Veja como preparar sua loja de móveis para o futuro do varejo

Graças ao avanço tecnológico, o cliente tem se deparado com um leque de oportunidades no mercado físico e online. Isso fez com que mudasse o seu comportamento de compra, e realizasse mais pesquisas para encontrar produtos e serviços com preços justos.

As empresas, por sua vez, precisaram se reinventar e repensar as ações estratégicas. Seja para superar a concorrência, como para atender as necessidades do novo consumidor. E, claro que, com a loja de móveis isso não foi diferente. 

A sua loja de móveis está preparada para o futuro?

Neste post, mostraremos por que abraçar a inovação tecnológica e a sustentabilidade é importante para a empresa sobreviver aos novos tempos. E mais, por que essas ações podem garantir diferenciais competitivos na loja de móveis. 

Preparado? Então, vamos lá! 

Quais são as características das lojas de móveis do futuro?

As lojas do futuro são aquelas que conseguem atender às necessidades do cliente em velocidade recorde. Isso porque investem em tecnologia para desburocratizar processos, otimizam as entregas e estão na palma da mão do consumidor. 

E não só isso, entregam praticidade para adquirir produtos e serviços, são transparentes quanto às informações, e possuem uma consciência voltada para a preservação ambiental.  

As pessoas estão cada vez mais exigentes com aquilo que consomem, não é mesmo? Então, as lojas de móveis do futuro são aquelas que, além de mudar o mindset, abraçam a inovação para atender ao cliente e à sociedade da melhor forma. 

Como preparar a loja de móveis para competir neste cenário?

Abraçar a transformação e preparar a empresa para o futuro não é uma tarefa difícil. No entanto, vai exigir que a loja de móveis siga algumas estratégias fundamentais. Veja abaixo quais são: 

1- Ter uma presença digital

O mundo digital veio para estreitar a relação com os consumidores e simplificar processos de compra e venda. 

Assim sendo, ter uma presença forte nas redes sociais, bem como investir em vendas online e estratégias como inbound marketing pode ser o caminho para a loja de móveis competir com outras empresas que também estão na palma da mão do consumidor. 

2- Adoção de políticas que visam sustentabilidade

Hoje os consumidores não estão buscando apenas produtos e serviços com qualidade. Eles querem, também, interagir com uma marca inovadora e preocupada com o meio ambiente. 

Adotar políticas que visam a sustentabilidade é importante para a loja de móveis melhorar a sua reputação no mercado. Mas não só isso, elas ajudam a reduzir desperdícios e preservar recursos necessários para o cliente e a comunidade. 

3- Investimento em tecnologia

Outra forma de preparar a loja de móveis para o futuro é investir em tecnologia. Com adoção da ferramenta certa, é possível otimizar processos, agilizar o atendimento ao público e melhorar significativamente a gestão dos negócios.

Tecnologias para a loja de móveis usar no futuro

Agora que já explicamos como preparar a loja de móveis para o futuro, veja algumas das principais tecnologias que podem ajudar a sua empresa a sobressair. 

1- Holografia e vitrines digitais

Chamar a atenção do cliente não é uma tarefa fácil. E é justamente por isso que muitas empresas estão investindo pesado em campanhas publicitárias para atrair e engajar prospects (clientes em potencial).

As vitrines digitais são tecnologias que podem ser usadas para esse fim. Além de deixar a loja mais moderna, os painéis podem ser customizados para atrair ainda mais a atenção das pessoas.

E mais, esses recursos podem substituir móveis físicos ou mesmo itens de decoração que teriam um custo elevado para ficar ali parados.

2- Chatbot

A Inteligência Artificial (IA) é outra tecnologia que não pode faltar nas lojas do futuro, e os chatbots são exemplos disso.

Um chatbot consiste em um tipo de programa de computador que utiliza a IA para “imitar” o comportamento humano durante uma conversação.

Nesse caso, a loja pode integrar essa tecnologia ao dia a dia, para agilizar o atendimento ao público e assim assegurar uma experiência mais otimizada ao cliente.

3- Checkout para além do caixa

Hoje em dia as pessoas buscam praticidade. Por isso, oferecer alternativas diferentes para pagamento – além do realizado em uma loja física – é uma estratégia bastante interessante.

PIX, WhatsApp Pay, Bitcoin… enfim. As lojas de móveis do futuro precisarão adotar novos métodos para aumentar o seu alcance, e satisfazer a preferência de qualquer   cliente. 

4- Realidade aumentada

Imagine que os clientes da sua loja poderão analisar as características de um determinado móvel sem sair do lugar… Imaginou? Pois bem, isso será possível graças à realidade aumentada.

Daqui um tempo a loja de móveis também poderá utilizar esse recurso, seja para entregar uma experiência nova, como para melhorar a interação e atrair a atenção de mais clientes. 

5- Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é uma ferramenta utilizada para autenticar documentos. Seu objetivo é aprovar informações no mundo digital e desburocratizar operações de compra e venda. 

A loja de móveis que quer se preparar para o futuro também pode adotar essa tecnologia como aliada. E, assim, ampliar a eficiência de processos, garantir mais segurança nas informações do cliente e até reduzir custos relacionados a cartório,  transporte de documentos, aquisição de papel, entre outros. 

6- Software de gestão

Também conhecido como ERP, Enterprise Resource Planning, um software de gestão consegue integrar vários departamentos da empresa em um só local. 

Assim, é uma excelente alternativa para a loja de móveis otimizar a comunicação interna, simplificar processos e agilizar o atendimento. Não só isso, acessar relatórios de vendas, acelerar a entrega de produtos e melhorar a gestão dos negócios.  

Abraçar a transformação e preparar a loja de móveis para o futuro pode parecer difícil no começo. No entanto, é um passo importante para competir no mercado e se sobressair.

Sua empresa está preparada para dar esse passo?  

Se você gostou do conteúdo, então leia também nosso post sobre os erros que prejudicam a loja de móveis e veja como superá-los! 

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