O que é follow up e por que ele é tão importante para aumentar as vendas da sua loja?

Se você faz parte do time de vendas da sua empresa, ou é um empreendedor que deseja ver o seu negócio crescer, precisa saber o que é follow up, assunto praticamente obrigatório no mundo dos negócios.

Esse é um tema importante porque, entre outros aspectos, impacta diretamente no aumento ou na diminuição do número de vendas dos seus produtos ou serviços. E não é segredo que todos queremos que elas cresçam cada vez mais, não é?

Pensando nisso, preparamos esse artigo para você conferir diversas informações sobre o que é follow up, seus benefícios e dicas de como colocá-lo em prática. Siga lendo para aprender!

O que é follow up

Follow up é um termo em inglês que traduzindo significa “acompanhar” ou “fazer um acompanhamento”. É uma expressão utilizada em diversos segmentos, não apenas no setor comercial.

Em outras palavras, ao fazer um follow up se está mantendo contato com uma pessoa para ter dela um retorno. Na área de vendas, serve para o vendedor perceber se o cliente está disposto ou não a seguir com a negociação e finalizar a compra.

Assim, pode-se dizer que o follow up é uma estratégia de pré e pós-venda que tem como principal objetivo acompanhar e conduzir o consumidor durante toda a jornada de compra e torná-lo um cliente fiel.

Dessa forma, a empresa ganha a possibilidade de guiar seus potenciais clientes de maneira efetiva por todas as etapas do processo de venda para que, de fato, se tornem clientes satisfeitos com a marca.

Ter um cronograma e fazer pesquisas de mercado são fundamentais para implementar o follow up, como falaremos no decorrer do conteúdo.

Por que a sua loja deve utilizar o follow up?

São diversos os motivos do porquê sua loja deve utilizar a prática do follow up. No início da jornada de compra, é importante mostrar ao consumidor que, após o primeiro contato com o estabelecimento, ele passa a saber que o time de vendas está à disposição para tirar dúvidas e dar a ele mais informações, como preços, formas de pagamento e de entrega.

Além de criar um relacionamento com o cliente, essa experiência faz com que ele se sinta acolhido e visto, o que contribui para que todo o processo de venda se dê de forma saudável para ambas as partes. 

Hoje, com tanta oferta no mercado, sabemos que o atendimento ao cliente é um dos motivos mais levados em consideração na hora da decisão por comprar ou não. Nesse sentido, quando a abordagem do follow up é feita da forma correta, prezando por uma linguagem e regularidade eficazes, ela contribui de forma significativa para aumentar a confiança do cliente em relação à empresa.

Logo, o follow up faz parte da inteligência comercial da empresa, já que se sabe que se pode perder oportunidades quando o setor de vendas não investe em nutrir a conexão com os clientes em potencial ou o faz de qualquer forma, deixando o consumidor desamparado.

Vantagens de fazer follow up

Sim, há muitas vantagens em criar e manter uma rotina de follow up na sua loja, tornando os clientes ainda mais próximos. Abaixo você confere os maiores benefícios:

  • O cliente se sente realmente valorizado, já que o time de vendas dedica uma atenção especial a ele;
  • Sua loja mostra que é uma empresa séria, que transmite segurança aos consumidores e que não deixa negociações em aberto, o que indica credibilidade;
  • Fidelização de clientes, que além de sempre voltarem a comprar com você, indicam a familiares e amigos, gerando mais lucro para sua empresa;
  • Com atenção a datas e ao uso de outros dados estratégicos, o número de negociações fechadas tende a ser muito maior.

Dicas de como acertar no follow up

Fazer follow up exige conhecimento, mas para quem está descobrindo esse mundo, saiba que não é preciso esperar ser expert no assunto: você pode começar com algumas dicas que tornam o processo mais organizado e coerente. Pensando nisso, separamos valiosas orientações para você acertar no follow up da sua loja:

Qual é o canal de comunicação que o seu cliente prefere?

Antes de entrar em contato com o cliente, é preciso saber quais são os melhores canais para fazer isso. Ou seja, de que forma o consumidor prefere ser contatado? 

Esse dado pode ser adquirido a partir de estratégias como, por exemplo, o preenchimento de formulários durante a jornada de compra, onde os clientes informam quais são seus canais preferidos. Mas lembre-se que cada cliente é único, por isso sempre haverá aquele que vai preferir e-mail, SMS, WhatsApp, telefone etc.

Intenções claras geram confiança

Um dos piores erros do follow up é não ser verdadeiro sobre as intenções de cada contato. Não duvide: o cliente sabe quando não há uma troca honesta.

Por isso, quando começar uma abordagem, deixe claro o porquê de você estar fazendo contato, qual é o seu objetivo enquanto vendedor e então passe as informações sobre o produto ou serviço. Além de reforçar a honestidade, o cliente gradualmente se sente mais à vontade. 

Mantenha um diálogo com o cliente

Um bom relacionamento entre o cliente e a empresa sempre deve ser baseado no diálogo. Sendo assim, é fundamental ser natural em conversas, sem se prender a roteiros engessados.

Além disso, clientes que se sentem ouvidos costumam passar dicas do que desejam em um produto ou serviço. Outra vantagem de escutar o consumidor é conhecê-lo melhor e, então, oferecer uma experiência de compra ainda mais personalizada

Acompanhamento com data e hora para acontecer

Para fazer um follow up realmente eficaz, não há como fugir de criar e manter um acompanhamento do cliente a partir de um cronograma estratégico. E, claro, segui-lo com comprometimento. 

As datas e assuntos abordados a cada contato estabelecido no cronograma devem respeitar, acima de tudo, o ritmo do cliente. Isso significa estar atento a quais contatos são mais espaçados, regulares, rápidos ou detalhados.

Agora que você já está por dentro do que é follow up, não deixe de se atualizar sobre o assunto e colocar em prática no seu negócio. Desejamos boa sorte!

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