Toda loja de móveis procura ter um bom volume de vendas para os seus produtos. Afinal, é com a revenda de suas mercadorias que o negócio pode se manter relevante no mercado e crescer cada vez mais. Entretanto, é fundamental que exista uma preocupação com o pós-venda na montagem de móveis.
Essa tarefa pode ser um grande desafio, mas, com a adoção das estratégias corretas, esse processo torna-se muito mais simples. É exatamente isso que você vai descobrir ao longo do artigo. Confira a leitura do post a seguir!
Por que a montagem de móveis é importante no processo de compra?
Essa pergunta é importantíssima e orienta toda a abordagem deste material. Pois bem, uma loja de móveis apresenta algumas particularidades, em comparação com outras empresas. Em primeiro lugar, o processo de compra do cliente é baseado na análise de diversos fatores.
A qualidade dos produtos é um item muito relevante e de grande importância. Além disso, há uma análise das condições de compra, ou seja, de parcelamentos e formas de recebimentos. Soma-se a isso um fator crucial e que é presente exclusivamente nesse tipo de comércio: a montagem de móveis.
Quando um cliente resolve comprar um guarda-roupas, por exemplo, ele também adquire o serviço de montagem de móveis. Nesse caso, um instalador é direcionado para a residência do cliente e executa todo o processo de montagem.
Esse profissional tem um papel crucial para garantir todo o sucesso da jornada de compra. Afinal, ele garante o fato de o móvel atender a todas as expectativas criadas anteriormente na loja de móveis.
É exatamente esse fator o grande divisor de águas no pós-venda de uma loja desse segmento.
A montagem é o ponto-chave para a garantia do sucesso de todo o processo realizado e que faz com que esse mesmo cliente retorne futuramente para novas compras. O conceito de recorrência é um exemplo que pode ser aplicado na venda de móveis.
Um comprador que já adquiriu algum produto na loja tem uma possibilidade muito maior de realizar novas compras. Isso é vital para o crescimento da empresa e para o aumento da receita com as comercializações. Existe uma máxima no mercado de que a venda para quem já é cliente é muito mais fácil do que a prospecção de novos compradores. Pense nisso!
Qual é a importância de um bom pós-venda?
É fundamental entender que um pós-venda de qualidade traz a melhoria para diversos indicadores operacionais. Veja quais são os principais nos tópicos logo abaixo!
Fidelização do cliente
Um cliente fiel é um dos principais ativos que qualquer empresa pode ter. Em uma loja de móveis, não é diferente.
Seu comércio pode gerar novas vendas para uma mesma base de compradores. Isso é uma excelente estratégia para melhorar as receitas, mantendo um custo de aquisição de clientes baixo.
Vantagem competitiva
No livro A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, os autores demonstram como pode ser muito mais fácil crescer e se diferenciar em um mercado virgem/inexplorado. Ou seja, um oceano azul. Nesse nicho, a inovação conta com um grande diferencial competitivo para quem pretende crescer e vender cada vez mais. Já em um mar vermelho, o pequeno empresário tem pouca chance de conseguir se manter, pois existem concorrentes já estabelecidos e muito fortes.
Isso pode ser facilmente correlacionado com o que foi dito sobre um bom pós-vendas. Adotar essa estratégia de excelência na montagem de móveis faz com que sua empresa crie um grande diferencial. Seus clientes gostam do serviço oferecido, recomendam seu negócio e ainda retornam mais vezes para comprar.
Todos esses argumentos, por si só, já são suficientes para reforçar o quanto o pós-venda é um fato fundamental para uma loja de móveis. Então, é preciso ter muito foco para executar, avaliar e implementar o serviço da melhor forma. Apostar em treinamentos constantes dos seus colaboradores é uma dica muito válida!
Marketing positivo
Você sabe o que é marketing positivo? Apesar de muitos empreendedores não conhecerem esse termo, ele é frequente no seu dia a dia.
Esse termo nada mais é do que a adoção de estratégias proativas de validação e recomendação do seu negócio. A indicação de um serviço ou produto para familiares ou amigos é um exemplo da adoção dessa técnica.
Lembre-se: a mensagem que uma empresa cria e transmite para o cliente é a responsável por gerar toda a imagem e a reputação no mercado.
Como oferecer um bom pós-venda aos clientes?
Agora que você já conferiu todos os benefícios de um pós-venda de qualidade, vamos listar estratégias práticas que vão ajudar você a vender mais móveis. Continue a leitura!
