As lojas online têm obtido cada vez melhores resultados, considerando que grande parte dos consumidores tem optado por fazer suas compras sem sair de casa. No entanto, esse é um mercado bastante competitivo, e, por isso, investir em mídias pagas, como o Google Shopping, é uma ótima alternativa para quem busca alavancar seus resultados.
Quer conhecer melhor como funciona essa ferramenta e as suas vantagens? Então, continue a sua leitura!
O que é o Google Shopping?
Trata-se de uma espécie de plataforma de vendas que apresenta os produtos de diversas lojas virtuais. Assim, o cliente que está buscando por uma televisão, por exemplo, digita o modelo no buscador e clica na alternativa “Google Shopping”.
Esta plataforma é vista como um serviço disponibilizado pela Google, que possibilita aos vendedores promoverem seus produtos e serviços, gerando o aumento do tráfego para o e-commerce e, consequentemente, das vendas.
Como os anúncios do Google Shopping funcionam?
A ferramenta funciona como um comparador de produtos, que expõe para o público uma lista de itens com nome, foto, preço, nome do vendedor e demais informações. Em somente um clique, o usuário pode verificar várias lojas virtuais que vendem o item desejado e comparar preços de maneira instantânea e simples. Esses anúncios de shopping podem ser exibidos aos internautas nos seguintes casos:
- YouTube;
- rede de pesquisa da Google;
- rede de Display da Google;
- Google Shopping/Compras;
- Gmail;
- Google Imagens.
Como aderir ao Google Shopping?
Para aderir ao Google Shopping, é preciso seguir o passo a passo a seguir:
Crie uma conta no Merchants Center
Para começar o processo, é necessário criar uma conta no Merchants Center, que se trata de uma plataforma do Google, que recebe as informações dos produtos e os oferece para serem usados nas ações do Google Ads. Criar essa conta proporciona a oportunidade de fornecer dados relevantes ao Google relativos aos produtos.
Faça o cadastro do feed de produtos
Ao fazer o cadastro do feed, é possível dar ao Google todo o conteúdo que ele precisa para expor seus anúncios. Essa não é uma tarefa tão complicada, já que é preciso apenas preencher uma planilha oferecida pelo próprio Google.
Vincule as contas do Google Ads e Merchants Center
Essa é a última medida para que tudo seja acertado, e você possa vender seus produtos no Google Shopping. Sendo assim, após fazer o preenchimento no feed, é necessário realizar a conexão da conta do AdWords à do Google Merchant.
Como fazer com que os anúncios aumentem as vendas da sua loja?
Para alcançar os resultados pretendidos com a adesão ao Google Shopping, que, na maioria dos casos, é captar clientes e alavancar as vendas e receitas, existem algumas práticas no momento de programar o anúncio dos itens ofertados. São exemplos:
- investir em preços promocionais;
- inserir o máximo de informações a respeito do produto, como preço, tamanho, imagem, cores e demais;
- dar maior destaque aos produtos campeões de venda;
- incluir serviços úteis, como o Adwords Grouping, que têm o objetivo de reunir os produtos por categorias da maneira que achar melhor.
Quais são os diferenciais do Google Shopping?
O Google Shopping apresenta diferenciais que podem ser bastante vantajosos para o negócio. Veja os principais!
Organização financeira
Ao optar por fazer o anúncio na ferramenta, é possível estipular o montante a ser investido, o que assegura controle total ao valor destinado a ela e uma melhor organização financeira.
Aumento da visibilidade
Ao anunciar no Google Shopping, a loja virtual alcança maior visibilidade, já que aparece sempre que o usuário procurar por determinado item no buscador. Dessa forma, o negócio pode estar em evidência mesmo para o público que ainda não a conhece.
Filtro de pesquisa
O recurso apresenta vários filtros para quem está disposto a realizar a compra. Então, é possível escolher por faixa de preço, modelo, marca e demais características. Isso também colabora para que a loja apareça nos resultados da busca.
Maiores chances de negócio
É possível fazer uma pesquisa sobre os preços praticados pelos concorrentes e realizar uma oferta mais atrativa para que o negócio consiga ficar entre os primeiros resultados. Assim, aumenta as chances de o consumidor clicar no produto e ser direcionado para a página da loja.
Como gerenciar a sua loja online para atender ao aumento da demanda?
Você pode criar um plano preciso e, assim, estar preparado para o aumento da demanda. Veja algumas estratégias que podem ser implementadas.
Monte uma boa equipe de atendimento ao cliente
O aumento da demanda gera a necessidade de uma maior comunicação com os clientes. Por este motivo, é importante investir em uma boa equipe para atendê-los com excelência. Afinal, essa é uma etapa extremamente importante, considerando que ela fará com que os clientes fiquem satisfeitos com o trato e voltem a comprar na loja.
Aposte nos canais de comunicação
Uma loja online precisa oferecer vários canais de comunicação, como telefone, e-mail, WhatsApp, redes sociais, site, entre outros. Então, busque concentrar os esforços nos canais mais procurados pelos consumidores.
Essa é uma forma interessante de lidar com a alta busca dos clientes pelos produtos, além de fazer com que eles vejam o negócio como uma empresa eficiente e que está disposta a oferecer um atendimento de qualidade.
Controle o estoque
Para fazer o controle de estoque, é preciso acompanhar os produtos armazenados para assegurar que as vendas online aconteçam de maneira natural, sem ter itens em excesso ou em falta no estoque. Entre suas vantagens, está a possibilidade de monitoramento do fluxo de entrada e saída de mercadorias e uma visão mais ampla que viabiliza um gerenciamento mais efetivo do negócio.
Nesse caso, uma boa ideia é implementar um sistema de gestão ERP, capaz de integrar todas as áreas do negócio e centralizar os dados sobre os produtos que chegam ao estoque e aqueles que são vendidos, o que ajuda no gerenciamento do catálogo nos mais variados canais de vendas.
Agora que você entende melhor o que é e como funciona o Google Shopping, chegou o momento de repensar se contar com esse tipo de tecnologia não é o que a sua loja virtual precisa para alavancar suas vendas de vez.
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