Aprenda a realizar a análise SWOT em lojas de móveis e alavancar seu negócio

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

A diferença entre uma operação de varejo que se destaca e uma que produz resultados médios na maioria das vezes se resume a um fator: foco. Muitas lojas de móveis empregam os melhores profissionais, mas não conseguem sucesso por falta de foco. 

O time pode ter boas intenções, mas opera de forma ineficaz porque a falta de foco faz com que se distraia com o que é “urgente” em vez do que é realmente importante.  

Então, como saber no que focar em primeiro lugar? É possível obter uma imagem nítida de onde se quer ir? E onde aplicar recursos de forma eficiente para obter os resultados desejados?

Uma maneira comum de aprimorar o foco em uma loja de móveis é por meio de uma análise SWOT. E é sobre ela que falaremos neste post. Então aproveite a leitura!

O que é análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico, que pode ser usada para fazer uma análise da situação da empresa. A técnica foi criada na década de 60 em Stanford, nos Estados Unidos, e serve para avaliar:

  • Pontos Fortes (Strengths)
  • Fraquezas (Weaknesses)
  • Oportunidades (Opportunities)
  • Ameaças (Threats)

A estrutura de análise SWOT permite que a organização identifique os fatores estratégicos internos, como forças e fraquezas, e fatores estratégicos externos, como oportunidades e ameaças. Isso leva, então, a uma matriz 2X2 – também conhecida como matriz SWOT

Os pontos fortes e as fraquezas de uma empresa são fatores relacionados ao ambiente interno de uma organização. Por isso, estão sob o controle da gestão da loja e podem ser ajustados mais facilmente. É o caso, por exemplo, das questões relacionadas aos colaboradores, ou mesmo os preços praticados pela loja.

Já as oportunidades e ameaças dizem respeito ao ambiente externo, por isso mesmo estão fora do controle imediato do negócio. São as tendências de mercado, as estratégias utilizadas pelos concorrentes e qualquer outro fator que possa afetar a loja de maneira positiva ou negativa.

O objetivo principal da matriz SWOT é identificar as estratégias que uma organização pode utilizar para explorar oportunidades externas, combater ameaças, construir e proteger os pontos fortes e erradicar seus pontos fracos.

Importância da matriz SWOT para loja de móveis 

A análise SWOT auxilia na avaliação da posição da sua loja de móveis em um mercado competitivo, como também quais ações podem ser tomadas. Isso ajuda os tomadores de decisão a traçarem um roteiro futuro para o negócio.

Aqui estão alguns pontos-chave que a tornam especialmente útil para empresas:

  • A análise SWOT ajuda as organizações a obter visibilidade sobre seu status atual, permitindo-lhes compreender e medir o desempenho geral dos negócios;
  • Possibilita que uma empresa analise sua força, o que, por sua vez, pode ajudá-la a penetrar melhor no mercado para atender às metas de negócios;
  • Com ela, as organizações têm visibilidade de seus pontos fracos e áreas potenciais de melhoria. Essas informações ajudam os gestores a planejar e mitigar bloqueios futuros, garantindo o crescimento dos negócios a longo prazo;
  • Ao realizar a análise SWOT, sua loja de móveis pode criar um plano estratégico para atender aos objetivos desejados e se adaptar às mudanças nas condições do mercado;
  • Essa matriz propicia que as empresas entendam e identifiquem melhor os fatores internos e externos e seus impactos positivos e negativos nos negócios;
  • Seus insights permitem que a sua empresa seja mais proativa, ajudando-a a tomar as medidas adequadas em um mercado dinâmico.

Benefícios da realização da análise SWOT

A análise SWOT ajuda a posicionar a direção estratégica da empresa, já que a gestão fica ciente dos fatores internos e externos que afetam os negócios.  

Com maior consciência de negócios e adaptabilidade, sua loja estará preparada para mudanças e poderá reagir de acordo. 

Veja algumas vantagens:

1 Adaptabilidade

Com o ritmo de mudanças acelerado no ambiente de negócios, a dificuldade em prever os mais variados contextos que envolvem uma empresa pode mudar muitos parâmetros de análise em um negócio, como é o caso da análise SWOT.

A forma como a empresa pode prever o curso de suas ações, além do quanto sabe sobre sua situação, pode ser resumida usando alguns conceitos: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Estes conceitos formam a sigla Vuca (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity) e são usados para descrever o mundo em que vivemos, atualmente, de mudanças rápidas e com diversas incertezas.

Sua loja de móveis ganha uma vantagem por estar ciente de todas as possibilidades, facilitando a adaptação.

Segundo Peter Drucker, um dos antepassados ​​da gestão moderna, as organizações precisam estar constantemente atentas e preparadas para novas tendências que exigem transições rápidas.

Em um mundo Vuca, portanto, não basta ficar com o que já se sabe e como as coisas sempre foram feitas. Na verdade, o futuro exige que se desenvolvam novas ideias, estruturas e ferramentas para que a empresa se mantenha atualizada.

A análise SWOT pode ajudar sua loja a se adaptar, já que guia a gestão para: 

  • Tomar precauções caso surjam ameaças; 
  • Avançar rapidamente e aproveitar as oportunidades;
  • Sustentar e desenvolver forças internas; 
  • Trabalhar para melhorar os pontos fracos.

2 Realocação de recursos

A análise SWOT permite que sua loja aloque recursos de forma adequada e eficaz, tendo em vista que os gestores passam a conhecer as áreas que precisam ser trabalhadas.

Ela também ajuda a medir o desempenho geral nos negócios, pois as empresas começam a ter mais visibilidade de seus pontos fracos e áreas que precisam melhorar. Tais ações ajudam a minimizar erros futuros, garantindo o crescimento a longo prazo e tomadas de decisão mais objetivas.

3 Posicionamento competitivo

Outro ótimo uso da ferramenta SWOT é para analisar os concorrentes. O gestor pode ver novas lacunas no mercado, como investir no pós-venda para oferecer uma ótima experiência ao cliente. Isso vai posicionar sua loja de forma adequada, dando ao seu negócio uma vantagem competitiva. 

Além disso, ao usar a análise SWOT, sua loja pode manter seus pontos fortes, estando ciente de seu ambiente de negócios interno. Outro benefício é monitorar oportunidades externas e ficar longe dos riscos, identificando ameaças ao seu negócio. 

Passos para fazer a análise SWOT

Você pode utilizar uma análise SWOT de duas maneiras: para reunir as pessoas e dar o pontapé inicial na formulação da estratégia informalmente ou, ainda, como uma ferramenta mais sofisticada e formal.

Em qualquer caso, reúna uma equipe de variadas funções e níveis em sua loja. Use técnicas de brainstorm para construir uma lista de ideias sobre a posição atual de sua organização. Cada vez que você identificar uma força, fraqueza, oportunidade ou ameaça, coloque como no exemplo abaixo:

Forças

– Móveis com marca conhecidas e referência no mercado
– Localização da loja física
Fraquezas

– Pouca disponibilidade de mão de obra
– Mix de produto limitado
Oportunidades

– Aumento das vendas online
– Investir no pós-venda para medir a satisfação do cliente
Ameaças

– Abertura da loja Magazine Luiza na cidade

A análise SWOT ajuda os gestores a entenderem que lugar a loja ocupa no mercado para posicionar seus produtos ou serviços de forma eficaz. Com isso, ela atrai o público certo, ganha uma maior participação no mercado e aumenta seus lucros.

É importante ainda fornecer ao seu departamento de vendas e marketing as ferramentas certas para que eles possam aproveitar as informações e executar adequadamente uma estratégia eficaz.

Percebeu como a análise SWOT pode ajudar no seu negócio? Então aproveite e veja também como organizar o setor fiscal de sua loja de móveis baixando nosso e-book gratuito.

E-book - A importância de um sistema de gestão integrada para sua loja de móveis

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts