Gerenciar uma loja de móveis não é uma tarefa simples. Para que o negócio prospere e cresça é preciso superar a concorrência, atraindo sempre novos clientes e mantendo o nível de satisfação dos atuais.
E chegar neste resultado pede que o empreendedor acompanhe de perto diversos fatores como as finanças, equipe de vendas, marketing, estoque, fornecedores, a jornada de compra dos consumidores, entre outros.
Diante de tantos afazeres, a gestão surge como uma peça-chave para garantir que a sua loja de móveis obtenha resultados melhores, com mais agilidade e de forma mais eficaz.
Quer saber como melhorar seu gerenciamento?
Então, acompanhe o artigo para conferir dicas de como melhorar a sua gerência e entender a importância de sempre aprimorar seus processos administrativos.
A importância da melhoria constante ao gerenciar uma loja de móveis
Para entender por que você deve manter a gestão da loja de móveis sempre atualizada, é preciso primeiro observar as mudanças que ocorreram no mercado nos últimos anos.
Vimos o e-commerce surgir e se fortalecer devido à pandemia gerada pelo coronavírus e os hábitos de consumo mudaram. O cliente passou a comprar mais pela internet, mudando a jornada de compra e tornando-se o centro das estratégias de marketing e vendas.
Além disso, o mercado on-line, apesar de potencializar o alcance dos negócios, também trouxe mais competitividade.
Portanto, podemos afirmar que o necessário para gerenciar uma loja de móveis atualmente é bem diferente do que era essencial há cinco anos.
Mesmo em épocas em que a sociedade não é impactada por um grande acontecimento como foi a Covid-19, o mercado do varejo não para de crescer. Para acompanhar essa evolução, as mudanças em relação ao comportamento do consumidor, e não perder a relevância diante do mercado, é fundamental implementar melhorias na gestão de forma contínua.
Quem não se adapta às transformações tem como consequência a insatisfação de clientes, baixa nas vendas e processos internos mais lentos, ineficientes e mais custosos.
Como garantir sucesso ao gerenciar uma loja de móveis?
Acompanhar o relatório de vendas é extremamente importante. Mas, além disso, existem outros aspectos que precisam de atenção para garantir o sucesso na gestão da loja de móveis. Confira quais são a seguir:
1- Controle os cronogramas
Os cronogramas dos projetos existem por uma razão: garantir que sejam executados nas datas previstas, passando por todas as etapas estipuladas, sem pular nenhuma.
Quando esse planejamento sofre atrasos – pior ainda se isso ocorre de forma frequente -, além da possibilidade de ocorrerem erros que coloquem em risco a qualidade do móvel, ainda há a chance de gerar insatisfação nos clientes.
Isso sem contar os custos que aumentam drasticamente.
Portanto, ao gerenciar uma loja de móveis, é imprescindível que o gestor acompanhe o status de cada projeto em andamento, solicitando feedbacks diários dos envolvidos.
2- Faça o gerenciamento de custos
Por menores que sejam as suas despesas em determinados setores da sua loja de móveis, quando acumuladas, algo que passaria despercebido se torna um valor significativo. E esse montante poderia ser usado em outras frentes do negócio, com o objetivo de aumentar as vendas.
Portanto, o ideal é criar uma cultura de controle de custos que envolva todos os colaboradores. Afinal, eles conseguirão indicar, com mais propriedade, onde os custos estão mais altos do que deveriam.
Outro ponto importante da contenção de despesas é que essa análise de gastos deve ser feita periodicamente, para assim conseguir visualizar se alguma área está tendo aumento nas contas de forma contínua.
Dessa forma, é possível investigar as causas e buscar alternativas para impedir que isso se torne um grande problema no orçamento da loja.
Esse controle maior também permite que o gestor visualize as finanças de forma estratégica e atue de forma a torná-las mais sustentáveis e rentáveis.
3- Monitore o fluxo de caixa
Na gestão de uma loja de móveis, negociar com os fornecedores é essencial para garantir preços melhores e aumentar o lucro sobre as peças.
Para fazer isso de uma forma mais eficaz, entender os prazos médios de recebimento e pagamento da loja por meio de uma projeção de fluxo de caixa é fundamental.
Afinal, tendo mais consciência do valor disponível em cada período, é possível planejar tudo de forma mais sólida e evitar o pagamento de juros, e criação de dívidas, que podem acabar com a saúde financeira do negócio.
Portanto, monitore todos os registros que forem feitos no seu caixa, se possível de forma diária ou semanal, para que você ganhe um poder maior de negociação com seus fornecedores.
4- Tenha uma boa gestão de estoque
Uma falha comum na gestão de uma loja de móveis é não controlar bem o estoque. Um erro que acaba impedindo a identificação dos itens disponíveis (quantidades e necessidade de reposição).
Dessa forma, o negócio pode sofrer com a falta de produtos, perdendo vendas e aumentando a insatisfação dos clientes. Ou, ainda, sofrendo com o excesso de mercadorias, que podem ficar paradas no estoque por falta de demanda, gerando custos de armazenamento e sofrendo depreciação.
Portanto, o inventário deve ser atualizado frequentemente para evitar essas situações que podem causar prejuízos financeiros e de imagem perante o consumidor.
5- Invista em um software de gestão
Um software de gestão de loja, também conhecido como ERP, é uma alternativa necessária quando o assunto é otimizar e atualizar o gerenciamento de uma loja de móveis.
Isso porque a utilização dessa ferramenta integra todos os departamentos do negócio. Dessa forma, se torna possível visualizar com clareza todas as informações fundamentais sobre finanças, atendimento ao cliente, equipe de venda e status dos projetos.
Além disso, o sistema também dá a possibilidade de criar um planejamento mais estratégico dos processos, identificando gargalos e fornecendo dados para uma tomada de decisão mais ágil e assertiva.
Ao ter os processos mais organizados e eficientes, é possível garantir que a receita da loja seja melhor aproveitada.
Assim, contar com sistema permite a previsibilidade na margem dos pedidos, bem como um alinhamento e controle mais efetivo da equipe comercial e de compras.
Mas, para usufruir de todas essas vantagens, é preciso contar com uma solução completa e que compreenda as necessidades de um negócio moveleiro.
Nesse sentido, o FoccoLOJAS oferece uma solução de gestão completa e integrada para todos os processos das lojas de móveis, desde gestão financeira até a fidelização de clientes.
Nosso sistema proporciona o suporte essencial para você conseguir garantir a melhor experiência ao seu consumidor, automatizar processos-chave, gerar indicadores e vender de qualquer lugar.
Aprimore a gestão da sua loja de móveis, conheça o FoccoLOJAS!