Atrair a atenção do cliente tem sido um desafio para as empresas. Ainda mais quando o nicho de atuação é concorrido, como é o caso do setor moveleiro.
Para se destacar no mercado, é preciso cada vez mais recorrer a diferentes estratégias. Mas essas estratégias não podem ser comuns, nem ultrapassadas. Precisam ser ações inteligentes e que ajudem a entregar mais valor ao público-alvo.
Quer saber como a sua loja de móveis pode sobressair à concorrência e se tornar uma referência de compra para o seu cliente?
Veja neste artigo o que é proposta de valor, qual seu objetivo e como essa estratégia pode ajudar a sua loja a sobressair!
O que é proposta de valor e qual o seu objetivo?
A proposta de valor é uma importante estratégia de marketing que possui um objetivo principal: atrair a atenção das pessoas.
Essa estratégia utiliza táticas, abordagens, argumentos e características que mostram, de forma bastante objetiva, por que as pessoas devem escolher os produtos e serviços de uma loja ao invés da concorrente.
Hoje em dia, é muito difícil para uma loja se destacar no mercado devido ao grande número de empresas ativas. E na internet, isso se torna ainda mais complicado, visto que as marcas precisam disputar, muitas vezes, com empresas estrangeiras e até mais conhecidas.
Nesse sentido, a proposta de valor se torna uma importante aliada para que as empresas se sobressaiam e conquistem o cliente. E é claro que as lojas de móveis estão inseridas nesse contexto.
O que uma proposta de valor precisa transmitir?
Como se trata de uma estratégia importante para atrair a atenção das pessoas, a empresa precisa ter bastante cuidado na hora de elaborar uma proposta de valor. Do contrário, os resultados podem ser catastróficos.
Para se ter ideia, se não transmitir os elementos certos, a proposta de valor pode ser rejeitada pelo público, e as pessoas podem remeter a imagem da loja a algo inadequado. Ou seja, ao invés de atrair, a empresa pode acabar repelindo o cliente.
Mas o que uma proposta de valor precisa transmitir, então?
Pois bem, vamos explicar!
Os elementos mais importantes de uma proposta de valor são “relevância”, “valor quantitativo” e “diferenciação”.
- A relevância está relacionada à forma com que o seu produto vai ajudar a resolver os problemas do cliente;
- O valor quantitativo condiz com os benefícios que o cliente pode ter ao adquirir o seu produto;
- A diferenciação está ligada ao porquê de o cliente escolher o seu produto ao invés do produto da concorrência.
Assim sendo, para a proposta de valor transmitir a ideia certa, é importante que a loja de móveis tenha uma linguagem bastante clara sobre esses pontos. Além disso, o conteúdo da proposta precisa responder às seguintes perguntas:
- Que produto ou serviço a sua empresa oferece?
- Quem é o seu público-alvo?
- O que diferencia os produtos e serviços da sua loja?
- Quais são os benefícios de usar seus produtos e serviços?
Se a loja de móveis elaborar uma proposta de valor que esclarece todas essas questões, ela estará muito próxima de ter sucesso na estratégia.
Como a proposta de valor pode beneficiar a loja de móveis?
O ponto-chave da proposição de valor é que a estratégia consegue aumentar (e muito) a credibilidade da empresa em relação às concorrentes. Mas não é só dessa forma que a loja de móveis sai beneficiada.
Além de se destacar da concorrência, a empresa consegue atrair a atenção de mais pessoas, inclusive motivar o cliente a fechar negócio. Não só isso, consegue mostrar os diferenciais dos seus produtos e serviços de forma mais clara e objetiva.
Certamente, a proposta de valor traz inúmeras vantagens. Por isso, qualquer loja de móveis que espera alcançar mais clientes, sobressair e aumentar as vendas precisa aplicar a estratégia o quanto antes.
Como a loja de móveis pode criar uma proposta de valor?
Agora que você já sabe o que é uma proposta de valor, o que a estratégia precisa transmitir e quais são seus benefícios, deve estar se perguntando como a loja de móveis pode criar uma proposta de sucesso na prática.
Para isso, separamos esse tópico em três categorias:
1. Defina a anatomia da proposta de valor
O primeiro passo para criar uma proposta de valor está em definir a anatomia do material. Geralmente, a estrutura é dividida em:
- Headline: frase objetiva falando dos benefícios do produto para atrair a atenção das pessoas;
- Sub-headline: parágrafo de 2 ou 3 linhas explicando o que a loja está oferecendo;
- Lista: apontando os 3 principais benefícios do produto;
- Imagens: ilustrações que mostram o que a loja quer transmitir para o cliente.
2. Cuidado com os 6 C’s
Ao criar uma proposta de valor de sucesso, a loja de móveis precisa se atentar aos seguintes pontos:
- Cuidado: a proposta precisa mostrar que a empresa realmente se preocupa com o cliente;
- Concisa: o conteúdo da proposta deve possuir objetividade;
- Clara: a proposta precisa ser apresentada em uma linguagem de fácil compreensão;
- Conversacional: o material precisa ser autêntico e diferente da concorrência;
- Confiante: a loja precisa mostrar que domina o nicho de atuação, mas sem arrogância;
- Correspondência: ela precisa conter frases que façam o público se identificar.
3. Descubra se a proposta vai atingir o público certo:
O método para entender se a proposição de valor vai realmente atingir o público certo é bastante simples. Você só precisa responder “sim” para as seguintes perguntas:
- O problema é uma prioridade do cliente?
- O cliente vai precisar resolver o problema em algum momento?
- O seu produto resolve o problema?
- Existe a escassez de soluções para esse problema?
4. Utilize um canvas para organizar a estrutura da proposta
Como precisa conter uma série de dados, organizar a estrutura da proposta de valor pode ser bem trabalhoso. Por isso, o ideal é que a loja de móveis utilize o Canvas da Proposta de Valor para separar todas as informações em tópicos e preencher os espaços corretamente.
Se você não sabe o que é ou como usar esse método, baixe nosso guia e veja como usar o Canvas da Proposta de Valor. Você também terá acesso a um modelo do Canvas para preencher e usar na sua empresa!