Como aumentar as vendas da sua loja de móveis planejados

Segundo dados da Abimóvel, Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, o setor moveleiro registrou uma alta de 25,1% na produção e vendas de móveis entre novembro e dezembro de 2021. A produção foi de 36,4 milhões de peças, enquanto as vendas alcançaram o montante de R$ 9,7 bilhões. 

Com a retomada da economia, a expectativa é de que os números de produção e venda continuem crescendo em 2022. Mostrando, assim, que a loja de móveis planejados precisa aproveitar essa oportunidade para expandir negócios e vender mais.

É verdade que, para aumentar as vendas, é necessário ter bons vendedores. Além disso, para ter bons resultados, é preciso entregar condições de pagamento e preço mais atrativos. 

Porém, existem outras dicas que precisam ser levadas em consideração caso o objetivo seja aumentar as vendas da loja de móveis. 

Quer saber quais são essas dicas e como elas podem ajudar sua loja a vender mais? Então continue neste post!

Como aumentar as vendas da loja de móveis

Veja abaixo algumas ações que devem ser tomadas para alcançar o sucesso em sua loja:

1- Capacite seu vendedor para oferecer soluções

Um dos erros mais comuns praticados por vendedores do setor é a venda apenas de produtos e não de soluções. 

Como existe um procedimento prévio e customizável para a elaboração do projeto, muitos vendedores focam em oferecer qualidade e acabamento. Porém, não se preocupam em entender quais são as necessidades do cliente.

Seu cliente não pretende sair da sua loja um expert em tipos de MDF ou formas de acabamento. O que ele precisa é saber se é possível inserir uma adega em sua cozinha, já que é um apaixonado por vinhos, por exemplo.

Para ampliar as vendas, seus vendedores devem ser orientados e treinados para ouvir o cliente e oferecer soluções, antes de sair mostrando o showroom e todos os produtos que vocês tem na loja.

Veja também: 4 dicas para se destacar no mercado de lojas de móveis

como aumentar as vendas

2- Feche parcerias com outros profissionais do setor

Quando o lojista é responsável por desenvolver o projeto, o valor agregado é maior e, consequentemente, as chances de fechar uma boa venda também são maiores.

Porém, não considere o mercado dos arquitetos como um concorrente, mas sim como um aliado. Que tal realizar eventos chamando arquitetos da sua região para consolidar parcerias?

Mostrar como contar com móveis planejados em um projeto de arquitetura pode ser um benefício para o profissional e para a sua loja. Isso pode ser um jeito de trazer mais clientes e vendas para o seu negócio.

3- Avalie seu showroom

O showroom é o cartão de visitas da sua loja, por isso deve ser muito bem planejado e exposto. Avalie sempre se o ambiente é aconchegante e se o cliente se sente à vontade nele. 

Invista em um espaço para crianças, por exemplo. Vale também oferecer um café como forma de cortesia e boas-vindas.

A otimização desse espaço é fundamental. Se você não sabe como aumentar as vendas, talvez essa seja a solução. Um showroom muito confuso ou abarrotado geralmente leva os clientes a não olharem nem metade dos seus produtos.

Possuir uma estrutura mais simples e navegável é mais eficiente tanto do ponto de vista prático quanto do estético. Planeje esse espaço de modo a inspirar o seu cliente, mostrando como os seus móveis planejados podem fazer toda a diferença na casa dele.

Por fim, para agregar ainda mais valor, você pode buscar a ajuda de alguns dos arquitetos com os quais já possui parceria. Um ambiente assinado por um arquiteto respeitado pode ser uma boa forma de passar credibilidade para os clientes. Além de já guiá-los para o que eles desejam comprar.

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4- Avalie as referências do cliente

Em geral, os clientes já entram em sua loja com referências da concorrência. Por isso, seus vendedores precisam conhecer quem são seus concorrentes para saber vender seu diferencial e assim conquistar mais clientes.