Treinar a equipe de montagem dos móveis
Como mostramos acima, a montagem é ponto-chave para a manter uma boa experiência do cliente. Para isso, é fundamental contar com uma equipe qualificada de montadores, que saiba exatamente as melhores práticas de montagem e conheça a fundo as características de cada um dos produtos revendidos.
Além disso, é importante que no processo de montagem dos móveis, sejam aplicadas as melhores práticas de organização, limpeza e cuidados com o ambiente onde os móveis são montados
Pedir feedback dos clientes
Após a entrega dos móveis, é importante entender como o seu cliente se sentiu. Além de fazer parte de uma boa experiência do consumidor, o feedback também é importante para que a sua empresa entenda melhor os pontos fortes e os possíveis erros cometidos no processo.
Dessa forma, é possível pensar em melhorias estratégicas e possibilitar um melhor atendimento em todas as etapas da compra, o que faz com que o seu cliente retorne sempre ao local e ainda promova seu empreendimento para terceiros.
Apostar em melhorias na montagem de móveis
Como adiantamos anteriormente, o feedback dos clientes pode ajudar a empresa a implementar melhorias, entretanto, esse passo também pode ser dado por conta própria.
Para isso, é importante entender o público-alvo da loja. Por exemplo, lojas de móveis com foco em bebês e crianças precisam ter produtos e estratégias de marketing que atraiam a atenção da futura mãe ou ainda estimulem a curiosidade da criança.
A partir disso, é possível pensar na qualidade dos materiais envolvidos na fabricação dos móveis, promovendo alta capacidade de segurança, entre outros atributos. Essas melhorias reforçam a confiança do cliente e fazem com que a loja se mantenha competitiva.
Ter uma rápida resolução de problemas
Na era da experiência do cliente, é importante contar com uma rápida resolução de problemas. Sendo assim, caso o produto apresente algum defeito de fábrica após a entrega, a loja precisa ter a capacidade de resolver a questão sem que isso prejudique o cliente.
Para isso, é importante que a sua equipe seja composta por excelentes profissionais e técnicos, evitando assim uma má impressão dos negócios e a decepção por parte do consumidor.
Manter o relacionamento com o cliente
Após a venda, é importante que você mantenha o cliente interessado nas novidades da loja. Sendo assim, o ideal é sempre estar mandando e-mails promocionais, entrando em contato pelas redes e oferecendo até mesmo descontos para uma segunda compra.
Dessa forma, o consumidor vai pensar duas vezes antes de procurar uma outra loja de móveis para adquirir um item que esteja precisando.
Dica: manter uma comunicação via redes sociais pode ser uma boa opção.
Monitorar o comportamento de compras do consumidor
Nem sempre o seu consumidor terá o mesmo padrão de consumo ou necessidades primordiais. Além disso, ele pode mudar seus mecanismos de busca e estar presente em outras redes sociais.
Sendo assim, para realizar um excelente pós-venda, é importante estar sempre analisando o comportamento do consumidor que faz parte do seu público-alvo. Esse estudo é primordial para saber como se comunicar, criar um ambiente de proximidade e preservar sua loja como prioridade do cliente.
Utilizar um software para gerenciar o negócio
Softwares ERP são programas imprescindíveis para gerenciar todo o processo de venda com profissionalismo e acurácia. O FoccoLOJAS é a melhor ferramenta para quem pretende ter um programa específico para o setor moveleiro.
Isso decorre do fato de o sistema ter um checklist de pré e pós-montagem, que facilita o gerenciamento do processo de pós-venda, evitando deixar lacunas operacionais. Além disso, há um ponto de vital importância em qualquer pós-venda: a avaliação do cliente.
Com o FoccoLOJAS, essa visão do cliente pode ser analisada, já que há o envio de uma pesquisa de satisfação. Todo o software pode ser customizado de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.
Os layouts são parametrizados e permitem que as atividades do montador possam ser acompanhadas de perto. Isso inclui, até mesmo, o envio de fotos dos produtos montados e a criação de lembretes referentes ao prazo de entrega.
Voltando ao processo de montagem dos móveis, é fundamental garantir que todos os itens necessários estejam disponíveis para o time de montagem fazer seu trabalho. E nesse ponto, a tecnologia também pode ajudar.
Com a solução Confere Fácil, possíveis itens faltando podem ser identificados já no recebimento da mercadoria. Assim você tem tempo hábil para solucionar problemas com extravios, por exemplo, sem impactar o prazo de entrega para o consumidor final.
E então, gostou das dicas? Aproveite e entre em contato conosco para saber mais sobre o Confere Fácil e outros ganhos que FoccoLOJAS pode trazer para seu negócio.