Elevar o ticket médio da loja de móveis é uma das estratégias mais importantes se o objetivo da empresa é acelerar o crescimento.
Para dar uma ideia, é por meio desse indicador que a loja pode avaliar a performance dos vendedores, descobrir quanto os clientes estão gastando e, com base nisso, planejar as vendas. Além disso, é possível identificar novas oportunidades de negócio.
Você e sua loja de móveis sabem como calcular o ticket médio?
Veja, neste post, como realizar o cálculo, qual é o ticket médio ideal para a sua loja de móveis e qual é o passo a passo para aumentar esse indicador de uma vez por todas.
Preparado? Então continue a leitura!
Mas antes, o que é e para que serve o ticket médio da loja de móveis?
O ticket médio é um indicador (KPI) utilizado para avaliar o comportamento de compra dos clientes. Representa a média de valor gasto nos pedidos, o que mostra se o consumidor está (ou não) satisfeito com a loja de móveis.
Quanto maior for o valor do ticket médio, melhor. Isso significa que os clientes estão gastando mais dentro da empresa, e que os investimentos estão realmente trazendo o retorno desejado.
Por outro lado, se o valor do ticket médio for baixo, isso significa que está na hora de a loja parar o que está fazendo para reavaliar as suas estratégias de venda e atendimento.
Ticket médio: como calcular?
O ticket médio pode ajudar no planejamento de vendas, melhorar a tomada de decisão e acelerar o crescimento dos negócios.
No entanto, para que a loja seja beneficiada dessa forma, é necessário que saiba como calcular a métrica corretamente. Também, fazer uma análise sobre o resultado.
A fórmula para descobrir o ticket médio é bastante simples:
Ticket médio = Faturamento total / Número de vendas do período
Digamos, então, que a sua loja de móveis teve um faturamento de R$ 500.000,00 no trimestre e que o número de vendas realizadas neste período foi de 281.
Ao aplicar esses valores na fórmula, chegamos ao ticket médio de R$ 1.779,36.
Agora, o que esse número significa para a sua loja?
Que cada venda realizada na empresa gerou uma média de R$ 1.779,36.
Claro que o ticket médio não é uma métrica fixa, por isso é importante levar esse fato em consideração na hora de analisar o resultado.
Isso porque, ao longo do ano, existem períodos sazonais em que uma empresa pode atrair e vender mais, como é o caso do Natal, fim de ano e Black Friday.
Assim sendo, para elaborar uma estratégia realmente eficaz e aumentar o ticket médio da loja de móveis, é necessário entender o que motivou o cliente a realizar a compra. Se foi um comportamento isolado ou não.
Qual o ticket médio ideal para a loja de móveis?
Para descobrir qual é o ticket médio ideal para a loja de móveis é preciso, antes de tudo, verificar qual a meta de faturamento da empresa.
Por exemplo, se a meta da sua loja de móveis for de R$ 600.000,00 e a capacidade produtiva e de vendas for de 400 ao ano, o mínimo de ticket médio que a sua empresa precisa atingir é R$ 1.500,00.
Vamos utilizar como exemplo o tópico anterior (onde o ticket médio é R$ 1.779,36) e usá-lo como base nesse raciocínio. Podemos concluir, portanto, que a sua loja não só conseguiu atingir a meta de faturamento como aumentou a receita esperada por cliente.
4 dicas para aumentar o ticket médio da loja
Agora que já explicamos o que é ticket médio, como calcular e qual o ticket ideal para a loja de móveis, vamos mostrar 4 dicas práticas para a sua empresa aumentar essa métrica de uma vez por todas. Confira!
1- Trabalhe com descontos progressivos
Oferecer descontos progressivos é uma excelente forma da sua empresa aumentar o ticket médio. Isso porque, ao perceber que pode economizar, o cliente tende a se sentir motivado em aumentar o volume de itens em uma compra.
2- Ofereça frete ou montagem grátis
Pode não parecer, mas o frete grátis ou a montagem dos móveis sem custo tende a ser um fator determinante para um cliente fechar um negócio.
Se a sua empresa não pode deixar de cobrar pelo serviço, que tal colocar um mínimo de valor de compra para oferecer essa opção? Assim a empresa consegue cobrir as despesas com o transporte.
3- Não esqueça do pós-vendas
O pós-vendas é tão importante quanto o atendimento e precisa ser levado em consideração caso a loja queira aumentar o ticket médio. Isso porque impede que a empresa caia no esquecimento e perca o seu espaço para as concorrentes.
4- Crie um cartão fidelidade
Outra dica interessante para aumentar o ticket médio envolve fidelizar clientes por meio de programas de fidelidade. Ao saber que pode ser beneficiado após adquirir uma quantidade específica de produtos, o consumidor tende a realizar mais compras em um menor período de tempo.
Viu só como aumentar o ticket médio para a sua loja de móveis pode ser simples?
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