Montagem de móveis: como garantir um bom pós-venda?

Toda loja de móveis procura ter um bom volume de vendas para os seus produtos. Afinal, é com a revenda de suas mercadorias que o negócio pode se manter relevante no mercado e crescer cada vez mais. Entretanto, é fundamental que exista uma preocupação com o pós-venda na montagem de móveis.

Essa tarefa pode ser um grande desafio, mas, com a adoção das estratégias corretas, esse processo torna-se muito mais simples. É exatamente isso que você vai descobrir ao longo do artigo. Confira a leitura do post a seguir!

Por que a montagem de móveis é importante no processo de compra?

Essa pergunta é importantíssima e orienta toda a abordagem deste material. Pois bem, uma loja de móveis apresenta algumas particularidades, em comparação com outras empresas. Em primeiro lugar, o processo de compra do cliente é baseado na análise de diversos fatores.

A qualidade dos produtos é um item muito relevante e de grande importância. Além disso, há uma análise das condições de compra, ou seja, de parcelamentos e formas de recebimentos. Soma-se a isso um fator crucial e que é presente exclusivamente nesse tipo de comércio: a montagem de móveis.

Quando um cliente resolve comprar um guarda-roupas, por exemplo, ele também adquire o serviço de montagem de móveis. Nesse caso, um instalador é direcionado para a residência do cliente e executa todo o processo de montagem.

Esse profissional tem um papel relevante para garantir todo o sucesso da jornada de compra. Afinal, ele que garante o fato de o móvel atender a todas as expectativas criadas anteriormente na loja de móveis.

É exatamente esse fator o grande divisor de águas no pós-venda de uma loja desse segmento. A montagem é o ponto-chave para a garantia do sucesso de todo o processo realizado e que faz com que esse mesmo cliente retorne futuramente para novas compras. O conceito de recorrência é um exemplo de como pode ser aplicado na venda de móveis.

Um comprador que já adquiriu algum produto na loja tem uma possibilidade muito maior de realizar novas compras. Isso é vital para o crescimento da empresa e para o aumento da receita com as comercializações. Existe uma máxima no mercado de que a venda para quem já é cliente é muito mais fácil do que a prospecção de novos compradores. Pense nisso!

Qual a importância de um bom pós-venda?

É fundamental entender que um pós-venda de qualidade traz a melhoria para diversos indicadores operacionais. Veja quais os principais nos tópicos logo abaixo!

Fidelização do cliente

Um cliente fiel é um dos principais ativos que qualquer empresa pode ter. Em uma loja de móveis, não é diferente. Seu comércio pode gerar novas vendas para uma mesma base de compradores. Isso é uma excelente estratégia para melhorar as receitas, mantendo um custo de aquisição de clientes baixo.

Vantagem competitiva

No livro A Estratégia do Oceano Azul, o autor demonstra como pode ser muito mais fácil crescer e se diferenciar em um mercado virgem\inexplorado. Ou seja, um oceano azul. Nesse nicho, a inovação conta com um grande diferencial competitivo para quem pretende crescer e vender cada vez mais. Já em um mar vermelho, o pequeno empresário tem pouca chance de conseguir se manter, pois existem concorrentes já estabelecidos e muito fortes.

Isso pode ser facilmente correlacionado com o que foi dito sobre um bom pós-vendas nas lojas de móveis. Adotar essa estratégia de excelência na montagem faz com que exista um grande diferencial para a sua empresa. Seus clientes gostam do serviço oferecido, recomendam seu negócio e ainda retornam mais vezes para comprar.

Todos esses argumentos, por si só, já são suficientes para reforçar o quanto o pós-venda é um fato fundamental para uma loja de móveis. Então, é preciso ter muito foco para executar, avaliar e implementar o serviço da melhor forma. Apostar em treinamentos constantes dos seus colaboradores é uma dica muito válida!

Marketing positivo

Você sabe o que é marketing positivo? Apesar de muitos empreendedores não conhecerem esse termo, ele é frequente no seu dia a dia. Esse termo nada mais é do que a adoção de estratégias proativas de validação e recomendação do seu negócio. A indicação de um serviço ou produto para familiares ou amigos é um exemplo da adoção dessa técnica. A mensagem que uma empresa cria e transmite para o cliente é a responsável por gerar toda a imagem e a reputação no mercado.

Como oferecer um bom pós-venda aos clientes?

Agora que você já conferiu todos os benefícios de um pós-venda de qualidade, vamos listar estratégias práticas para você operacionalizar. Continue a leitura!

Treinar a equipe de montadores

Uma equipe de montadores qualificada é o ponto inicial para o sucesso de todo o processo. É preciso que eles saibam exatamente as melhores práticas de montagem e conheçam a fundo as características de cada um dos produtos revendidos.

Utilizar um software para gerenciar o pós-venda

Softwares ERP são programas imprescindíveis para gerenciar todo o pós-venda, com profissionalismo e acurácia. O FoccoLOJAS é a melhor ferramenta para quem pretende ter um programa específico para o setor moveleiro.

Isso decorre do fato de que o sistema tem um checklist de pré e pós-montagem. O que facilita o gerenciamento do processo, evitando deixar lacunas operacionais. Além disso, há um ponto de vital importância em qualquer pós-venda: a avaliação do cliente.

Com o FoccoLOJAS, essa visão do cliente pode ser analisada, já que há o envio de uma pesquisa de satisfação. Todo o software pode ser customizado de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

Os layouts são parametrizados e permitem que as atividades do montador possam ser acompanhadas de perto. Isso inclui, até mesmo, o envio de fotos dos produtos montados e a criação de lembretes referentes ao prazo de entrega.

Tudo isso deve ser feito em conjunto para que haja o sucesso por completo da estratégia. Ter clientes satisfeitos é uma das melhores coisas que podem ocorrer na carreira de um empresário e gestor.

A montagem de móveis é uma tarefa que não pode ficar de fora do radar de uma loja de móveis. Tenha sucesso na execução dessa tarefa. Entre em contato com a nossa equipe de consultores, vamos encontrar a melhor solução para o seu negócio. Boas vendas!

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