Ferramenta desenvolvida pelo Instagram para divulgação de vídeos breves, o Reels para negócios gera ótimos resultados. Ele pode ser muito útil para promover a sua loja de móveis nesta rede social, que é uma das mais utilizadas no mundo.
Segundo matéria feita pelo CanalTech, o Instagram contava em 2021 com dois bilhões de usuários ativos. Provavelmente, de lá para cá esse número aumentou e tornou esse espaço ainda mais poderoso para uso das marcas.
Neste artigo, explicamos melhor como usar a ferramenta Reels para vender mais em sua loja e atingir um público maior por meio da divulgação de sua marca.
Acompanhe e boa leitura!
É possível vender no Instagram?
Assim como em outras redes sociais, o Instagram é utilizado por inúmeras marcas que querem vender seu próprio peixe. Entretanto, para comercializar seus produtos nele, é preciso investir em estratégias para se destacar no mercado.
A seguir, confira algumas dicas muito úteis que podem ajudar a elaborar uma boa estratégia de vendas no Instagram:
Crie um perfil comercial: a plataforma diferencia contas pessoais de contas profissionais. Inclusive, ao criar uma conta comercial no aplicativo, você tem o benefício de visualizar e analisar métricas, como número de seguidores, curtidas e horários de engajamento do público. Além disso, suas publicações também podem ser segmentadas, o que contribui para melhorar e expandir seu relacionamento com seus clientes e futuros consumidores da loja.
Use imagens de qualidade: o Instagram é uma rede social onde as imagens são tão ou mais importantes do que o texto. Portanto, investir em fotos da mais alta qualidade ou artes bem elaboradas, contribui tanto para o quesito visual do seu perfil, quanto sobre o conteúdo que você transmite.
Invista nas hashtags: elas servem para criar links indexáveis e direcionar os usuários para conteúdos semelhantes ao que você está publicando. Dessa maneira, utilizar as hashtags corretas é útil para expandir de forma natural o alcance das suas publicações.
Crie textos atrativos: a linguagem precisa ser a mais dinâmica possível. Ou seja, não crie textos longos se não tem algo realmente importante para dizer. Escrever somente para “ocupar espaço” não agrega em nada nas suas publicações. Além disso, você não cumpre com o principal objetivo de todos, que é informar com qualidade.
Por que usar Reels para vender mais no Instagram?
Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo. Conforme levantamento feito pelo portal Maior e Melhores, o Instagram ocupou o quarto lugar na lista de redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros em 2021.
São cerca de 99 milhões de usuários no nosso país. E esse alto número de pessoas engajadas com o aplicativo é o que motiva a empresa a continuar investindo em novas ferramentas e atualizações.
Alguns exemplos são o Stories e o Reels, que surgiram após a grande explosão do Tik Tok e se tornaram uma febre entre pessoas de todas as idades.
Assim como o Tik Tok, o Reels para negócios é mais uma ferramenta que proporciona visibilidade gigantesca para marcas promoverem seus produtos ou serviços aos usuários.
Isso pode contribuir de forma bastante significativa para a captação de novos clientes para uma loja de móveis, desde que seja adotada uma boa estratégia de venda pelo Instagram.
Afinal, o que é o Reels?
Lançado em novembro de 2019, o Reels foi a alternativa encontrada pelo Instagram para competir com o fenômeno do Tik Tok. Sua finalidade é basicamente a mesma: criar e compartilhar vídeos curtos.
O que também contribuiu para a popularização da ferramenta foram as complementações disponibilizadas para adicionar aos vídeos, como o acesso à biblioteca de áudio do Instagram, por exemplo.
Sendo assim, as empresas também começaram a perceber o Reels para negócios como uma ótima fonte de divulgação de produtos e engajamento de usuários.
Como usar o Reels para vender mais na loja de móveis?
Antes de mais nada, é importante lembrar que o Reels para negócios não deve ser tratado como publicações tradicionais.
Se o objetivo da loja de móveis é aumentar as vendas, melhorar a sua credibilidade e ampliar o engajamento do público, é preciso elaborar um planejamento estratégico para orientar a equipe de marketing a publicar apenas conteúdos relevantes para o cliente.
Abaixo separamos algumas dicas que, se colocadas em prática, podem ajudar a sua loja de móveis a vender mais pelo Reels. Confira!
1- Faça o lançamento de produtos
Para que o lançamento de um produto seja um sucesso, a loja de móveis precisa realizar uma ampla pesquisa para identificar se o item ofertado supre as necessidades do cliente e se terá uma boa aceitação. Essa tarefa vai envolver, basicamente:
- Análise da concorrência: estudar o que o concorrente está ofertando é uma maneira de identificar o que o mercado precisa e qual é a atual demanda deste produto;
- Precificação: antes de apresentar o produto no Reels, é importante que a loja de móveis defina um preço atrativo ao consumidor, capaz de cobrir todos os custos de fabricação e lançamento.
- Definição do público-alvo: definir qual é o perfil do público-alvo pode ajudar a loja na hora de direcionar e produzir os conteúdos para publicar um Reels.
- Análise SWOT: a análise SWOT é uma técnica que auxilia a loja de móveis a conhecer os pontos fracos e fortes do seu produto. Ao fazer o levantamento, fica mais fácil direcionar as ações de marketing para entregar um diferencial.
No caso do Reels, a loja de móveis pode fazer o lançamento de um produto gravando vídeos curtos e criativos para atrair a atenção do cliente.
Um exemplo de material que pode viralizar no app é apresentar móveis funcionais, criados para atender um público específico. Fica a dica!
2- Ofereça promoções e descontos exclusivos para os seguidores
O Reels não precisa ser usado apenas para lançar produtos ou serviços. Pode, também, ser útil para promover descontos e promoções exclusivas para os seguidores.
Para chamar a atenção do máximo de clientes e alcançar sucesso nesse tipo de campanha, o ideal é que as promoções e descontos saiam fora do padrão e sejam realmente atrativos.
Por exemplo, ao comprar um produto de valor X e indicar um amigo, o cliente pode obter um desconto de 50% em qualquer outro item no catálogo. Essa é uma dica que pode ajudar a loja de móveis a aumentar as vendas e o número de consumidores, já que a ideia promove a divulgação para outros perfis pessoais.
3- Deixe os produtos expostos dentro da loja
Se o objetivo é atrair clientes e vender mais, a loja de móveis precisa usar o seu estabelecimento físico como uma vitrine. Hoje, com um pouco de criatividade e uma boa câmera de celular, já é possível apresentar um catálogo de produtos atrativo, encantar o cliente e despertar o interesse dele de se dirigir até o showroom da loja para conferir os acabamentos pessoalmente.
Por isso, apresentamos algumas dicas que podem ajudar a sua loja a fazer um Reels mostrando esses produtos:
- Selecione um ângulo que favoreça o design dos móveis;
- Enquadre o item na tela da câmera;
- Use o máximo de luz natural para deixar o aspecto da peça mais bonito;
- Conforme fizer o vídeo, fale um pouco sobre os diferenciais do produto e principais funcionalidades.
4- Promova dicas de decoração
Já pensou em usar o Reels para educar os clientes?
Pois bem, essa é uma excelente estratégia de marketing para a loja de móveis aumentar o engajamento e manter o cliente inteirado sobre as principais novidades do setor moveleiro.
Uma forma de usar o Reels para educar o público é promovendo dicas de decoração. Também, indicar os produtos do catálogo que mais se encaixam a cada estilo e como combinar as peças com outros móveis.
5- Convide os seguidores para visitarem a loja
Outra ótima ideia de uso do Reels para negócios é convidar os seguidores do Instagram para visitarem a loja e conhecerem todos os produtos pessoalmente.
Além de aumentar o fluxo de visitas no estabelecimento, fazer o convite pode ajudar a loja de móveis a ampliar a sua rede de contatos, melhorar a sua reputação na internet e até conseguir feedbacks positivos sobre atendimento e produtos.
Dica: por que não preparar um brinde para presentear os seguidores que responderem ao convite?
6- Mostre o antes e depois de ambientes decorados
Mostrar o antes e depois de ambientes decorados também é uma estratégia para atrair a atenção das pessoas na rede social. Além de aumentar a chance de gerar vários compartilhamentos.
Normalmente, as fotos mostrando o “antes e depois” impressionam tanto os seguidores, que eles tentam colocar em prática todos os resultados dentro do seu próprio projeto de decoração. Assim sendo, use o Reels da sua loja de móveis para mostrar projetos de clientes que já compraram produtos e inseriram as peças de forma criativa na decoração.
Dicas para produzir vídeos de qualidade no Reels
Em primeiro lugar, você precisa ter em mente que o Reels é um espaço para vídeos curtos, que podem ser feitos em até 30 segundos. Por isso, materiais muito complexos não são recomendados para divulgação nessa ferramenta.
A ideia do Reels é justamente ser algo dinâmico e interessante para quem estiver assistindo. Dessa forma, a pessoa vai ficar motivada a explorar mais o seu perfil.
Mas, como criar um conteúdo atrativo? Confira algumas dicas!
- Crie um storytelling: nada melhor para engajar alguém do que contando uma boa história. No Reels para negócios, os vídeos precisam combinar um enredo curto e interessante. Se desprenda de formalidades, opte sempre por mensagens reflexivas, engraçadas e afins.
- Use os filtros: além do acesso à biblioteca de música, o Reels dá liberdade de você utilizar uma infinidade de filtros iguais aos que são usados nos stories. Isso também contribui para tornar o vídeo atrativo.
- Adapte o que você faz ou vê no Tik Tok: mas não importe os vídeos do Tik Tok, com o logo do aplicativo chinês, para o Reels. Lembre-se, o Instagram criou o Reels para ser um concorrente do Tik Tok, então, procure criar conteúdos dentro da própria ferramenta, ao invés de importá-los de outros lugares.
Não há dúvidas de que o Reels para negócios se apresenta como uma incrível ferramenta de marketing. Ele pode ajudar uma loja de móveis a conquistar com rapidez seus objetivos, como:
- ter mais clientes
- elevar seu número de vendas
- melhorar seu engajamento
- e consolidar sua marca no ambiente digital.
Quer se inspirar em outros perfis que utilizam o Instagram e o próprio Reels para ampliar a rede de contatos e a presença digital? Então aproveite o momento para ler nosso artigo com os perfis de decoração no Instagram que você precisa conhecer!