Muito além de produtos, seus vendedores devem ser capacitados para mostrar qual é o diferencial, tendo como parâmetro o que outros empreendimentos desse nicho estão oferecendo.

Por exemplo, se a qualidade principal dos seus produtos é a durabilidade, todo vendedor deve saber a hora de mencioná-la aos clientes. Geralmente, será quando receberem questionamentos quanto ao valor dos móveis.

Vale lembrar que saber ouvir o cliente é imprescindível, pois você pode usar esse conteúdo de maneira estratégica para conquistá-lo e fechar a venda!

5- Venda exclusividade

Boa parte dos clientes que buscam uma loja de planejados o fazem com base na praticidade e no preço. Porém, isso não significa que eles não queiram exclusividade, ou seja, desejam soluções adequadas às suas necessidades.

Tenha um bom briefing para apresentar o projeto e faça com que o cliente se sinta exclusivo durante o atendimento.

Não há como aumentar as vendas oferecendo o mesmo que os concorrentes. O ramo de móveis planejados lida diretamente com as necessidades particulares de cada comprador.

Sua loja precisa atender a essa demanda na medida do possível, pois é ela que diferencia seu negócio das lojas de móveis comuns.

Não é necessário criar um novo conceito artístico para oferecer exclusividade. Em muitos aspectos, nem é necessário desenvolver algo muito inovador. Um bom exemplo são os móveis com partes opcionais.

Deixe seu cliente escolher cores, modelos de gavetas, formato de puxadores, desenhos e texturas de superfícies, entre outros. Tudo que você precisa fazer é orientá-lo. A combinação desses elementos é bem mais barata e pode facilitar muito a satisfação do cliente.

6- Faça a classificação dos seus clientes

Você certamente já notou que alguns visitantes são melhores para aumentar as vendas do que outros. Estes se tornam clientes com maior facilidade e/ou retornam com mais frequência. Naturalmente, é neles que você deve focar a maior parte dos seus investimentos, já que são os que têm maior possibilidade de retorno rápido.

Para fazer essa qualificação, você precisa entender o potencial de compra do seu cliente, o que você pode conseguir já no primeiro contato.

Se os seus vendedores estão bem treinados, vão saber reconhecer os perfis com maior chance de compra e como lidar com cada um deles.

7- Transmita entusiasmo com o projeto

Tanto para o designer quanto para o vendedor, é importante exercitar as habilidades de comunicação e o carisma pessoal. Se o atendente não demonstra estar engajado no desenvolvimento do projeto e em satisfazer o cliente, é provável que a maioria deles simplesmente desista da compra.

Enquanto falar dos móveis, projetos e dos planos, lembre-se de transparecer seu engajamento. Não tenha pressa em falar, dê a eles o tempo necessário para comunicar o que desejam e depois responda. E sempre ofereça algo relevante para contribuir com o sonho do seu cliente.

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8- Tome cuidado para fechar o negócio

Da mesma forma que alguns vendedores podem se precipitar na hora de elaborar o projeto, alguns também podem não dar ao cliente o tempo necessário para avaliar uma proposta de fechamento. No pior dos casos, isso pode colocar a perder todo o trabalho já realizado. Paciência e sensibilidade são a chave aqui.

Primeiro, pergunte ao cliente como ele deseja arcar com os custos. Se prefere parcelar, pagar à vista ou se quer ouvir as propostas. É provável que ele pergunte por tudo antes de escolher, então, espere esse momento para fazer a listagem.

Depois, dê um tempo para que o cliente avalie as opções e, se for necessário, ofereça algumas alternativas. Estar preparado para os pedidos de desconto também é um passo importante.

9- Venda pelas redes sociais

Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, empresa global de informação, dados e medição, no primeiro semestre de 2021, as vendas do e-commerce atingiram a marca de R$ 53,4 bilhões no Brasil. 

Quando comparado ao mesmo período de 2020, isso representa um crescimento de 31% nas vendas totais.

Outro relatório, desta vez publicado pela Forrester, empresa norte-americana de pesquisa de mercado, aponta que mais pessoas estão usando as redes sociais para fechar uma compra. Reforçando, assim, que as redes  estão se tornando canais de vendas  promissores para o modelo de negócio B2C (Business-to-consumer). 

Para a loja de móveis planejados, esses dados significam uma coisa: que mais do que nunca é preciso aproveitar o movimento na internet para vender mais projetos. 

Os grandes diferenciais das redes é que esses canais facilitam muito a realização de pesquisas e estreitam as relações entre a empresa e o consumidor. 

Então, usar canais como Instagram, Facebook e até mesmo o Twitter pode ser interessante para apresentar catálogos, entregar ofertas e garantir descontos.  

Ainda existem muitos clientes que preferem se dirigir até a loja física para analisar os produtos pessoalmente. No entanto, fechar os olhos para o social e-commerce (ou seja, o uso de redes sociais para comercializar produtos e serviços) pode ser devastador para as empresas que querem se manter competitivas. Inclusive as lojas de móveis planejados. 

10- Aproveitar as datas comemorativas

Outra dica que também pode ser interessante para a loja de móveis planejados aumentar as vendas é aproveitar as datas comemorativas para entregar promoções e condições de preços mais atrativos.

Próximo às datas sazonais, o consumidor tende a antecipar presentes e sair às compras. E a empresa pode aproveitar esse comportamento para vender mais e garantir maior retorno.

Datas comemorativas para estar de olho e aumentar as vendas 

Durante o ano ocorre uma série de comemorações que podem ser favoráveis para a loja de móveis planejados vender mais projetos. Justamente por isso, preparamos uma lista citando as principais datas para a sua empresa ficar de olho. Confira!

Dia dos namorados

No dia dos namorados, as pessoas buscam presentear o(a) companheiro(a) como forma de demonstrar seu afeto. 

Assim sendo, nessa data em especial, a loja de móveis planejados pode divulgar promoções relacionadas à reforma de ambientes, melhora na decoração e até modernização de espaços voltados à identidade do namorado ou namorada. 

Se o casal morar junto, melhor. A empresa pode fazer publicações ou divulgar ideias para despertar o interesse dos dois em renovar a casa ou o apartamento. 

Dia dos Pais

Os papais também gostam de ser presenteados, então a loja de móveis pode usar dessa data para entregar projetos ligados aos interesses dos homens.

Que pai não gostaria de receber uma bancada moderna para armazenar os seus troféus ou ferramentas? Ou, entrar em um closet ou garagem personalizada?

Os projetos podem sair do tradicional, e a loja pode fazer essa abordagem para entregar projetos que realmente acompanham as preferências de cada pai. 

Dia das Mães 

Assim como no Dia dos Pais, o Dia das Mães também é uma data comemorativa para ficar de olho. 

Muitas mulheres gostam de acompanhar tendências e novidades sobre decoração. Assim, a loja de móveis pode incentivar os filhos a presentear as suas mães com projetos voltados a designs mais modernos e minimalistas.

Natal e Final de Ano

As festas de final de ano costumam despertar o interesse das pessoas em renovar espaços e se livrar de coisas antigas.

Logo, a loja de móveis também pode usar desses períodos sazonais para estimular os compradores a abraçarem o novo, e modernizarem toda a casa para receber o ano que está por vir.

Que tal fazer um combo de 5 ambientes? Ou lançar um preço promocional para todos os móveis brancos? Essas são estratégias que podem atrair a atenção do público e despertar o desejo de compra. 

Agora que você já sabe todas as dicas para aumentar as vendas na sua loja de móveis, prepare seus vendedores, invista em marketing e aposte nas redes sociais para captar mais clientes e divulgar ofertas. Os resultados são sempre consequência do seu esforço e dedicação!S

e você gostou dessas dicas, baixe agora o nosso calendário diagramado sobre as datas comemorativas de 2022 para preparar a sua loja de móveis para atender o público e vender durante todo o ano!

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