Vamos admitir: todos nós gostamos de rolar o feed e encontrar fotos bonitas. Não é verdade? Além da razão científica do nosso cérebro se conectar rapidamente com o que é visual, belas imagens despertam emoções positivas. Ou seja, as pessoas se sentem mais felizes.
É por esse motivo que o Pinterest cresce cada dia mais. Para quem olha para essa rede social de forma estratégica, é importante saber que ela pode ser uma aliada para o aumento das vendas. Ainda mais para quem tem uma loja de móveis, já que um dos seus grandes focos é a decoração.
Por isso, neste artigo vamos falar sobre o que é o Pinterest, como ele funciona para empresas, como buscar inspiração por lá e muito mais. Siga lendo para conferir!
O que é o Pinterest?
O Pinterest é uma rede social de fotos e vídeos, cujas principais funções são carregar, guardar, classificar e gerenciar imagens, que levam o nome de “pins” (que em português pode ser traduzido como “pino” e “alfinete”).
Os pins são organizados por assunto, como moda, maquiagem, comida e muitos outros. Além de conferir imagens criadas por outras pessoas, por lá os usuários também podem compartilhar e organizar conteúdos criados por eles mesmos.
Sem dúvida, é uma rede social que é muito utilizada para servir como inspiração para quem está navegando. Dessa forma, funciona como uma verdadeira vitrine para lojas exporem seus produtos, já que muitos consumidores buscam referências na rede antes de fazer compras.
Abaixo, você confere dados divulgados em 2020 pela própria plataforma, a respeito dos usuários do Brasil:
- 4 bilhões de pesquisas realizadas;
- 78 milhões de pastas criadas;
- 3 bilhões de pins foram salvos, aproximadamente;
- 46 milhões de brasileiros usam o Pinterest todos os meses para encontrar ideias;
- mais de 50% dos brasileiros que acessam a rede têm entre 18 e 34 anos de idade;
- 80% dos usuários brasileiros têm mais probabilidade de se lembrar, ter uma opinião positiva, confiar e comprar de marcas quando estão se sentindo otimistas, efeito gerado em quem navega na rede.
Dica: ao se sentirem mais otimistas navegando na plataforma, os usuários provavelmente comprarão das marcas que estão presentes lá.
O que é Pinterest para Empresas?
Mesmo tendo sido criada para ser utilizada de forma pessoal, as marcas perceberam o potencial de estar em uma rede social que vem crescendo e, então, o Pinterest passou a disponibilizar também uma versão para empresas.
Hoje, a rede oferece a conta business e ferramentas de mensuração, específicas para quem a usa para negócios. Uma das grandes vantagens de estar no Pinterest é poder, de alguma forma, passar a fazer parte da vida das pessoas, já que elas buscam referências para realizar seus sonhos.
Quando uma marca publica pins inspiradores, ela pode aparecer para novos públicos, já que o Pinterest entrega conteúdo de forma orgânica também para quem não segue a marca, chegando a usuários que provavelmente vão gostar daquilo por salvarem imagens parecidas.
A partir disso, é possível aproximar o cliente da marca e alcançar mais visitantes para o seu site. Tudo isso resulta em uma maior influência nas decisões de compra, já que se sabe que os consumidores estão cada vez mais dispostos a comprar o que veem pelo Pinterest.
Como buscar inspiração no Pinterest?
Utilizar o Pinterest para seu negócio pode ser muito proveitoso, além de divertido. Para quem deseja inovar na criação de conteúdo, por exemplo, é um ótimo lugar para buscar inspiração, dando uma olhada inclusive em referências de marcas internacionais.
Para montar o showroom da sua loja, conferir os pins também é uma ótima pedida. Muitas vezes, pode acontecer de estarmos sem ideias ou termos a sensação de que fazemos “mais do mesmo”, situações em que as inúmeras referências do Pinterest podem ajudar.
O Pinterest pode ser considerado uma aliado também porque possibilita aos profissionais identificarem tendências e mudanças no comportamento do consumidor. Com isso, oferece insights certeiros na hora de decidir as estratégias de vendas para o público.
Para salvar suas inspirações e voltar a elas sempre que precisar, basta salvá-las nas pastas. Também é possível salvar as imagens diretamente no computador. O Pinterest dá a opção de deixar o conteúdo restrito, quando apenas o dono da conta tem acesso.
Como anunciar no Pinterest?
Os anúncios são um recurso relativamente novo na plataforma, mas que já caiu no gosto das empresas. Isso porque se você ficar alguns minutos rolando o feed da rede, vai perceber que são diversos os anúncios presentes, tanto de grandes marcas como de lojas menores.
No Pinterest Ads, assim como em outras redes sociais, é possível patrocinar os pins de forma que eles cheguem ao público que mais se interessaria por eles, tendo mais chance de serem vistos. Além de aparecer entre pins normais, podem aparecer nos resultados de pesquisa.
Para uma loja de móveis, que explora não apenas o apelo visual, mas também a expectativa de projetos futuros (a casa nova, o quarto do bebê, a reforma no escritório…), o Pinterest é um ambiente cheio de potencial a ser explorado. Até porque é exatamente isso que as pessoas buscam por lá: fotos bonitas e inspiração para seus sonhos.
Abaixo, alguns dos objetivos que sua loja pode atingir com anúncios no Pinterest:
- Aumentar o alcance da marca;
- Gerar tráfego para conteúdos dentro e fora do Pinterest;
- Promover ações de vendas, inscrições e assinaturas;
- Impulsionar a prospecção de clientes;
- Levar o usuário ao site e vender por lá.
O que sua loja de móveis ganha ao utilizar o Pinterest?
Sabemos que estar nas redes sociais nos dias atuais é obrigatório para empresas que querem, além de se manter conectadas, crescerem cada vez mais. Mas é preciso utilizar cada um desses canais de comunicação com estratégia, analisando e respeitando as particularidades de cada um.
Alguns resultados que as empresas podem ter ao investir no Pinterest são um melhor desempenho de vendas, uma maior conversão e o reforço da marca. É uma ferramenta que, com certeza, merece ser olhada com carinho por negócios que acreditam na força do universo digital.
Se você sabe da importância desse assunto e quer seguir aprendendo sobre como vender por meio das redes sociais, então temos um artigo completo com dicas do que fazer e do que não fazer para você conferir!