equipe, organização adequada e outros diversos pontos.

Assim, nesse post destacaremos quais são os principais erros na gestão de projetos que devem ser evitados. Continue a leitura para saber mais e confira!

O que é gerenciamento de projetos?

Gerenciamento de projetos configura a aplicação de ações adequadas, como conhecimentos e práticas que poderão alavancar o seu negócio, além de ferramentas aptas para atender aos seus requisitos.

Sua aplicação varia de acordo com a meta ou projeto a ser alcançado. Logo, vale ressaltar que o seu uso correto e bem aplicado contribui para o sucesso do seu empreendimento.

Quais os principais erros da gestão de projetos que devem ser evitados?

1. Falta de planejamento

O planejamento é a base para um bom desenvolvimento da gestão. Assim, é de suma importância que o gerenciador analise todas as ações desenvolvidas na empresa e quais que desejam realizar — além de compreender todas as informações e dados relevantes para a realização do projeto.

É nesse quesito que a responsabilidade e a atribuição de cada setor da empresa devem ser conhecidas.

Por isso se vê a importância de planejar seus projetos, visto que é nessa etapa que se  encaminha todas as ações e os direcionamentos, a curto ou a longo prazo, para o desenvolvimento da sua empresa.

gestao-de-projetos

2. Falta de comunicação

Este erro acomete inúmeros empreendimentos atualmente. A ocorrência desse fato está vinculada, principalmente, pelo fato de o gerente não deixar claro a importância do diálogo e de não manter toda a equipe informada diante dos acontecimentos da empresa.

Assim, a falta de comunicação pode desencadear muitos malefícios e danos ao projeto elaborado.

É preciso que o gestor ouça a equipe, averigue todos os pontos de vista e opiniões de seus colaboradores, para que possa descobrir o que pode ser melhorado. E, então, debater o que for necessário para manter todos em convívio harmônico e bem informados.

3. Atribuição errada de recursos e tarefas

Essa etapa, geralmente, é uma consequência de um mau planejamento.

Para reverter esse quadro é necessário elaborar um cronograma, deixando explícito todas as atividades a serem desenvolvidas por cada pessoa da equipe, atribuindo também as datas de entregas e prevendo os riscos que poderão acontecer, deixando bem claro as consequências que poderão ser desencadeadas.

Ademais, é importante que haja um fiscal averiguando o cumprimento de todas as atividades, para que efetivamente se diminuam as falhas.

Dessa forma, é possível cumprir adequadamente àquilo que foi atribuído, visto que o papel do gestor é fundamental para o progresso e o desenvolvimento concreto de seu estabelecimento.

Gostou das informações do nosso post? Quer continuar aprendendo ainda mais sobre gestão de projetos? Então nos siga nas redes sociais para acompanhar nossas atualizações, estamos no Facebook e no Twitter!

como diferenciar sua loja

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar