Reels ou Stories: quando usar cada um?

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As redes sociais estão sendo cada vez mais utilizadas nas estratégias comerciais das lojas de móveis. O Instagram é uma das principais alternativas e, entre todos os recursos que ele dispõe, surge a dúvida: é melhor investir no Reels ou Stories?

Neste artigo, explicamos a você as particularidades de cada ferramenta e como elas podem ser úteis para o seu negócio. Acompanhe e boa leitura!

O que é o Reels?

Antes de entrarmos no mérito de qual das duas opções é a melhor escolha para a sua loja de móveis, vamos contar um pouco da história de cada uma delas.

O Reels foi ao ar em sua versão beta em novembro de 2019, sendo a alternativa encontrada pelo Instagram para competir com o TikTok. O concorrente chinês que se tornou uma febre entre pessoas de todas as idades, motivou a empresa americana a agir.

Sua finalidade é basicamente a mesma: criar e compartilhar vídeos curtos. Eles estão disponíveis nos formatos de até 15 ou 30 segundos de duração.

O que também contribuiu para a popularização da ferramenta Reels foram os recursos disponibilizados para incrementar os vídeos, como o acesso à biblioteca de áudio do Instagram e uma série de filtros, por exemplo.

O que é o Stories?

Alguns anos mais velho que seu companheiro Reels, o Instagram Stories surgiu ainda em 2016. O objetivo era simples na época e continua sendo até hoje: permitir aos usuários da plataforma compartilharem fotos ou vídeos curtos. Estes ficam disponíveis por até 24 horas e depois são excluídos automaticamente.

O modelo foi inspirado em outro aplicativo que, até então, era bastante popular no Brasil e no mundo: o Snapchat. Entretanto, o Stories oferece uma variedade muito maior de recursos, como filtros, gifs, Boomerang, SuperZoom, entre outros.

Devido à sua facilidade de uso e visualização, assim como o Reels, o Stories também é bastante útil na estratégia e planejamento das lojas de móveis no Instagram. Você pode postar conteúdos mais dinâmicos e instantâneos, tendo a praticidade de serem deletados um dia depois.

Dicas para usar o Reels a seu favor

Em primeiro lugar, você precisa ter em mente que o Reels é um espaço para vídeos curtos, que podem ser feitos em até 30 segundos. Por isso, materiais muito complexos não são recomendados para divulgação nessa ferramenta.

A ideia do Reels é justamente ser algo dinâmico e interessante para quem estiver assistindo. Dessa forma, a pessoa vai ficar motivada a explorar mais o seu perfil.

Mas, como criar um conteúdo atrativo? Confira algumas dicas!

  • Crie um storytelling: nada melhor para engajar alguém do que contando uma boa história. No Reels para negócios, os vídeos precisam combinar um enredo curto e interessante. Se desprenda de formalidades, opte sempre por mensagens reflexivas, engraçadas e afins.
  • Use os filtros: além do acesso à biblioteca de música, o Reels dá liberdade de você utilizar uma infinidade de filtros iguais aos que são usados nos stories. Isso também contribui para tornar o vídeo atrativo.
  • Adapte o que você faz ou vê no TikTok: mas não importe os vídeos do TikTok, com o logo do aplicativo chinês, para o Reels. Lembre-se, o Instagram criou o Reels para ser um concorrente do TikTok, então, procure criar conteúdos dentro da própria ferramenta, ao invés de importá-los de outros lugares.

Como usar o Stories para a minha loja de móveis?

Você já aprendeu como usar o Reels para produzir conteúdos de qualidade para o perfil da sua loja de móveis. Então, chegou a hora de darmos dicas para você fazer o mesmo com o Stories.

  • Utilize todos os recursos disponíveis: gifs, enquetes, caixas de pergunta, emojis, Boomerang, SuperZoom, entre outros, podem ser usados e abusados. O objetivo de um Storie é gerar interação entre usuários com a sua loja. Dessa forma, todos os recursos disponíveis (mas não de uma vez só), contribui para produção de conteúdos relevantes.
  • Mantenha seu público atualizado: mostre tudo o que você está produzindo na sua loja, além de ofertas, promoções e afins. Também publique constantemente fotos dos produtos que você vende, principalmente, daqueles que você deseja vender ainda mais. Os vídeos também ajudam a divulgar melhor e expandir o alcance da visibilidade de suas publicações.
  • Interaja com seu público: neste ponto, os recursos de enquetes e caixas de perguntas são bastante úteis para promover essa interação com o seu público. Além de ser uma prática que mantém você e sua loja conectados com eles, também serve para aumentar seu engajamento na rede social.
  • Chame para a ação: o famoso “arrasta pra cima” só está disponível para perfis verificados e com mais de 10 mil seguidores. Porém, isso não impede que você chame os usuários para a ação. Convidar a acessar algum link na bio do seu perfil também direciona a pessoa para o endereço eletrônico que você quiser. Ou seja, você pode mandá-la direto para uma página contendo seus produtos, por exemplo.

Então, Reels e Stories, quando usar cada um?

Como você pôde ver, ambas as ferramentas são ótimas para quem deseja impulsionar as vendas e aumentar a visibilidade da própria loja. Basta criar seu perfil comercial, para também poder analisar as métricas, e começar a fazer bom uso do Reels e Stories.

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